Resenha de Tampa – Alissa Nutting

IMG_9614

A vida de Celeste Price parece perfeita: indiscutivelmente bonita, ela é uma realizada professora de inglês da oitava série e casada com o leal e bem de vida Ford. No entanto, o que ninguém sabe é que ela guarda um grave segredo: a obsessão sexual por meninos de 14 anos. Assim que começa a trabalhar como professora na Jefferson Jr. High School, Celeste passa a se dedicar à busca por sua próxima presa e logo encontra o que quer em Jack Patrick. A partir de então, ela dá início à missão de seduzir o garoto, mas, apesar de todos os cuidados, a relação pode tomar rumos inesperados.

>> Encontre o melhor preço de Tampa

No início, as ideias e devaneios de Celeste são tão fora dos eixos e doentios, que chegam a ser engraçados, ainda que de uma maneira completamente absurda – e a honestidade e falta de censura da personagem apenas contribuem para que o leitor se divirta, apesar da temática pesada. No entanto, mais para o final do livro, a obsessão dela toma proporções desastrosas e o que era cômico se torna, definitivamente, trágico, inaceitável e injustificável.

O amor faz com que as pessoas se sintam aceitas e […] elas então começam a infringir as regras.

Durante a leitura de Tampa, me lembrei de Precisamos falar sobre o Kevin, de Lionel Shriver. Explico: apesar das temáticas e do próprio clima dos livros serem completamente diferentes, ambas as autoras conseguem fazer com que você, de alguma forma, simpatize com os protagonistas, por mais que saiba que eles são os errados da história e que não existem justificativas lógicas para o que fizeram. E é sob essa luz que fica impossível não se perguntar: até que ponto adolescentes de 14 anos, sejam meninos ou meninas, são realmente apenas vítimas de situações como estas?

Com muitas doses de sexo explícito, uma narrativa fluida e contemporânea, que disseca o comportamento de Celeste Price, Tampa ainda propõe uma discussão muito pertinente em tempos de feminismo, muitas vezes exacerbado, sobre o uso da beleza feminina e os benefícios que ela oferece. E se você está pensando que esse tipo de coisa só acontece na ficção, saiba que Tampa é baseado na história real de Debra Lafave, uma professora que, aos 24 anos, foi presa por ter mantido relações sexuais com um estudante de 14 anos.

Título original: Tampa
Editora: Rocco
Autor: Alissa Nutting
Ano: 2013
Páginas: 315
Tempo de leitura: 3 dias
Avaliação: 5 estrelas

Anúncios

12 pensamentos sobre “Resenha de Tampa – Alissa Nutting

  1. Compartilhamos da mesma opinião sobre o livro. Ao mesmo tempo que a gente sabe que é errado, a protagonista é de uma certa forma cativante.
    Isso que vc mencionou sobre questionarmos até que ponto adolescentes de 14 anos são vítimas nessa situação… Eu penso muito sobre isso e acho que com 14 anos vc tem plena consciência do que está acontecendo e passa a ser uma escolha. Se o caso fosse com crianças de 10/11 anos ou menos, aí sim acho que não existe uma escolha e eles são vítimas.
    Acho que é isso!

    1. Ai que bom que concorda comigo. Por um momento fiquei com medo de ser uma opinião radical demais, mas a verdade é que, com 14 anos, você definitivamente sabe o que está fazendo – eu, pelo menos, sabia. Claro que nessa idade somos mais suscetíveis a fazer coisas das quais iremos nos arrepender, mas não somos completamente idiotas. Ou seja, se não há violência física, é consensual, o que obviamente não justifica as atitudes da pessoa mais velha.

  2. Eu desde que vi que ia sair esse livro pensei em Lolita. Até cheguei comentar que seria Humbert Humbert versão feminina. Acho que o que fica de semelhante é apenas o tema. Só! Porque Lolita tem toda a linguagem literária, enquanto Tampa é muito mais crua. E acho que isso que faz como que Tampa seja mais chocante do que Lolita, porque em Lolita o narrador te manipula de uma maneira que você pense que ele não esteja errado, o que falha, claro.
    Tampa é ao mesmo tempo tragicômico e assustador, principalmente quando você lembra que veio de fatos reais.
    É chocante. Seria a palavra que eu definiria o livro.
    =D

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s