Preocupado com a qualidade das refeições da filha, Emma, Garth Callaghan começou a cozinhar o almoço da menina e, junto com a comida, enviava mensagens de motivação escritas em guardanapos. O que começou como um mimo se tornou um hábito diário e um dos principais pilares da relação entre pai e filha.
Quando foi diagnosticado com câncer de rim pela primeira vez, Garth transformou o Bilhetes de Guardanapo, como viria a batizar as mensagens, em um verdadeiro projeto de vida. Emma tinha apenas 12 anos e o medo de deixar a filha cedo demais fez com que ele se certificasse de que ela receberia os Bilhetes de Guardanapo até terminar a escola, o que contabilizava nada menos do que 826 notas.
A sinopse de 826 notas de amor para Emma me chamou a atenção principalmente por se tratar de uma história real, no entanto, ao longo da leitura, me decepcionei um pouco porque a obra de Garth Callaghan é, na verdade, uma compilação de memórias mesclada com altas doses de autoajuda, que não é exatamente meu gênero de leitura favorito. Além de falar sobre os quatro diagnósticos de câncer e narrar causos da vida de Garth, 826 notas de amor para Emma também traz alguns bilhetes e lições que ela recebeu ou irá receber. Em alguns momentos, as histórias do autor são inspiradoras, mas, em outros, não me conectei tanto.
Apesar da decepção que crescia conforme a leitura avançava, não desisti porque o a obra é realmente muito fluida – o papel é grosso, as letras são grandes e a diagramação não ocupa a página inteira, por isso, o livro parece ser muito maior do que realmente é. Mesmo com todas as minhas críticas, porém, não dá para dizer que 826 notas de amor para Emma não é inspirador e reconfortante de alguma forma, justamente por se tratar de uma história real.
Título original: Napkin Notes
Editora: Leya
Autores: Garth Callaghan
Publicação original: 2013
[…] 826 notas de amor para Emma, Garth Callaghan @mor, Daniel Glattauer A garota que eu quero, Markus Zusak A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista, Jennifer E. Smith A Seleção, Kiera Cass Lonely Hearts Club, Elizabeth Eulberg Mentirosos, E. Lockhart Never Never, Colleen Hoover e Tarryn Fisher Nick & Norah – Uma Noite de Amor e Música, David Levithan e Rachel Cohn O Menino do Pijama Listrado, John Boyne Quem poderia ser a uma hora dessas?, Lemony Snicket Se eu ficar, Gayle Forman Zac and Mia, A. J. Betts […]