Leitura Coletiva <3

Eu sempre tive vontade de experimentar a leitura coletiva e, em 2013, fiz a primeira com as meninas do falecido grupo do Facebook, Precisamos falar sobre livros. Funcionava assim: todo mês, cada uma sugeria um título e fazíamos uma votação – obviamente, não valia votar na sua própria indicação, né? Hahaha;  depois, começávamos a leitura e íamos discutindo a história em um tópico no grupo. Confesso que já não lembro mais quantos e quais livros lemos, mas sei que, mesmo quando a obra escolhida deixava a desejar, a experiência era divertida e enriquecedora.

Nestes dois anos que se passaram, além das leituras coletivas (que, no fim, acabaram junto com o grupo), também costumo ler bastante “em dupla”, com a Priscila, do The Killing Words, a Karina, do Livros & Escritos, ou a Rafaela, do Hoje vamos falar sobre. No mês passado, porém, eu, a Angela e a Ana, do Carolina Pitaqueira, decidimos fazer uma leitura coletiva por mês e começamos com Nós, de David Nicholls. E foi tão legal recuperar o hábito que me animei para escrever este post :D

IMG_4576

5 motivos para fazer leitura coletiva

  • Quem gosta de ler costuma gostar também de falar sobre livros. E não existe nada melhor do que fazê-lo em tempo real, trocando impressões durante a leitura!
  • Alguns livros deixam os leitores loucos de curiosidade e/ou tensão e lê-los em conjunto é uma forma de compartilhar essa angústia – sem o risco de spoilers! – e sofrer junto.
  • É muito divertido e interessante ver como o mesmo livro mexe com as pessoas de formas diferentes. Muitas vezes, a opinião final (gostar ou não gostar) é a mesma, mas, quase sempre, as sensações e impressões durante a leitura diferem. E é exatamente isso que faz com que você explore ainda mais a história e torna a experiência tão enriquecedora.
  • Por mais estranho que pareça, muita gente gosta de ler, mas não tem o hábito de fazê-lo diariamente. Para quem se encaixa nessa categoria, a leitura coletiva é um incentivo para incorporar os livros à rotina!
  • Para que um grupo de leitura seja bem-sucedido, é preciso que os integrantes tenham gostos semelhantes, sim. No entanto, as preferências nunca serão idênticas, o que com certeza os levará a sair da zona de conforto.

4 passos para que a leitura coletiva seja uma experiência positiva

  • Como em toda leitura, coletiva ou não, a escolha do livro é sempre primordial! Eu, a Angela e a Ana fizemos uma listinha com nossas sugestões e, como somos apenas em três, discutimos as opções, levando em consideração não apenas as sinopses e a vontade de lê-los, mas também quem tem o livro, quem tem que comprar, quem está lendo o quê e outros quesitos mais práticos.
  • Estipular a quantidade de páginas a serem lidas por dia é uma estratégia que contribui para a criação do hábito de leitura diária (para quem não tem e quer ter) e também para garantir que todo mundo esteja, literalmente, na mesma página. No falecido grupo do Facebook, cada uma lia no seu ritmo, o que é bom no quesito cada-um-faz-o-que-quer-da-vida, mas não contribui tanto para a discussão do livro, que é o principal objetivo da leitura coletiva. É pessoal, mas eu acho que estipular a quantidade de páginas é mais proveitoso.
  • A cada leitura que passa, tenho menos preconceito – ou preguiça mesmo – com livros gigantes. No entanto, acho que, para aumentar as chances de sucesso da leitura coletiva, o melhor é escolher livros não muito longos.
  • Para que a leitura coletiva seja uma experiência agradável e enriquecedora, é preciso estar aberto à opinião alheia. Você não precisa concordar com o que os outros acharam da obra e vice-versa. Mas a graça de ler um livro em grupo é justamente compartilhar a experiência e, por meio das opiniões divergentes, refletir mais sobre a obra.

10 sugestões para leitura coletiva

IMG_5715

Como eu disse lá no começo do texto, não me lembro com precisão quais livros eu li em grupo. De qualquer forma, acho que séries são bacanas de ler coletivamente, assim como thrillers e suspenses – além de, claro, aquele autor/livro que você e seus amigos amam ou estão loucos para ler. Aqui ficam algumas sugestões que eu lembro de ter lido em dupla ou em grupo:

A Seleção (série) – Kiera Cass
Anexos – Rainbow Rowell
Antes que eu vá – Lauren Oliver
Battle Royale – Koushun Takami
Nós – David Nicholls
O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks – E. Lockhart
O Mundo Pós-Aniversário – Lionel Shriver
O Projeto Rosie – Graeme Simsion
Olho por Olho (série) Jenny Han e Siobhan Vivian
Por Lugares Incríveis – Jennifer Niven

E vocês, gostam ou têm vontade de fazer leitura coletiva?

Anúncios

9 pensamentos sobre “Leitura Coletiva <3

  1. Eu adoro participar de leituras coletivas por todos os motivos q vc falou.
    Tbm não lembro quais livros lemos… Eu sei que O oceano no fim do caminho foi leitura coletiva em um outro grupo, assim como O Teorema Katherine. Dois livros q eu quase odiei, BTW.
    Acho legal estipular número de páginas por dia, assim não fica aquela coisa de alguém se adiantar ou atrasar muito.
    Achei bacana as sugestões de livros… Battle Royale é tenso, hein!? Se vc não ler com alguém, tem que pelo menos conhecer alguém q já tenha lido para conversar a respeito.

    Beijos!

    1. Sim, a gente não costumava estipular o número de páginas no grupo, né, e acho que isso, de certa forma, prejudicava um pouco a leitura coletiva pelo motivo que você falou. Battle Royale eu li com a Pri, mas acabei lendo mais do que devia no final e terminei sozinha – você leu, sabe que é impossível parar quando tá chegando o fim, hahaha! Mas, com certeza, é um livro que você PRECISA dividir suas opiniões e impressões, senão enlouquece hahaha Vamos ler algo juntas em breve? :D
      Beijos

  2. Oi Nádia, muito legal seu post. Acho que ajuda em muitos pontos, como você comentou, seja para adquirir o hábito de ler, seja para para conseguir compartilhar aquelas impressões que a gente tanto quer compartilhar. Eu criei o blog exatamente por esse motivo, sabia? Porque minha irmã, mãe e algumas primas leem, mas nós nunca estamos no mesmo clima, e eu sou a mais louca delas – passo semanas sem ler e, depois, em uma semana, leio 3 livros. Aí fica difícil de acompanhar, mas é porque meus horários são malucos mesmo. Então minha solução é ler sozinha mesmo, e tentar falar sobre o livro com os leitores do blog.

    Beijos

    1. Obrigada, Julia :D
      Sim, o blog nada mais é do que uma forma de fazer uma espécie de leitura coletiva, né? Pra mim também é difícil fazer leitura coletiva porque, às vezes, eu desembesto, me empolgo e acabo lendo mais de 100 páginas num dia haha Então estipular a quantidade de páginas me ajuda a manter o controle!
      Beijos

  3. Nossa já li bastante livros com vc ou com o falecido grupo, e também não lembro mais quais…
    hauahuahauhauau
    Confesso que não sou boa em ler quantidades certas por dia, até porque as vezes me pego lendo e quando vou ver já acabei, então não sei se me adaptaria a ir desse jeito…
    E a trilogia de Olho por olho é ótimo pra leitura coletiva, afinal alguém precisa surtar junto! =D
    Um beijo.

    1. Acho que você foi a pessoa com quem mais li, haha! Principalmente séries fodas, tipo Mara Dyer e Olho por Olho!
      Sofro do mesmo problema que você com a quantidade de páginas, mas, pelo menos durante as leituras coletivas, tento me controlar. Senão não tem graça, né? Mas acho que é por isso que nos damos bem nas leituras em dupla hahaha
      Beijo

  4. Esse trem de estipular páginas foi muito bom. Eu sempre leio assim, pois gosto de botar a meta para ler em uma semana e preciso dessa organização, ou desando. Pegando a rabiola nos comentários; acho que não sofri taaanto com o limite de páginas. Talvez porque eu estivesse fazendo outras coisas e lendo HQs nesse tempo, o que contribuía para mudar um pouco o foco.

    Na sua lista de sugestões tem vários que ainda quero ler! ;)

    1. Foi mesmo! Agora acho primordial pra leitura coletiva! Teve dias em que eu quis ler mais e outros em que as 50 páginas foram ok. Agora, não sei como será com Até você ser minha… porque Nós não era um thriller, então não gerou taaaaaanta curiosidade com o final. Vamos ver!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s