Semana Toda luz que não podemos ver: meu(s) personagem(s) favorito(s)

IMG_8953

A semana Toda luz que não podemos ver, proposta pela Editora Intrínseca aos blogs parceiros, continua e hoje é dia de falar sobre nosso personagem favorito. Bom, eu confesso que falhei em eleger apenas um, porque a obra de Anthony Doerr é repleta de personagens incríveis e inesquecíveis. Mas consegui escolher “apenas” três: os protagonistas, Marie-Laure e Werner, e Daniel LeBlanc. Quem leu o livro com certeza vai entender tanto a minha dificuldade quanto as minhas escolhas e, aí embaixo, vou falar um pouquinho sobre cada um – sem spoilers!

Marie-Laure perdeu a visão quando ainda era criança, mas não deixou que a deficiência a definisse ou limitasse. Pelo contrário, a personagem enfrenta os medos de forma real e encontra maneiras de superar suas dificuldades e enxergar além do visível e do invisível. No entanto, tudo seria ainda mais difícil sem o pai, Daniel LeBlanc, que, mesmo após perder a esposa e ter a filha acometida pela cegueira, se recusou a se entregar à amargura. E o fato de Daniel ter construído bairros em miniatura para ajudar Marie a “enxergar” as cidades de Paris e Saint-Malo é apenas uma amostra da generosidade e do amor que o personagem transborda.

Tão incrível quanto Marie, Werner é o outro protagonista de Toda luz que não podemos ver e eu não poderia deixar de citá-lo. O personagem seria louvável apenas pela genialidade, que rendeu a ele uma vaga em uma concorrida escola nazista e, automaticamente, um lugar no “lado mais forte” da Segunda Guerra Mundial. No entanto, Werner não deixa que os privilégios a que tem acesso tomem conta de quem ele é, transformando-o em apenas mais um fantoche de Hitler, e, apesar do medo, enfrenta o Nazismo, ainda que à sua maneira. E apesar de toda inteligência, compaixão é a principal característica de Werner e foi exatamente o que me deixou encantada pelo personagem.

Se você também leu Toda luz que não podemos ver, qual foi o seu personagem preferido? <3

selo-2015

Anúncios

6 thoughts on “Semana Toda luz que não podemos ver: meu(s) personagem(s) favorito(s)

  1. Oi, Ná!

    Gostei das suas escolhas e concordo com suas colocações, inclusive seriam as minhas tbm, porém eu tbm não conseguiria deixar de fora o Etienne.
    Me apeguei muito ao tio-avô da Marie que, apesar de seus problemas psicológicos, fez sua parte para ajudar tanto Marie como Saint-Malo na guerra.
    É isso! =D

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s