Reading Journal

Estava eu em um passeio inocente pela Livraria Cultura, quando avistei o Reading Journal que é tema deste post. Comecei a folheá-lo por curiosidade, mas, para minha felicidade (e tristeza do meu bolso, que ficou R$ 73,65 mais pobre), me deparei com um diário literário que parece ter sido projetado por alguém que realmente ama livros, já que conseguiu sair totalmente do lugar comum.

E foi por ter me surpreendido tanto que resolvi fazer um post para compartilhar essa belezinha com vocês. O Reading Journal tem espaço para documentar 50 livros e, a cada cinco registros, o leitor encontra uma página de “exercícios” – a parte mais legal do diário

Bom, vamos ao que interessa:

Nas páginas de review, você documenta o livro, preenchendo o título, o autor, o ano de publicação e a categoria do livro, além das datas em que começou e terminou a leitura, a avaliação e os assuntos sobre os quais a obra inspirou você a aprender mais. Também tem espaço para fazer anotações aleatórias ou até escrever uma resenha (curtinha, mas dá).

O primeiro “exercício” é o My Biblio Style, em que você lista os seus autores e livros favoritos do momento – o que achei uma sacada ótima, já que todo leitor assíduo está sempre alterando a lista de preferidos – e nas categorias Young Adults e Childhood. No My Biblio Style, você também registra quais são os seus lugares preferidos para ler, o seu ritmo de leitura e seus gêneros favoritos.

O Literary Superlatives me lembrou o Literary Listography (resenha aqui), já que a ideia é reunir os personagens mais parecidos com você, suas paixões literárias, o livro que mais te fez chorar, entre outras categorias. Já o Literary Face-Offs faz o leitor refletir sobre suas preferências, ao reunir duelos entre títulos  literários e dilemas como “se eu fosse um herói shakesperiano, eu seria…” e “se eu fosse um detetive literário, eu seria…”.

No Shelf Life, você lista, por categoria, os livros que compõem a sua estante (obviamente, não vai caber tudo) e, no My Biblio Brain, os autores que mais influenciaram você. Já quem gosta de quotes, como eu, vai adorar escolher alguns trechos especiais para preencher o Lasting Language of Literature. Só tem espaço para 10, então não será tarefa fácil. No Books on Screen, você pode eleger as melhores e piores adaptações de livros, listar as que você quer assistir e as que você gostaria que fossem feitas, além de escalar seu próprio elenco. Quem gosta de viajar vai adorar preencher o Literary Pilgrimages, onde você lista os livros que te fizeram ter vontade de conhecer outros lugares do mundo, além de cenários literários preferidos e autores internacionais favoritos.

Como o próprio título dá a entender, o Reading Trees é uma espécie de árvore genealógica, só que de livros – oh, really? Nessa parte do journal, você escolhe alguns livros para listar que assuntos eles inspiraram você a aprender mais sobre; que outros livros do mesmo autor eles te deram vontade de ler; e quais outros autores você teve vontade de conhecer após a leitura. O mais legal desse exercício é que você descobre não apenas como uma obra influenciou sua vida e seus hábitos literários, como também quais leituras podem expandir seus horizontes. São dois Reading Trees ao longo do diário.

No final do Reading Journal, você encontra listas com alguns dos vencedores dos principais prêmios literários, como o Pulitzer, o Man Booker Prize e o National Book Award For Fiction. Além de abastecer a wishlist com leituras futuras, você também pode ticar os que já leu. No meu caso, poucos, haha! E se os livros vencedores dos principais prêmios literários não forem o suficiente, você pode buscar mais ideias nas listas de melhores livros elaboradas pela The Modern Library, pela BBC e pela revista Time, além dos títulos escolhidos pelo Book Club da Oprah Winfrey. Ainda não é o bastante? Tudo bem. O journal também traz listas de livros favoritos por gênero. O único problema dessas compilações é que muitos títulos aparecem em quase todas as listas.

Chegando ao final do journal, sobram algumas páginas para você preencher com livros que ainda quer ler. Quem empresta livros (eu sou egoísta e empresto muito pouco) pode registrar os que estão emprestados, desde quando e para quem. Quem pega livros emprestados (sou chata e pego muito pouco) também pode documentar o que está “devendo”, para quem e desde quando. Por último, vem o Book Source Address Book, espaço reservado para anotar endereços e contatos de suas fontes de livros. Achei forçar um pouco a amizade, mas tudo bem, porque o resto é simplesmente perfeito :)

Anúncios

5 pensamentos sobre “Reading Journal

  1. Aí… Que maldade fazer esse post tão completo.
    Agora me arrependo de não ter comprado um quando o vi. =(
    Achei divertido!! Adorei todas as opções a serem preenchidas E pra mim seria perfeitinho pq minha meta geralmente é de 50 livros por ano!
    Vou deixar na minha wishlist de niver e Natal pra fazer um no ano que vem!!

    Beijos!!

    1. Hihihihi! Me empolguei!
      Confesso que, no momento em que eu comprei, ainda não sabia que era tão legal, completo e diferente. Super recomendo comprar na virada do ano – pena que minha meta é um pouco maior que 50 e, como espero atingi-la, não ia caber todas as minhas leituras nele :(
      Beijos

  2. Uia! Quanta coisa pra fazer com um “mero livro”. Muito boa a proposta, pelo trabalho da pessoa que teve pra pensar em todas essas ligações, no layout das páginas e no acabamento do livro, é caro mas vale o preço =)

    Não sei se teria disciplina pra responder a tudo, mas a ideia é bem boa mesmo!

    Beijos

    1. Sim, é muito caprichado, em todos os aspectos :) E ainda é hardcover, o que justifica mais um pouquinho o preço, hahaha!
      Sobre disciplina, minha ideia é preencher os exercícios a cada cinco leituras mesmo, então vou ter um bom tempo de descanso, hehe!
      Beijos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s