Livro x Filme: Jogos Vorazes: A Esperança – O Final

ATENÇÃO! CONTÉM SPOILERS!

aesperanca-3

É só isso. Não tem mais jeito. Acabou.

Jogos Vorazes: A Esperança – O Final foi o último filme da saga e, apesar de ser difícil analisar e processar tudo o que aconteceu – e o que não aconteceu -, acho que posso dizer que saí do cinema satisfeita. Logo no início do longa, já reencontramos o Peeta que, sofrendo com os efeitos do telessequestro, acredita piamente que Katniss é um bestante. Como eu já imaginava que aconteceria, a recuperação do personagem não foi tão longa e sofrida quanto no livro e Katniss também passa a compreendê-lo e a ajudá-lo muito mais rápido – gostaria muito de ter visto a cena em que a Prim pede que ela não desista dele. No entanto, Josh Hutcherson não deixou a desejar e, nos poucos momentos de luta entre lucidez e loucura, agressividade e vulnerabilidade, deu um show de atuação e, com certeza, foi o destaque do filme.

Apesar de rápida, a missão pelo Distrito 2 foi bem adaptada e cumpre seu papel de reacender a sede por vingança de Katniss, evidenciar as diferenças entre ela e Gale e trazer ao telespectador o primeiro clímax. Como também já havíamos previsto, Johanna, assim como Effie, aparece pouquíssimo em A Esperança – O Final – apesar de ser o suficiente para arrancar algumas risadas – e toda a parte dos treinos com Katniss foi cortada. Talvez por isso tenha surgido a alteração mais desnecessária do filme, na minha opinião: em vez de se esforçar para recuperar o condicionamento físico para poder ir para a Capital, Katniss entra escondida em um aerodeslizador e, quando desembarca, já encontra Gale, Boggs e companhia. Muito estranho.

jv-oqueesperar-6

Com muitos diálogos idênticos ao do livro, o longa também não deixou a desejar nos efeitos especiais durante a caminhada para a mansão do presidente Snow, e os casulos e o holo estavam até melhores do que imaginei. Adorei o fato de todos os personagens da obra original estarem em cena e, apesar da ordem e das causas das mortes de alguns terem sido mudadas, tentarei não ser tão preciosista e relevar, já que estas alterações não influenciaram em nada no resultado final. No entanto, ao mesmo tempo em que transmitiu toda a tensão e o medo presentes durante a caminhada pela Capital, receio que esta parte do filme tenha ficado um pouco corrida e até “fácil” demais em alguns momentos. Mas nada grave.

Outro ponto que me preocupava na adaptação de A Esperança era a justificativa para a grande reviravolta da série: a morte da presidente Coin. Ela é um pouco menos fria e calculista em A Esperança – Parte 1, mas acho que O Final conseguiu mostrar um lado mais traiçoeiro e perigoso da personagem, ao mesmo tempo em que explora a face mais sádica do presidente Snow. O triângulo amoroso também foi resolvido com sucesso, embora eu tenha algumas ressalvas: apesar das diferenças entre Katniss e Gale terem ficado bem evidentes, acho que, desde o início do filme, já está bem claro quem ela iria escolher – diferente do livro. E, no final, confesso que até eu, que não apenas sou #TeamPeeta, como não gosto do Gale, achei que a Katniss foi cruel demais com o (ex?) BFF. De qualquer forma, acho que o filme conseguiu mostrar os principais porquês para que ela tenha escolhido o Peeta e esta era uma das principais missões de A Esperança – O Final.

aesperanca-1

Como não poderia ser diferente, a cena da morte da Prim é uma das mais emocionantes e Jennifer Lawrence mostrou porque é uma Oscar Winner na cena em que extravasa a dor do luto com Buttercup, o gato. Como também já esperávamos, todos os ferimentos de Katniss são muito mais superficiais e, para quem não leu o livro, devem causar aquela expectativa. Mas, para quem já sabe o que vai acontecer, fica aquela sensação de “mas só isso?”. Alterações à parte, o último filme da saga satisfaz e o grande clímax – a ~execução~ de Snow – é perfeito, graças às atuações de Julianne Moore, que traduz toda a arrogância da presidente Coin, e de Donald Sutherland, que dá o tom tragicômico à cena.

Por fim, o epílogo é extremamente emocionante e exatamente como imaginei e, assim como acontece no livro, é o desfecho ideal para a saga. Afinal, mesmo com tantas vidas perdidas e apesar de toda a manipulação e a crueldade de que o ser humano é capaz, o amor e aqueles que o sentem verdadeiramente sempre encontram um jeito de prevalecer. Real or not real?

Título original: The Hunger Games: Mockingjay – Part 2
Filmes anteriores: Jogos Vorazes, Jogos Vorazes: Em Chamas e Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1
Diretor: Francis Lawrence
Ano: 2015
Minutos: 137
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Elizabeth Banks, Philip Seymour Hoffman e Julianne Moore
Avaliação: 4 estrelas

Ps: na cena em que um dos casulos explode e começa a metralhar qualquer coisa que se mexa, o Finnick aparece rindo loucamente. E isso me causou ataques de riso, o que comprometeu algumas cenas emocionantes. Só queria desabafar.

Resenha de Jogos Vorazes
Resenha de Em Chamas
Resenha de A Esperança
Livro x Filme de Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1
Como foi reler Jogos Vorazes?
Jogos Vorazes:
8 questões pertinentes por trás da história

Anúncios

9 pensamentos sobre “Livro x Filme: Jogos Vorazes: A Esperança – O Final

  1. Oi, Ná!!!

    Caramba! Nossas comparações ficaram bem parecidas mesmo!
    Esqueci de falar na minha do final do Gale, que foi uma coisa que mudaram bem. Ela estava cheia de ódio e rancor no filme, e no livro não é bem assim. Dá a entender que ela dispensou o Gale por causa das bombas apenas.
    No geral, eu curti bastante, mas assim como vc, tbm quero ver de novo para amar!! <3

    Beijos!!!

  2. não lembro bem, li jogos vorazes a esperança a muito tempo, contudo, na hora em que o gale é capturado a katniss nos diz que foi aberta uma fenda no chão, com ela ficando de um lado e ele do outro, ja no filme achei muito sem graça a cena em que ele é capturado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s