Meu pai fala cada uma – Justin Halpern

IMG_2921

Quando era criança, Justin Halpern tinha medo do pai, o médico nuclear Sam Halpern, cuja sinceridade e objetividade beiravam à grosseria. Aos 28 anos, Justin foi dispensado pela namorada e decidiu voltar a morar na casa da família. Foi quando, graças ao comentários sarcásticos e amargos do pai, com então 73 anos, passou a enxergá-lo “como Sócrates, mas mais bravo e com cabelo pior”. Então surgiu a ideia de criar um Twitter para registrar as pérolas de Sam Halpern, que logo foram documentadas no livro Meu pai fala cada uma e contextualizadas por histórias da vida de Justin.

meupaifala

Eu lembro de acompanhar o Twitter Shit My Dad Says lá em 2009/2010 e de me divertir muito com as frases de Sam Halpern. Eu não sabia ao certo se as pérolas eram verídicas, mas, quando soube que elas dariam origem à série homônima, que seria estrelada por William Shatner (o eterno Capitão Kirk, de Star Trek), imaginei que sim – e são mesmo! No entanto, confesso que não sabia sobre o livro e só fui apresentada a ele – pela Ká, do Livros & Escritos – porque precisava de uma obra “baseada ou que se tornou uma série de TV”, para o Desafio de Leitura.

Não quero… Entendo para que serve… Entendo, sim. E não me interessa se seus amigos têm. Todos os seus amigos também têm cortes de cabelo idiotas, mas você não me vê correndo para o barbeiro por causa disso – sobre a internet.

A pior coisa que você pode ser é mentiroso. Tá, tudo bem, a pior coisa que você pode ser é nazista, mas a segunda é mentiroso.

Meu pai fala cada uma não é exatamente meu estilo de leitura, mas, como eu acompanhava o Twitter, decido lê-lo e admito que foi bem divertido. O mais legal é que as pérolas de Sam Halpern, por mais engraçadas e escrachadas que sejam, são também repletas de verdades – exatamente aquele tipo de verdade que seus pais ou pessoas próximas costumam falar com a maior delicadeza possível. E, apesar de ter o humor ácido e o sarcasmo como carros-chefe, Meu pai fala cada uma tem um toque de sensibilidade, ainda que à própria e peculiar maneira, por retratar com tanta fidelidade a relação nada fofa, mas completamente sincera entre pai e filho.

Título original: Shit My Dad Says
Editora: Sextante
Volume seguinte: More Shit My Dad Says
Autor: Justin Halpern
Ano: 2010
Páginas: 141
Tempo de leitura: 2 dias
Avaliação: 3 estrelas

*Meu pai fala cada uma foi transformado na série $#*! My Dad Says, que teve William Shatner como protagonista e foi ao ar entre 2010 e 2011.

Anúncios

2 thoughts on “Meu pai fala cada uma – Justin Halpern

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s