Seis Coisas Impossíveis – Fiona Wood

IMG_5553

Dan Cereill levava uma vida confortável e tranquila, até que tudo de ruim resolveu acontecer ao mesmo tempo: seu pai faliu, assumiu a homossexualidade e pediu o divórcio. O fato de a mãe ter recebido uma casa de herança seria uma boa notícia, se o imóvel não cheirasse mal, não fosse frio como uma geladeira e não tivesse sido tombado como patrimônio histórico – o que não permite que ele seja reformado. Para piorar ainda mais a situação, se é que é possível, Dan e a mãe estão sem dinheiro a ponto de passar fome e ele está apaixonado pela vizinha Estelle, que nunca notou sua existência. Para se orientar no meio de tanta bagunça, Dan faz uma lista de seis coisas impossíveis, que incluem beijar a vizinha, arrumar um emprego, animar a mãe, tentar não ser um nerd completo, falar com o pai e descobrir como ser bom.

seiscoisas

Dan é um personagem extremamente carismático, que combina perfeitamente o sarcasmo com o senso de humor apurado, a ingenuidade e a sabedoria. E, por causa disso, é pouco provável que o leitor não se sensibilize com a situação delicada de Dan e a forma como ele realmente se esforça para ser uma pessoa melhor. O resultado é uma torcida genuína para que o personagem seja capaz de realizar os seis objetivos que julga impossíveis.

Como em todas as armadilhas, entrar é fácil, mas sair pode revelar-se impossível.

Em seu livro de estreia, Fiona Wood aborda temas polêmicos e delicados, como o divórcio, a homossexualidade e o bullying, de maneira leve, mas sempre responsável. O mistério sobre alguns acontecimentos-chave da trama cria vários momentos em que você acha que algo determinante irá acontecer, o que na grande maioria das vezes não se torna realidade. E essas pequenas decepções, somadas à leve falta de clímax, são os únicos defeitos que aponto no livro.

Seis Coisas Impossíveis traz surpresas, mas também é previsível. No entanto, acredito que o principal ponto da obra de Fiona Wood não seja exatamente surpreender e/ou acompanhar Dan em sua jornada pela realização (ou não) dos itens de sua lista. Para mim, a obra de estreia da autora é mais uma celebração à lealdade, em todas as suas formas, e à descoberta de que, talvez, as coisas boas e certas não sejam tão impossíveis assim.

Título original: Six Impossible Things
Editora: Novo Conceito
Autor: Fiona Wood
Ano: 2010
Páginas: 272
Tempo de leitura: 2 dias
Avaliação: 3 estrelas

Anúncios

One thought on “Seis Coisas Impossíveis – Fiona Wood

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s