Eles recomendam!

Há quase dois anos, recomendo centenas e centenas de livros por aqui e, outro dia, pensando em novos conteúdos para o blog, tive a ideia de pedir para meus amigos leitores me ajudarem nessa tarefa! Convidei a Ana Carolina Perricone e a Angela Dias, duas fofas que conheci no Instagram por causa da literatura e que migraram para o meu “mundo real”, e minhas companheiras de vida e de longa data, Karina Queroz, Priscila Brito e Rafaela Gomes. Também pensei que seria legal contar com uma participação especial e, para a estreia, convidei a Julia G, do Conjunto da Obra. Minha ideia é que o Eles recomendam! vá ao ar no primeiro dia útil de cada mês, sempre repleto de sugestões incríveis de leitura – assim, expandimos ainda mais nossos horizontes e, de quebra, eu ainda roubo algumas recomendações também, hehe <3

IMG_5455

Ana Carolina Perricone – Saga Harry Potter, J. K. Rowling
História de bruxo? Passo! Esse foi meu pensamento na época em que Harry Potter virou sucesso e único assunto na escola. Aos 12 anos meu interesse por leitura era mínimo e certamente não imaginava que quinze anos depois iria devorar os livros e ter minha primeira ressaca literária. Levei quatro meses para concluir a leitura dos sete volumes e confesso que várias vezes quis ler devagarinho para adiar o fim. Mas quem consegue frear uma boa leitura? Fico imaginando a angústia de quem precisou esperar a disponibilidade dos lançamentos em português.  Hoje não tenho vergonha de assumir minha paixão tardia pela história. E agora posso compreender esse montão de gente viciada em HP. Não foi à toa que o bruxo fez tanto sucesso; a história é envolvente, divertida, criativa e cativante. Gente! Deem uma chance ao Harry! (Ao Hagrid, Dumbledore, Dobby, Hermione, Rony, Snape, Sirius… rs).

IMG_5456Angela Dias – O Segredo do Meu Marido, Liane Moriarty
Todos temos segredos… Alguns maiores, outros menores, alguns sem perigos e outros altamente destruidores. Fico extremamente fissurada quando consigo identificar no livro algo real, algo que eu sinta que pode acontecer com qualquer um ao meu redor, ou até mesmo, comigo. Estava com esse livro há muuuito tempo na minha fila de espera e sempre criei expectativas sobre ele, expectativas estas que foram bem atendidas e até superadas. Comecei a leitura já folheando sempre uma página à frente para tentar adiantar o segredo (curiosa MASTER) e, quando cheguei na bendita página, céus, não larguei. Enredo maravilhoso, personagens maravilhosos. Adoro livros que tem um monte de personagens meio que entrelaçados e soltos, hahahaha, é divertida a dificuldade inicial de decorar quem é quem e mais legal ainda é quando você já sabe e se identifica no amor ou no ódio com algum. Posso dizer que dos poucos livros que li nesse ano (buáááá, quero e pretendo aumentar a lista), O Segredo do Meu Marido está ali no primeiro lugar! A-M-E-I e estou ansiosíssima para babados, confusões e gritarias de Pequenas Grandes Mentiras.

IMG_5458Karina Queroz Feita de Fumaça e Osso, Laini Taylor
Feita de Fumaça e Osso conta a história de Karou, uma misteriosa garota de cabelo azul que vive em Praga. Ninguém sabe sua origem, ou conhece sua família. O problema é que nem ela mesma conhece esses detalhes sobre sua vida. Adoro literatura fantástica, mas ultimamente estava saturada com enredos mais do mesmo, entendem? Então demorei a pegar nesse livro com medo de mais uma frustração. Ah, se eu soubesse… Valeu super a pena! Fui surpreendida por essa história e todo o universo criado pela autora: muito rico em detalhes e diferente de tudo que já tinha lido. Mais que recomendado para os fãs de fantasia, seres místicos e um bom romance!

Priscila BritoA Solidão dos Números Primos, Paolo Giordano
Vamos imaginar duas pessoas que estão sempre próximas, mas que invariavelmente possuem uma parede de vidro bem fina entre elas. Conforme os anos passam, elas vão tentando se entrelaçar, mas há sempre um pequeno contraponto que as impede. Em A Solidão dos Números Primos, conhecemos Alice e Mattia, duas crianças que possuem um momento do passado que as transforma de maneira definitiva para o futuro. O autor Paolo Giordano consegue mesclar muito bem as personalidades conflitantes das duas personagens principais e tornar a narrativa muito sublime, mesmo que esta também seja excessivamente triste. No entanto, em meio a toda essa tristeza e melancolia tão silenciosas (e com as quais é inevitável se identificar), ainda há alguns lampejos de luz e felicidade que fazem valer a pena a leitura desse maravilhoso livro. Recomendo a todos que gostam de narrativas delicadas e poéticas que tratam de assuntos bastante pesados : )

Rafaela IMG_5457Gomes Amar, verbo intransitivo – Idílio, Mário de Andrade
Amar, verbo intransitivo é um romance que conta a relação de Elza “Fraülein” com a família paulistana burguesa Sousa Costa, tendo como o primogênito Carlos, objeto de seus ensinamentos, já que Fraülein foi contratada para educar e iniciar o jovem nas relações amorosas, mas se fazendo passar por professora de alemão e piano para mascarar sua verdadeira missão na família. Por que você deveria ler esse livro? Poderia listar diversos motivos que levaria mais que uma página, mas vou me ater aos principais: a desconstrução da família tradicional burguesa; a presença da personagem feminina desmistificando a marginalização da mulher na sociedade; a linguagem totalmente coloquial que foge dos tediosos clássicos da literatura nacional; e por último, mas não menos importante: porque eu tenho quase certeza que você fugiu dos clássicos na escola, mas esse, te garanto, vale totalmente a pena.

CONVIDADA ESPECIAL :)

A Julia G, do Conjunto da Obra, é minha colega de blogosfera há uns 5 anos e, desde então, blogando ou não, acompanho o trabalho dela. Por isso, pensei que ela seria a pessoa perfeita para ser minha primeira convidada especial :)

JuliaIMG_5459 G – Filme Noturno, Marisha Pessl
Em 2015, felizmente, fiz muitas boas leituras. Dentre aquelas que posso classificar como ótimas, Filme Noturno foi uma das que mais me agradou. O livro é todo construído com reportagens, e-mails, páginas de internet e outros elementos que complementam a narração de uma forma dinâmica e tão crível que era quase como se aqueles personagens realmente existissem. Tudo isso, somado ao mistério, que é o elemento chave do enredo, fez as mais de 600 páginas do livro parecerem poucas, de tão envolvida que fiquei com a história. Cheguei a sonhar com o livro. Talvez a história e o final possam não ser exatamente incríveis, mas a forma como a autora conseguiu mexer com minha imaginação fez com que eu gostasse de Filme Noturno mais do que gostei de qualquer outro livro em muito tempo.

Obrigada às meninas que me enviaram fotos e recomendações incríveis <3 E espero que gostem das sugestões!

Anúncios

9 pensamentos sobre “Eles recomendam!

  1. Ah que demais!! Manhêê tô no blog da Ná! hauahuahaua
    Curti muito a nova coluna, espero ver mais indicações pela frente.
    O mais interessante são as indicações serem totalmente distintas, fazendo com que as pessoas tenham oportunidade de conhecer novos títulos e sair, ou não, da sua zona de conforto.
    =D

    1. Hahahaha <3
      E o mais legal é que eu deixei vocês completamente livres pra indicarem o que quisessem. Ou seja, foram recomendações totalmente espontâneas e acho que isso é que é interessante! Eu com certeza vou roubar umas indicações hehe

  2. Oi, Ná!!!

    Adorei a nova sessão do blog, principalmente pq sou uma das lindas convidadas!! rsrsrs
    Queria dizer para a Ana que eu fui uma pessoa que sofreu anos esperando um livro do Harry atrás do outro. Foi uma tortura sem fim… Esperava anos para devorar o livro em um ou dois dias (bons tempos em que não tinha nada pra fzr e não existia internet banda larga), era até frustrante, mas a emoção superava tudo.
    O segredo do meu marido é um dos que abandonei esse ano, acho. Mas tenho fé que conseguirei lê-lo ainda.
    A indicação da Rafa está na minha lista de leitura.
    Livros indicados pela Pri são livros indicados pela Pri, né? rsrsrs
    E eu nunca tinha ouvido falar desse Filme Noturno. Gostei da maneira como ele é construído… Parece interessante.

    Beijos!!

    1. Eu também adorei, Ká! Mas o mérito é todo de vocês!
      Harry Potter eu ainda não sei se lerei nessa vida, quero, mas tenho preguiça. A indicação da Rafa também está na minha lista e também adorei a sugestão da Julia! O Segredo do Meu Marido é muito legal e juro que não paguei pra Angel indicá-lo, haha! O seu, por enquanto, não pretendo ler porque também estou meio cansada de fantasia, mas quem sabe? E as recomendações da Pri são another level :P
      Beijos

    2. Karina!!
      Agora eu te entendo!! O máximo que precisei esperar foi um mês, pois peguei os livros emprestados e precisei esperar um tempo para levar a segunda leva. Foi terrível, fiquei ansiosa demais e li super devagar o que estava lendo, para não ter que esperar taaaanto! hahahaha. Eu amei as histórias e foi muita surpresa pra mim, já que eu só havia visto os 3 primeiros filmes! Continuo sem ver os filmes! Estou enrolando para fazer uma maratona! rsrs.

      Sobre o livro que você recomendou, confesso que pela capa eu não iria querer ler. E tenho mania, confesso também, de entrar em uma livraria e sair com algo que nunca vi na vida para conhecer novos autores no susto! hahaha. Mas lendo o que você escreveu me pareceu legal!! Muito bom ser surpreendida positivamente!

  3. Eu até “repostei” a foto da Ana no Instagram quando ela terminou a leitura de Harry Potter, porque eu fico tão feliz quando as pessoas, principalmente depois de adultas, dão uma chance à série. Nunca vi alguém se arrepender! Sou fã desde os 13. <3

    Ah, a Liane Moriaty é excelente! Pequenas Grandes Mentiras foi o melhor livro que eu li em 2015 até agora.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s