Resenha de A Evolução de Mara Dyer – Michelle Hodkin

ATENÇÃO! CONTÉM SPOILERS DE A DESCONSTRUÇÃO DE MARA DYER!

IMG_5007

Mara Dyer já se convenceu de que não está louca e que pode realmente matar as pessoas com um simples pensamento. No entanto, quando descobre que Jude, seu ex-namorado supostamente morto no desabamento do sanatório, está, na verdade, vivo, ela perde o controle e assusta os médicos e a família. Jude passa a assombrar vida de Mara e apenas Noah Shaw está disposto a acreditar no que a garota jura ser a verdade. Com a liberdade ameaçada pela possibilidade de ir para um hospital psiquiátrico, Mara precisa convencer a todos de que não está louca, enquanto tenta descobrir quais são os planos de Jude.

Confesso que A Desconstrução de Mara Dyer não me cativou tanto e eu até pensei em desistir da trilogia. Mas, ao ver que muitos leitores elogiavam a saga de Michelle Hodkin, resolvi dar uma chance e agora posso dizer que foi uma das melhores “decisões literárias” que tomei em 2014. A aura sombria e misteriosa que envolve o primeiro volume da série também é pano de fundo para A Evolução de Mara Dyer, assim como as “cenas de terror”.

Não pode me ferir do modo que acha que pode. Mas mesmo que pudesse? Preferiria morrer com seu gosto na língua a viver e jamais tocá-la de novo.

Embora tenha a mesma estrutura – como os capítulos relativamente curtos – e as mesmas características de A Desconstrução, achei A Evolução uma leitura muito mais fluida e muito menos cansativa, apesar de ser extremamente movimentada. Assim como no primeiro livro da série, não conseguimos saber exatamente o que é a imaginação de Mara e o que realmente está acontecendo e essa manipulação da autora se estende da personagem para o leitor e é ainda uma das maiores qualidades da saga.

Apesar de todos os problemas de Mara – e, acredite, são muitos -, Michelle Hodkin ainda encontra espaço para um romance convincente e fundamental para a história, com a ajuda do incrível Noah Shaw, e o humor, ainda que regado a muito sarcasmo e ironia. Além de ser extremamente movimentada e repleta de acontecimentos, em sua maioria misteriosos, a trama de A Evolução não é simples de ser compreendida, por isso, recomendo ler a série em uma tacada só, para evitar que as (muitas) informações não se percam.

Com uma escrita rica, mas fluida, personagens tão fracos quanto fortes, ou seja, tridimensionais, uma trama com muitos pontos, porém muito bem amarrados, e bastante mistério, Michelle Hodkin foi capaz de fugir dos clichês e criar uma história que mescla características de romance, fantasia, terror, thriller e até distopia. Além disso, é possível ver que, para dar vida à Mara Dyer, a autora recorreu a muitas teorias da vida real, principalmente a psicologia. E o resultado é uma história inteligente, criativa, convincente e surpreendente como poucas.

Título original: The Evolution of Mara Dyer
Editora: Galera Record
Volume anterior: A Desconstrução de Mara Dyer
Volume seguinte: A Vingança de Mara Dyer
Autor: Michelle Hodkin
Publicação original: 2012

Advertisement

13 comments

  1. Pq a gente não gostou tanto do primeiro? Esqueci dps de ler os outros…
    Apenas Noah <3, melhor do livro!!
    hauhauhuhauhaua
    Autora super nerd manja de td, ou pelo menos pesquisou sobre mta coisa pra falar e relacionar no livro. Acho q esse é o q ela mas faz referências, não lembro se fez tanto no primeiro. No terceiro acho q teve mais referência de literatura pop.

    • Eu não sei mesmo porque não amamos o primeiro. Eu jogo a culpa na Copa do Mundo, mas também li Garota Exemplar na mesma época e amei, hahaha. Enfim, importante é que decidimos terminar a trilogia e foi demais. Noah <3

  2. Eu ainda nao li o primeiro livro e pra nao ler nenhum spoiler, li somente a ultima parte da sua resenha rs
    Que bom que voce gostou que assim me dá mais animo pra começar a ler. Tenho curiosidade mas sempre ficava na duvida e acabava deixando pra la.
    Assim que sair o ultimo livro (sabe-se la quando…) vou começar a ler! =)

  3. […] A Evolução de Mara Dyer, Michelle Hodkin: se A Desconstrução de Mara Dyer não foi uma leitura que amei, o segundo livro da saga de Michelle Hodkin teve o efeito oposto. Além da história realmente começar a se desenrolar em A Evolução, a autora me surpreendeu pela quantidade de referências e teorias usadas no livro. Isso para não falar de Noah Shaw… <3 […]

  4. […] A Evolução de Mara Dyer, Michelle Hodkin: se A Desconstrução de Mara Dyer não foi uma leitura que amei, o segundo livro da saga de Michelle Hodkin teve o efeito oposto. Além da história realmente começar a se desenrolar em A Evolução, a autora me surpreendeu pela quantidade de referências e teorias usadas no livro. Isso para não falar de Noah Shaw… <3 […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s