Como trocar livros pelo Skoob

Já faz algum tempo, eu abandonei o Skoob e aderi ao Goodreads para registrar minhas leituras, me informar sobre os lançamentos e atualizar minha wishlist. Em partes, porque só leio autores estrangeiros e, por ser gringo, o Goodreads me mantém melhor informada sobre as novidades. Mas as principais razões foram: não acho o site brasileiro intuitivo; e eles demoraram para lançar um app – e o do Goodreads é incrível. No entanto, teve um serviço que me fez voltar a acessar o Skoob: o programa de troca de livros.

skoob-1

Sei que isso não é novidade para muitas pessoas, mas comecei a usar o sistema há pouco tempo e estou muito empolgada, hahaha. Por isso, resolvi fazer este post, explicando como funciona, para que leitores assíduos que, assim como eu, nunca ligaram para a ideia de trocar livros pelo Skoob saibam que é um esquema muito legal e que funciona. Vamos lá:

Troca livro x livro
Para trocar livro por livro, não tem segredo: você só precisa manter sua estante de trocas atualizada e esperar que alguém se interesse por algum título. O problema desse método é que, para a troca acontecer, você precisa se interessar pelo livro que uma pessoa disponibilizou e vice-versa – e, na maioria das vezes, isso não acontece. Além disso, a busca é manual, o que exige bastante paciência e persistência.

Troca pelo Plus
Acho que, justamente por detectar a dificuldade em trocar livro por livro, o Skoob criou o sistema Plus, em que você troca livros por créditos – ou seja, não existe a necessidade da compatibilidade de títulos desejados e disponíveis para troca entre os usuários. O primeiro passo é se cadastrar no Skoob, atualizar a estante de trocas e ativar o Plus. Quando adicionar um livro para trocar, é interessante colocar fotos e uma breve descrição sobre seu exemplar (se é novo ou não, se está em bom estado ou tem algum defeito), além de estabelecer o valor, que varia entre 1 e 2 créditos – a maioria custa 1 crédito, mas se o livro for muito grande ou lançamento, vale cobrar 2 créditos. Depois, é só esperar que alguém se interesse pelos seus livros.

skoob-2

Eu achei que fosse demorar para receber solicitações de troca, mas, em uma semana, enviei nada menos do que 12 livros. Isso porque o sistema do Plus não é manual, ou seja, é muito fácil encontrar alguém que tenha um livro que você quer ou ser encontrado por alguém que deseja um título que você disponibilizou. Para facilitar sua vida, também é interessante manter a estante de desejados atualizada e, então, sempre que um livro que você quer for colocado para troca, você será avisado por e-mail.

Quando receber a solicitação…
Provavelmente, antes de receber a solicitação para a troca, o usuário interessado no seu livro irá perguntar sobre o estado do exemplar e/ou pedir fotos (caso você não tenha adicionado estas informações na sua estante). Depois, ele irá solicitar o livro e você pode aceitar ou não a solicitação. Aceito o pedido, é hora de embalar o livro (em papel ou envelope pardo) e enviar pelos Correios*, o mais rápido possível. Depois de mandar o livro para o usuário, você precisa colocar o código de rastreio no Skoob, para que o envio seja acusado e tanto você, quanto o destinatário possam checar o paradeiro do pacotinho. Quando a encomenda chegar, o novo dono do livro irá acusar o recebimento no Skoob e seu crédito estará liberado :)

*Para que a troca valha realmente a pena para o remetente, o pacote deve ser enviado via Impresso Nacional – Registro Módico, que é muito mais barato do que Sedex ou PAC e não demora tanto para chegar. Então, quando chegar à agência dos Correios, não esqueça de solicitar essa modalidade.

Para solicitar um livro…
Para saber se um livro que você quer está disponível para trocar, é só entrar no Plus e fazer a busca. Quando clicar em “disponível”, todos os usuários que estão trocando o título irão aparecer. Aí é só escolher um deles e, se não tiver descrição e fotos, é uma boa mandar um recadinho para saber quais as condições do produto e se a pessoa pode enviar fotos para você. Mas, lembre-se, você só poderá solicitar um livro quando tiver créditos. Ou seja, só depois que alguém solicitar um exemplar seu, você enviá-lo e o pacote chegar. Pode demorar um pouquinho.

skoob-3

Se der tudo certo, é só esperar o usuário enviar o seu livro e monitorá-lo pelo código de rastreio. Quando o pacote chegar, não se esqueça de liberar o crédito da pessoa rapidinho e avaliar o “serviço”.

E se rolar um superaquecimento nas trocas…
Se você tiver enviado muitos livros ou estiver com muitos créditos acumulados, basta pausar as trocas e esperar o momento certo de reativá-las. Sem desespero!

Por que vale a pena?
Quem é leitor (e comprador) assíduo sabe que é normal adquirir livros que acabam nunca sendo lidos ou que simplesmente não são considerados dignos de um lugar na estante. Pois o Plus é a forma ideal de se livrar deles e não sair no prejuízo. Isso porque, ao usar o sistema, na teoria, você não está trocando livro x livro, mas, na prática, sim. Afinal, o (pouco) que você gasta enviando livros para outros usuários é revertido em novos títulos para a sua estante :)

Divirtam-se :)

Ps¹: este post não é um publi. É propaganda gratuita e espontânea mesmo, haha!
Ps²: aderi ao Plus depois das trocas super bem-sucedidas e dicas da amiga Karolyne <3 

Anúncios

27 pensamentos sobre “Como trocar livros pelo Skoob

  1. Nossa, esse post caiu como uma luva! Eu uso o Skoob há uns trocentos anos, né. Sabia da história da troca, mas nunca entendi direito como funcionava! Sem falar que sempre imaginei que fosse caríssimo enviar os livros, mas pelo jeito não, né?! Vou organizar minha prateleira de trocas, tô louca pra me desfazer de uns que meu marido compra, lê 10 páginas e desiste pq não gosta! Aff!! hahaha Beijos e adorei esse post mega explicativo!!

    1. Não é caro, não, Bru! Eu também achava… acho que, até agora, o mais caro que paguei foi quase 10 reais porque era para o Pernambuco e um livro não muito leve. Mas na maioria das vezes é menos do 5 reais ou pouca coisa mais. Vale muito a pena e é uma ótima forma mesmo de se livrar do que não quer :) Me avisa quando ativar seu plus, hehehe! Beijos

  2. Cuidado, isso vicia! Ahaha
    Esse é um dos motivos que não me deixam largar o skoob. Já foram quase 20 livros trocados e sem intenção de parar. Somos leitoras sustentáveis! :)

  3. Eu acabei de postar sobre esse assunto e aí abri o Chez B e lá estava esse link nos links da semana! Adoro esse assunto e já vim logo papear sobre ele! hauauahauh
    Eu aaamo o Skoob *-* sou meio apegada demais, inclusive hauauhah Mas acho q vou criar minha conta no Goodreads tbm :D
    Já usou o livra livro? Não é tão bom quanto o skoob, mas serve legalzinho pra fazer trocas tbm :)
    Bjooo

    1. Eu também sou apegada, mas o sistema no Skoob é muito vantajoso hahaha Agora, pra registrar minhas leituras, uso mesmo o Goodreads e super recomendo! Sobre o Livra Livro, já ouvi falar, mas nunca usei! Vou me atualizar!
      Beijo

  4. oi não estou entendendo muito bem, eu clico no perfil da pessoa de que quero trocar e clico no livro na página de trocas e só aparece a descrição do vídeo, pode me ajudar?

  5. Oi Nádia!!!!
    Queria agradecer você pela explicação de trocas pelo Skoob, você foi super simples na explicação e me ajudou muito!!! =D
    Mas eu ainda fiquei com uma duvida >.<"
    Só posso pedir um livro seu eu já enviei um ou se eu comprar 1 credito, que sai R$19,90? Porque não consigo verificar se o livro está disponível ou não sem ter 1 de credito.. =/

    Obrigadaaaa!!!!
    Aline

    1. Oi Aline, obrigada! Que bom que ajudei!
      Você só consegue pedir um livro se tiver créditos, sim. E mesmo depois de enviar um livro, ainda demora um pouquinho pro crédito cair – até o livro chegar pra pessoa e talz…

  6. Oi, como eu faço para mudar o valor do meu livro? Sempre que eu clico no ícone de troca, vai automaticamente como 1 crédito. Obrigada pelas dicas!

  7. Algumas coisas eu fiquei meio que confusa … o skoob disponibiliza um crédito para você solicitar só depois que mandar um livro para alguém , e o endereço a pessoa manda pelo skoob ou o site mesmo disponibiliza ?

  8. Oi, uma moça me perguntou se eu podia me encontrar com ela pessoalmente para trocar o livro, perguntei se eu receberia créditos dessa forma e ela confirmou e que já fez isso várias vezes… Você acha que isso é verdade ou enganação? Estou com receio, mesmo com a reputação dela ser boa…

    1. Oi Suelen, para você receber o crédito pelo Skoob, é preciso inserir um código de rastreio dos Correios. Então, não sei como funcionaria no caso de fazer a troca pessoalmente. Eu também ficaria com receio.

  9. Você disse que pra solicitar livro pelo Plus “é só entrar no Plus e fazer a busca. E quando clicar em “disponível”, todos os usuários que estão trocando o título irão aparecer.”

    Mas, aí vai mostrar TODOS os usuários que tem o livro disponível.

    E como eu faço se por exemplo: eu já tenho a pessoa certa de quem eu quero solicitar o livro. Como que eu faço pra solicitar já entrando no perfil dela sempre precisar ter que ainda buscar de usuário por usuário até achar ela?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s