Resenha de Surpreendente! – Maurício Gomyde

img_1622

Aos 12 anos, Pedro foi diagnosticado com uma doença degenerativa que, com o tempo, o condenaria à cegueira. No entanto, sete anos depois, a condição se estabilizou, deixando-o com pouco mais de 70% da visão central. Com as esperanças renovadas, Pedro decidiu fazer faculdade de Audiovisual e, assim, extravasar a paixão pelo cinema.

Aos 25 anos e recém-formado, ele está obcecado em ganhar o Cacau de Ouro e, para isso, precisa filmar um roteiro digno do grande prêmio do cinema nacional. Mas, exatamente quando Pedro deveria se dedicar ao máximo ao projeto, sua vida sofre reviravoltas inimagináveis e ele decide mergulhar em uma viagem ao lado dos melhores amigos para descobrir respostas que podem mudar sua vida.

Eu não tenho nenhum problema com histórias de pessoas que superam doenças ou que as enfrentam de maneira inspiradora – pelo contrário, adoro! No entanto, admito que é fácil cair em lugares comuns e transformar a trama em algo pedante, irreal e cansativo. E é exatamente o que acontece em Surpreendente!. Quando começamos a ler o livro, conhecemos um Pedro super autoconfiante, ousado e corajoso. Depois de alguns acontecimentos, o personagem “vira o disco” completamente! Claro que a mudança é compreensível dadas as circunstâncias, mas, para mim, nenhum dos dois Pedros soou minimamente real.

Compreender o mundo é tarefa complicada para qualquer pessoa, enxergue ela ou não.

Os clichês correm soltos em Surpreendente!, seja nos diálogos, nas características e atitudes dos personagens ou no desenrolar super previsível da trama. Algumas pessoas argumentam que Maurício Gomyde o fez de propósito, já que o pano de fundo da história é o cinema, universo em que é difícil evitar alguns – ou muitos – clichês. Até acredito que tenha sido proposital, mas, para mim, não soou como se o autor estivesse fazendo graça dos lugares-comuns – como acontece na comédia romântica Amizade Colorida, por exemplo. Soou mais como uma aposta para sensibilizar o leitor.

Falando nisso, seria mentira se eu dissesse que não me emocionei em alguns momentos da história. Ou que ela não tem nada a acrescentar em nossas vidas. Pelo contrário. Me emocionei, sim, e até acho que a premissa da trama é boa, mas foi executada com clichês e lições de moral embutidas demais. A leitura é super fluida e foi isso o que não me deixou abandonar o livro. As referências musicais e cinematográficas contribuem um pouco para o nível de “malice” de Surpreendente!, mas são muito boas e tornam a obra mais rica. E apesar das minhas críticas aos clichês, sempre vale a pena dizer que as maioria dos lugares-comuns o são justamente por serem verdadeiros.

Título original: Surpreendente!
Editora: Intrínseca
Autor: Maurício Gomyde
Publicação original: 2015

selo-2015

Advertisement

5 comments

  1. Uau. Que bela resenha!
    como vc sabe, tbm tenho um pouco esse preconceito e é justamente por ele e por todo puxa-saquismo que vejo ao redor desse autor que eu nunca me interessei em lê-lo. Pelo jeito, foi bom que tenha sido assim.

    Beijos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s