826 notas de amor para Emma – Garth Callaghan

IMG_4926

Preocupado com a qualidade das refeições da filha, Emma, Garth Callaghan começou a cozinhar o almoço da menina e, junto com a comida, enviava mensagens de motivação escritas em guardanapos. O que começou como um mimo se tornou um hábito diário e um dos principais pilares da relação entre pai e filha. Quando foi diagnosticado com câncer de rim pela primeira vez, Garth transformou o Bilhetes de Guardanapo, como viria a batizar as mensagens, em um verdadeiro projeto de vida. Emma tinha apenas 12 anos e o medo de deixar a filha cedo demais fez com que ele se certificasse de que ela receberia os Bilhetes de Guardanapo até terminar a escola, o que contabilizava nada menos do que 826 notas.

826

A sinopse de 826 notas de amor para Emma me chamou a atenção principalmente por se tratar de uma história real, no entanto, ao longo da leitura, me decepcionei um pouco porque a obra de Garth Callaghan é, na verdade, uma compilação de memórias mesclada com altas doses de autoajuda, que não é exatamente meu gênero de leitura favorito. Além de falar sobre os quatro diagnósticos de câncer e narrar causos da vida de Garth, 826 notas de amor para Emma também traz alguns bilhetes e lições que ela recebeu ou irá receber. Em alguns momentos, as histórias do autor são inspiradoras, mas, em outros, confesso que beira o pedante.

Apesar da decepção que crescia conforme a leitura avançava, não desisti porque o a obra é realmente muito fluida – o papel é grosso, as letras são grandes e a diagramação não ocupa a página inteira, por isso, o livro parece ser muito maior do que realmente é. Mesmo com todas as minhas críticas, porém, não dá para dizer que 826 notas de amor para Emma não é inspirador e reconfortante de alguma forma, justamente por se tratar de uma história real, cujo final pode não ser feliz, mas o durante, sim.

Título original: Napkin Notes
Editora: Leya
Autores: Garth Callaghan
Ano: 2013
Páginas: 320
Tempo de leitura: 2 dias
Avaliação: 3 estrelas

Anúncios

One thought on “826 notas de amor para Emma – Garth Callaghan

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s