Resenha de Me and Earl and the Dying Girl (Eu, Você e a Garota que Vai Morrer) – Jesse Andrews

IMG_3895

Para “sobreviver” ao Ensino Médio, Greg Gaines aprendeu a se camuflar em qualquer ambiente social. Seu único amigo é Earl, com quem produz filmes inspirados em clássicos e que não mostram para ninguém. No entanto, quando Rachel é diagnosticada com Leucemia, a mãe de Greg pede que ele passe mais tempo com a garota e, então, tudo se transforma: Greg vira o centro das atenções na escola e Earl deixa que Rachel assista aos seus filmes. Quando ela decide parar o tratamento, Greg e Earl resolvem homenageá-la com uma produção, que acaba se transformando no Pior Filme Já Feito.

>> Encontre o melhor preço de Me and Earl and the Dying Girl

Me and Earl and the Dying Girl estava nos meus planos de leitura há mais de um ano, depois que o vi em uma lista de “livros parecidos com A Culpa é das Estrelas“, do BuzzFeed. Como a adaptação cinematográfica já estreou nos Estados Unidos, decidi lê-lo logo. E, olha, que decepção! Desde a primeira palavra do livro, Greg faz questão de reforçar que esta não é uma história de amor. E tudo bem não ser – apesar de adorar um romance, valorizo muito tramas em que amor romântico não é o foco. O problema é que, até agora, eu não sei exatamente sobre o que Jesse Andrews quis falar em Me and Earl and the Dying Girl.

Também desde o início, fica bem claro que o livro será regado a humor. E os primeiros capítulos dão a entender que as tiradas de Greg serão apuradas e perspicazes. De repente, não sei bem dizer o que acontece, mas o protagonista passa a exagerar na dose e as piadas se tornam forçadas e totalmente sem graça. E se Greg beira o insuportável, Earl compensa um pouquinho (mas bem pouquinho) com sua personalidade excêntrica e por não ter papas nas línguas. Já Rachel, coitada, apesar de ser o centro da trama, tem pouca participação e mal fala mais do que 10 palavras por diálogo.

Como A Culpa é das Estrelas e principalmente Zac & Mia (que também estava nesta lista do BuzzFeed) são relativamente ricos em detalhes sobre as doenças dos personagens, senti falta do “progresso” da Leucemia de Rachel. E a falta de informação acabou deixando a história superficial, simplória e até menos impactante do que poderia ser. No Goodreads, Me and Earl and the Dying Girl é bem avaliado e, até agora, eu não consegui entender o porquê – mas, ok, vou respeitar o gosto alheio. Para mim, porém, a obra de Jesse Andrews tem um mérito: reflete muito bem o egocentrismo de Greg, o que torna o livro sem propósito e quase insensível.

Título original: Me and Earl and the Dying Girl
Editora: Fábrica 231
Autor: Jesse Andrews
Ano: 2012
Páginas: 295
Tempo de leitura: 4 dias
Avaliação: 1 estrela

*Em 2015, Me and Earl and the Dying Girl foi adaptado ao cinema com roteiro do próprio Jesse Andrews. Nos Estados Unidos, o longa estreou no mês de junho, no Brasil, porém, não tem data prevista para chegar ao cinema. 

Anúncios

5 thoughts on “Resenha de Me and Earl and the Dying Girl (Eu, Você e a Garota que Vai Morrer) – Jesse Andrews

  1. Cara que decepção! Eu pensei que ia amar esse livro justamente por não ser igual a ACEDE, por não ser piegas tentando contar uma história de amor.
    Mas aí, não é história de amor e também não é história de nada, não consegui identificar até agora qual a intenção do livro.
    No começo achei Earl besta no sentido de engraçado, mas depois ele perdeu até isso, tornando-se um personagem zero.
    Olha, quero assistir o filme, e espero que realmente não seja fiel ao livro, porque se for vai ser mais uma decepção…

    1. Eu realmente não recomendo, hahaha! Tem livros que a gente não gosta, mas acha que outros podem gostar, às vezes por uma questão de preferência também. Mas esse não dá! E vou responder a TAG :D
      Beijos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s