#ReadForMentalHealthWeek: 10 sugestões de leitura sobre saúde mental

O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado no dia 10 de outubro e, para promover a conscientização sobre o tema, a leitora australiana Rebecca, do A Word Shaker, criou o projeto #ReadForMentalHealthWeek – soube disso graças à Camille Moraes, do @liecurti. A proposta é simples: ler um livro que aborde a saúde mental (também conhecido como Sick Lit), entre os dias 2 e 10 de outubro. Achei a iniciativa muito bacana e, como não tenho nenhuma leitura sobre o tema engatilhada, pensei em participar de outra forma: indicando livros incríveis sobre o assunto!

Até onde eu sei, não sofro de nenhum transtorno, no entanto, acredito que o termo “saúde mental” não se refira apenas à existência de doenças e, sim, ao bem-estar e, por que não?, à paz de espírito. Felizmente, existem muitos livros que tratam o assunto de forma responsável e esclarecedora, contribuindo para que o tema receba a atenção merecida e, consequentemente, se torne cada vez menos um tabu.

Minhas escolhas de livros sobre saúde mental foram estas:

À Procura de Audrey, Sophie Kinsella
As Vantagens de Ser Invisível, Stephen Chbosky
Até você ser minha, Samantha Hayes
Cartas de amor aos mortos, Ava Dellaira
Garotas de Vidro, Laurie Halse Anderson

Mentirosos, E. Lockhart
Objetos Cortantes
, Gillian Flynn
Perdão, Leonard Peacock, Matthew Quick
Por Lugares Incríveis, Jennifer Niven
Precisamos falar sobre o Kevin, Lionel Shriver

Além de leituras incríveis, os livros que escolhi abordam diversas nuances dentro do tema saúde mental, retratando doenças como transtorno de ansiedade, bulimia, anorexia, depressão e estresse pós-traumático. Alguns tratam o assunto de maneira brutal e dolorosamente real, enquanto outros são mais leves e até divertidos. Mas absolutamente todos são extremamente conscientes e democratizam as discussões sobre saúde mental.

Sempre respeitei as pessoas que sofrem de distúrbios mentais e nunca pensei que se tratava de “frescura” ou “loucura”, como muitos infelizmente acreditam. No entanto, confesso que ler estes e outros livros sobre o assunto me fizeram compreender melhor estes transtornos e também conhecer e entender mais sobre mim mesma. E, aos poucos, cheguei à conclusão de que, com tantas loucuras nossas e dos outros neste mundo, é incrível que permaneçamos minimamente sãos.

Enfim, é por tudo isso que faço questão de participar da campanha #ReadForMentalHealthWeek e, de alguma forma, contribuir para que o tema saúde mental seja cada vez mais discutido e que o sofrimento seja cada vez mais evitado. Espero que gostem :)

Anúncios

9 thoughts on “#ReadForMentalHealthWeek: 10 sugestões de leitura sobre saúde mental

  1. Muito legal esse projeto, Ná!!
    Adoro ler esse tipo de livro para entender melhor como funciona a mente humana no geral e a minha própria especificamente.
    Curti as suas indicações e já li a maioria, os outros até estão na minha lista… Um dia, quem sabe!

    Beijos!

    1. Eles realmente nos ajudam a entender um pouco do que é sofrer com transtornos mentais, né? E, por mais que não alcancemos estes extremos, acabamos nos identificando somehow. Comigo é assim, pelo menos, haha!
      E leia, sim :D Tinha mais livros sobre no assunto na minha lista de lidos, mas escolhi meus favoritos!
      Beijos

  2. Muito bacana mesmo! Das suas indicações só li As vantagens de ser invisível… E dentro todos estou mega ansiosa para ler Precisamos falar sobre o Kevin… :D
    Ler para relaxar, ficar em paz é mesmo um refúgio sem comparação. :*

    1. Precisamos falar sobre o Kevin é maravilhoso <3 A Lionel Shriver retrata a psicopatia com tanta humanidade e realismo que, pra mim, foi impossível não solidarizar, de alguma forma, com o personagem! Recomendo muito e sempre!

  3. Olá Nádia! Muito bacana o projeto, e os livros indicados, perfeitos. Concordo com você quando fala que os livros não referem – se apenas a doenças, encaixaria aí ” Garota Exemplar” e ” No Escuro”, livros que amo de paixão. Beijos!

    1. Muito legal, né? Fiz questão de participar de outra maneias, já que não vou conseguir ler nada sobre o tema por enquanto!
      Também amo Garota Exemplar e quase coloquei na lista, mas preferi Objetos Cortantes por abordar um distúrbio “inédito” entre os que selecionei! No Escuro ainda não li, mas ando curiosa por ele!
      Beijos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s