As Melhores Adaptações de Livros

Adaptações de livros são um caso de amor e ódio. Mas, amando ou odiando o resultado, é fato que a maioria dos viciados em literatura adora assistir às versões cinematográficas – e falar mal, se for o caso. E eu sou um deles. Por isso, escolhi as 10 adaptações de livros que eu mais gosto e, em alguns casos, até prefiro em relação à obra original :)

A Culpa é das Estrelas
A adaptação de A Culpa é das Estrelas é tão fenômeno quanto o livro de John Green. E não é à toa, já que o filme é realmente encantador e consegue transmitir não apenas toda a emoção da história, como também todo o clima surpreendentemente leve criado pelo autor. É claro que o longa não é 100% fiel, mas dá para dizer que as alterações foram felizes e só deixaram a adaptação melhor.

Cidades de Papel
A adaptação do livro homônimo de John Green chega aos cinemas no próximo dia 9 de julho e é uma grata surpresa. Eu não amei Cidades de Papel quando li – o achei cansativo e sem ritmo, apesar de adorar a moral da história -, então já sabia que havia chances de que o filme superasse o livro. Mas a verdade é que a adaptação me surpreendeu e fiquei realmente encantada com o senso de humor e a forma como a trama foi adaptada, sem romantizações e enrolações.

Clube da Luta
Clube da Luta foi mais um filme que assisti antes de ler a obra original, o livro homônimo de Chuck Palahniuk. E apesar da história ser completamente mindfuck, o diretor David Fincher conseguiu levar a trama para o cinema com fidelidade e clareza, sem perder o clima de desordem e insanidade criado pelo autor.

gonegirl-filme-2

Garota Exemplar
Assim que li Garota Exemplar, de Gillian Flynn, soube que seria uma adaptação complicada e fiquei com receio do resultado final. Também dirigido por David Fincher, porém, o filme é tão genial quanto o livro e conseguiu captar boa parte das muitas nuances e dualidades da trama de Gillian Flyn. Superou minhas expectativas.

Histórias Cruzadas
Eu já havia assistido e adorado Histórias Cruzadas antes mesmo de ler a obra original (A Resposta, de Kathryn Stockett). Quando terminei a leitura do livro – que, por sinal, é incrível -, já fazia algum tempo que eu havia assistido ao filme e fiquei com certo receio de que, no final das contas, ele não fosse uma boa adaptação. Para a minha surpresa e felicidade, porém, Histórias Cruzadas é uma versão cinematográfica fiel, com mudanças compreensíveis, além de uma história inspiradora.

O Diário de Bridget Jones
Já faz muitos anos (tipo, nove) que li O Diário de Bridget Jones, mas lembro que, apesar de ter gostado dos livros da série, os achei cansativos. Os filmes, em compensação, foram reproduzidos à exaustão pelo meu DVD e são minhas paixões até hoje – apesar de eu saber que eles, principalmente o segundo, não são extremamente fiéis às obras de Helen Fielding.

o-menino-do-pijama-listrado

O Menino do Pijama Listrado
O Menino do Pijama Listradode John Boyne, ficou na minha lista de livros para ler por muito tempo. E eu confesso que, apesar de tê-lo considerado ótimo, esperava mais. O filme, no entanto, é bastante fiel e, na minha opinião, até melhor. E não por deméritos do autor, mas porque O Menino do Pijama Listrado é uma história que tem um impacto ainda maior quando vista do que lida.

O Noivo da Minha Melhor Amiga
O Noivo da Minha Melhor Amiga, de Emily Giffin, foi mais um livro que li após assistir à adaptação cinematográfica. E lê-lo me fez gostar ainda mais do filme. Como sempre, é claro que o longa traz algumas mudanças em relação ao livro, mas são todas compreensíveis e até bem-vindas. Amo a forma como a adaptação capta os dilemas de Rachel e o romance entre os protagonistas.

Precisamos falar sobre o Kevin
Provavelmente um dos livros mais geniais da história, Precisamos falar sobre o Kevin, de Lionel Shriver, é uma obra difícil de ser adaptada – ainda mais por contar com uma narrativa epistolar. No entanto, o filme conseguiu levar o clima pesado e sombrio das páginas para as telas e, apesar de ter sido obrigado a resumir a trama, adaptou-a com fidelidade.

um-dia-filme

Um Dia
Um Dia, de David Nicholls, é um dos meus livros favoritos da vida, então, imagina meu medo antes de assistir ao filme? Para o meu alívio, a adaptação é, na maior parte do tempo, fiel e, o mais importante, traz a emoção aquele clima de nostalgia, que é uma das características que mais me marcaram ao ler o livro.

Quais são as adaptações de livros que vocês mais gostam?

Anúncios

6 thoughts on “As Melhores Adaptações de Livros

  1. Confesso que alguns dos filmes que você listou eu não li o livro, como Clube da luta e o menino do pijama listrado.
    Uma das adaptações que eu amoooo é Orgulho e preconceito, super fiel ao livro, fora que é Austen e nem precisamos entrar em mais detalhes.
    Outro que eu curto e claro não está na sua lista é Harry Potter, nem preciso falar, apenas sentir.
    E por enquanto eu curto as adaptações de Hunger Games, mesmo não tendo saído o último ainda (oremos).
    =D

    1. Eu pensei em colocar Jogos Vorazes, mas, apesar de gostar bastante do 2 e do 3, acho que o 1 deixa um pouco a desejar, então decidi deixá-lo de lado hehehe Mas acho que o quarto (e último, snif) será demais. Sentirei saudades do Peetinha!

  2. Um amor para recordar. Sei que é raro o filme ficar melhor que o livro, mas no caso deste foi o que ocorreu. É lindo! Perfeito.

    Também tem a minissérie do livro Orgulho e Preconceito de 1995. É super fiel a estória de Jane.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s