Já que domingo é Dia dos Pais, resolvi fazer uma lista com 10 livros que eu acho que a maioria poderia gostar. Confesso que me inspirei um pouco no meu Papis, que gosta de mistério, se interessa por história e, acima de tudo, aprecia boas tramas :)
A Sangue Frio, Truman Capote
Pioneiro entre os livros de não ficção, A Sangue Frio é a obra-prima de Truman Capote e conta a história do assassinato da família Clutter. Capote chegou a Holcomb, o palco do crime, um mês após as mortes e acompanhou não só a investigação do caso, como também os seis anos que se seguiram entre a condenação e a execução dos culpados, Dick e Perry.
Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley
Um dos maiores clássicos distópicos, Admirável Mundo Novo é um livro que seu pai talvez já tenha lido. Mas, por ser tão atemporal, e por isso sempre atual, a obra de Aldous Huxley vale a releitura, até para se divertir com as “previsões” do autor.
Ele está de volta, Timur Vermes
Ele está de volta fala sobre a Segunda Guerra Mundial, mas é, acima de tudo, uma sátira da figura de Adolf Hitler. Em 2011, o ditador nazista acorda em um terreno baldio em Berlim e, após uma aparição na televisão, vai parar no YouTube e se torna um viral.
Fahrenheit 451, Ray Bradbury
Fahrenheit 451 também é um clássico distópico que talvez seu pai tenha lido, mas que, de qualquer forma, vale a (re)leitura pelas mesmas razões que Admirável Mundo Novo.
It: A Coisa, Stephen King
Além de ser um livro incrível, que eu indicaria para todo mundo (caso não tivesse 1104 páginas), It: A Coisa combina terror e suspense em um thriller psicológico extremamente inteligente e bem amarrado. Mas, apesar de ser densa e tensa, a obra de Stephen King conta também com senso de humor apurado e explora temáticas como a amizade e a lealdade.
Maus, Art Spiegelman
Maus é o livro perfeito para quem se interessa pela Segunda Guerra Mundial, já que conta a história verídica de Vladek Spiegelman, um judeu-polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz. Em formato de graphic novel, Maus mostra um lado diferente dos judeus, um lado mais real.
Não conte a ninguém, Harlan Coben
Mais um thriller psicológico que conta com muito suspense, Não conte a ninguém segue mais para o lado policial do que o sobrenatural e é extremamente envolvente. Apesar de super bem amarrada, a história de Harlan Coben é fácil de ler e muito surpreendente.
O Menino do Pijama Listrado, John Boyne
Um clássico contemporâneo, O Menino do Pijama Listrado também fala sobre a Segunda Guerra Mundial, mas sob os pontos de vista de um menino alemão, que não faz ideia do que realmente está acontecendo no mundo, e Shmuel, que vive do outro lado da cerca em condições precárias. A obra de John Boyne fala sobre amizade e a perda da inocência e conta com um desfecho realmente inesperado.
O Pintassilgo, Donna Tartt
O Pintassilgo é uma leitura que exige dedicação e paciência, já que, além de ser longa, é super cheia de detalhes e reviravoltas. Mas para quem se interessa por arte e histórias épicas, que falam sobre perda e “coming of age”, vale muito a leitura.
Precisamos falar sobre o Kevin, Lionel Shriver
Precisamos falar sobre o Kevin disseca a relação entre Eva Katchadourian e o filho, Kevin, que cometeu um assassinato em massa, e o marido, Franklin. Em uma narrativa epistolar impressionante e regada a reviravoltas, Lionel Shriver mergulha nas profundezas dos sentimentos humanos e não apenas conta a história de Eva, como busca por razões que justifiquem acontecimentos na verdade injustificáveis.
E vocês, o que recomendam para seus pais?
Oi, Ná!!
Muito legal a lista, mas meu pai não lê… Agora ele está lendo a Bíblia, mas acho que não passa disso. rsrsrsrs
Eu emprestei um livro pra ele, mas também é religioso e nem sei se ele está lendo, pra falar a verdade. Leitura é a uma coisa minha e da minha mãe mesmo.
Beijos!
Hahaha, melhor que nada, eu acho, né?
Mas se um dia ele começar a ler… já tem as indicações :D
Beijos
Não li nenhuuum!! aaaaaaa
hahaha
mas para meu consolo tenho um (Fahrenheit) e estou doida com outro, Kevin!!
Fahrenheit é legal, mas eu prefiro as distopias modernas – embora todas derivem dele e de Admirável Mundo Novo. Agora Kevin é minha paixão… Quero encontrar coragem pra reler um dia!
Vou ler o pós aniversário antes de Kevin. Até pq preciso ler os comprados e não lidos antes de mais nada nessa vida! ainda bem que a lista é curta: 5.
Amo também. Eu preciso terminar de ler os livros da Lionel. Faltam dois!