Resenha de Anexos – Rainbow Rowell

IMG_6817

Em 1999, as melhores amigas Beth Fremont e Jennifer Scribner-Snyder trabalham juntas e, apesar de saberem que os e-mails da empresa são monitorados, não se preocupam e trocam inúmeras mensagens pessoais. Lincoln O’Neill é o responsável pelo serviço de monitoramento, embora tenha imaginado, quando se candidatou para a vaga de “agente de segurança da internet”, que construiria firewalls e combateria hackers. Como era de se esperar, os e-mails de Beth e Jennifer são sempre considerados inadequados, mas Lincoln não apenas deixa de denunciá-las, como também adora ler as mensagens das duas amigas. No entanto, ele acaba se apaixonando por Beth e, então, tem a certeza de que deixou a “brincadeira” ir longe demais.

>> Encontre o melhor preço de Anexos

Anexos conta, paralelamente, as histórias de Beth, Jennifer e Lincoln a partir do momento em que elas se conectam, mas também permite flashbacks, o que contextualiza a trama e apresenta ao leitor as bagagens dos personagens. Metade da história é narrada por meio da troca de e-mails entre as amigas, o que é realmente super divertido e cativante, mas não é novidade – já vimos o estilo na série Garoto, de Meg Cabot, e em @mor, de Daniel Glattauer. A “inovação”, porém, fica por conta dos capítulos narrados em terceira pessoa sob o ponto de vista de Lincoln, que resulta em uma obra ainda dinâmica, mas mais profunda e rica.

Acredito que se preocupar com algo ruim prepara você para o fato quando ele ocorrer. Se você se preocupar, a coisa não te atinge tão forte. Você pode aceitar o golpe se o vir chegando.

Diferente de Eleanor & Park FangirlAnexos tem protagonistas adultos, na casa dos 20 e tantos anos, o que acabou sendo uma grata surpresa para mim: apesar de eu ser apaixonada por Fangirl, preciso admitir que Rainbow Rowell se saiu melhor ao escrever uma história com pessoas mais velhas – e Ligações irá confirmar ou não minhas suspeitas, já que também conta com protagonistas adultos.

As coisas melhorar – doem menos – com o tempo. Se você permitir.

O primeiro amor é só isso: o primeiro. Está implícito que algo vai vir depois.

Apesar der ser uma história relativamente leveAnexos também aborda assuntos mais densos, assim como acontece nas outras obras de Rainbow Rowell, como maternidade, os dilemas da vida a dois, as decepções e frustrações, as relações em família, a busca por autoconhecimento, etc. O ar descontraído vem com inúmeras referências à cultura pop e geek e o resultado é uma trama não apenas democrática e divertida, mas também realista, em todos os sentidos.

Existem momentos em que você não consegue acreditar que algo maravilhoso está acontecendo. E existem momentos em que toda a sua consciência é preenchida com o conhecimento absoluto de que algo maravilhoso está acontecendo.

Quando começar a ler Anexos, você pode até pensar que a história é previsível. E, em alguns pontos, ela realmente é. Mas a forma como Rainbow Rowell desenvolve a trama garante surpresas e reviravoltas que fazem a leitura realmente valer a pena. E, apesar de ser um romance típico, a história também fala muito sobre amizades e sobre ser fiel a si mesmo. Sobre não se contentar com o “bom”, tampouco com o “ótimo”, e, sim, se conhecer para, então, saber o que realmente quer.

Título original: Attachments
Editora: Novo Século
Autor: Rainbow Rowell
Ano: 2011
Páginas: 368
Tempo de leitura: 3 dias
Avaliação: 5 estrelas

Veja mais livros de Rainbow Rowell

Anúncios

5 pensamentos sobre “Resenha de Anexos – Rainbow Rowell

  1. MELHOR LIVRO DELA até agora.
    Gostei tanto da parte dos emails, mas a parte da narrativa também é bem boa, ao mesmo tempo que é leve e divertido, tem uma carga emocional “pesadinha” dos dois lados.
    Adoreii as partes que ela faz referencias a outras obras, como Bridget Jones!
    Agora vou ficar no aguardo de Landline pra ver se minhas suspeitas se confirmam.

    =D

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s