Resenha de A Lista de Brett – Lori Nelson Spielman

IMG_3992

Brett Bohlinger é diretora de marketing da bem-sucedida empresa de produtos de beleza de sua mãe, Elizabeth, e esbanja uma vida glamourosa e confortável ao lado do namorado, Andrew. No entanto, meses após descobrir um câncer, Elizabeth perde a batalha, deixando Brett arrasada e inconsolável. Mas, se existe a imensurável dor da perda, existe também a certeza de que Brett se tornará a presidente da empresa e, como sempre, dinheiro não será um problema.

Mas é exatamente aí que ela se engana. Enquanto os irmãos Bohlinger recebem generosas heranças, Brett tem direito a absolutamente nada e, a pedido de sua falecida mãe, ainda terá que realizar, em um ano, os sonhos que listou quando ainda era adolescente. As metas incluem itens como ter um filho e se tornar professora e, a cada desejo realizado, Brett receberá uma carta de Elizabeth. Ao final, ela terá direito à sua herança, mas, talvez, o maior prêmio dessa empreitada não seja o dinheiro.

A Lista de Brett tem todos os ingredientes típicos e um chick lit, mas também mistura doses certeiras de drama e reflexão. Em alguns momentos, a obra de Lori Nelson Spielman é, sim, previsível e até um pouco forçada, mas, verdade seja dita, não deixa de surpreender em outros momentos – inclusive no final. A trama gira em torno das realizações de Brett, mas é claro que o romance tem papel importante na história e um dos grandes trunfos da autora é justamente manter as surpresas e as possibilidades em aberto até o final.

Não existe devia quando se trata de sentimentos. Eles são o que são.

Pela sinopse, já era de se esperar que A Lista de Brett explorasse bastante a relação entre mãe e filha, no entanto, a obra também mostra aspectos menos óbvios do luto, como a raiva, a dificuldade em aceitar e entender a situação e a sensação de perder o chão. Como eu disse lá em cima, a trama de Lori Nelson Spielman tem muitos ingredientes típicos de chick lit e isso inclui também a previsibilidade. No entanto, não dá para dizer que o final da história, possível apenas pela capacidade da autora de amarrar perfeitamente todos os fatos, não surpreende. Mas, desta vez, por incrível que pareça, eu queria que o previsível tivesse se tornado real.

É bem provável que a maioria de nós nunca tenha a oportunidade de se dedicar à realização de uma lista de sonhos. No entanto, A Lista de Brett nos faz pensar sobre como a vida muitas vezes nos leva a abandonar nossos desejos. E como só cabe a nós deixar de apenas sonhar para realizar.

Título original: The Life List
Editora: Verus
Autor: Lori Nelson Spielman
Publicação original: 2013

3 comments

  1. […] A Lista de Brett, Lori Nelson Spielman Antes de morrer, vítima de câncer, a mãe de Brett elabora uma lista repleta de desejos que a filha terá que realizar antes de ter acesso à herança. A cada item alcançado, Brett também terá direito a ler uma carta deixada pela mãe. No melhor estilo chick lit, a obra de Lori Nelson Spielman diverte, emociona e, como esperado, explora bastante a relação mãe e filha, além de sentimentos complicados do luto, como a raiva e a dificuldade de aceitar a situação. […]

  2. […] 1. Primeiro livro da sua coleção vs. Último livro comprado O primeiro livro da minha coleção foi O Diário da Princesa, que comprei em 2005. Claro que já havia comprado e lido outros livros antes, mas nunca por livre e espontânea vontade – pelo menos que eu me lembre. O último livro que comprei acabou de chegar e, na verdade, são três: Contos da Seleção, A Lista de Brett e Inferno. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s