O Vilarejo – Raphael Montes

IMG_8390

O Vilarejo reúne sete contos sobre moradores de uma pequena e sombria comunidade assolada pelo frio e pela fome. Cada história é inspirada em um dos sete pecados capitais, associados em 1589 pelo padre e demonologista Peter Binsfeld a sete demônios que seriam supostamente responsáveis por provocar a manifestação exagerada de sentimentos como ira, soberba e inveja. Os contos estão todos interligados, já que contam as histórias dos moradores do mesmo vilarejo, no entanto, se passam em momentos diferentes e, aos poucos, os fatos vão se encaixando de forma surpreendente e assustadora.

Encontre o melhor preço de O Vilarejo

Depois que li Dias Perfeitos, Raphael Montes entrou no meu radar e, quando O Vilarejo foi lançado, fiquei automaticamente curiosa. E, apesar de os dois livros terem propostas completamente diferentes, posso dizer que o autor me agradou ainda mais com O Vilarejo, que é uma autêntica obra de horror. No entanto, se você não gosta de sangue e violência, é melhor nem chegar perto do livro, já que os contos são repletos destes e outros ingredientes extremamente doentios, uma das principais marcas de Raphael Montes.

Humanos vivem carregados de uma crueldade sufocada.

Todos os contos têm potencial para chocar o leitor, mas os meus preferidos foram Belzebu, que aborda a gula e abre O Vilarejo em grande estilo, Leviathan, que é sobre a inveja, e Mammon, sobre a soberba. O planejamento gráfico da obra é um espetáculo à parte, com direito a ilustrações tão sórdidas quanto as histórias e “manchas” de sangue. Agora, uma dica: se você é como eu e tem o péssimo costume de não ler prefácios e posfácios, saiba que a grande sacada de O Vilarejo está diretamente ligada a estes dois trechos. Então, não deixe de lê-los!

Ah, vocês e suas máscaras… Acabam enganando a si mesmos.

Graças ao estilo sarcástico e direto, Raphael Montes consegue explorar a fraqueza mental e a crueldade intrínseca aos seres humanos de maneira ácida e assustadora, além de mostrar como estamos sempre suscetíveis à loucura e a sentimentos pouco nobres. Perfeito para ler em poucas horas, O Vilarejo também traz doses de vingança e crimes, outros dos ingredientes preferidos de Raphael Montes, e torna inevitável se perguntar: e se estivermos sempre tentando fugir da nossa própria loucura?

Título original: O Vilarejo
Editora: Suma das Letras
Autor: Raphael Montes
Ano: 2015
Páginas: 96
Tempo de leitura: 1 dia
Avaliação: 4 estrelas

Veja mais livros de Raphael Montes

logo companhia das letras

Anúncios

15 thoughts on “O Vilarejo – Raphael Montes

  1. Não sei se eu já te contei, mas ano passado, quando estava dando um passeio pela livraria, vi o “Dias perfeitos” e fiquei doida para levar. Eu queria entrar na livraria e levar um livro pela capa, sem conhecer o autor – foi assim que conheci Bukowski. Maaas acabei levando “o chamado do cuco” que era de longe um autor(a) desconhecido. hahaha. Tanto eu quanto Léo ficamos curiosos, porém deixamos de lado e passou… aí esse ano voltei a ter interesse! preciso colocar na lista

    1. Dias Perfeitos é muito legal também, e não é de terror, então você pode ler, hahaha! E gostei dessa ideia de entrar na livraria e comprar um livro de um autor desconhecido. Vou fazer isso!

      Ps: o Gab adora Bukowski, mas não consegui curtir :(

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s