Livro x Filme: Garota Exemplar

gonegirl-filme-1

Demorei muito para ler Garota Exemplar, mas, assim que terminei a leitura, ele se tornou um dos meus livros favoritos de 2014 (leia a resenha aqui). Eu estava extremamente curiosa para ver o filme, dirigido por David Fincher e estrelado por Ben Affleck e Rosamund Pike, e é com alívio que digo que esta é uma das adaptações mais fiéis a que assisti nos últimos tempos. Para começar, a escolha do elenco foi perfeita: Ben Affleck é irritantemente bonito, assim como Nick, e Rosamund Pike consegue transmitir a classe e excentricidade (ou seria loucura mesmo?) de Amy; já Carrie Coon e Neil Patrick Harris personificaram muito bem Margo e Desi, respectivamente, desenhando o background perfeito para os protagonistas.

Garota Exemplar é um livro longo, denso e cheio de detalhes importantes para a história, além de ser narrado por Nick e Amy, no passado e no presente. Por tudo isso, achei que seria uma obra complicada de levar às telonas e fiquei receosa quanto à fidelidade da adaptação. Se foi difícil ou não adaptar a inteligente trama de Gillian Flynn, eu não sei (aliás, a autora é também a roteirista do longa), mas o resultado foi o melhor possível. O filme pode ser considerado longo (mas não cansativo), no entanto, os 149 minutos não foram suficientes para adaptar o livro na íntegra. Os cortes, porém, foram certeiros e, se fosse para mudar algo, eu apenas aumentaria um pouco a participação dos pais de Amy.

gonegirl-filme-2

David Fincher tem filmes como A Rede SocialClube da Luta O Curioso Caso de Benjamin Button no currículo e, por isso, era de se esperar que fizesse um bom trabalho em Garota Exemplar. A boa notícia é que o resultado realmente não deixa a desejar: o diretor conseguiu levar toda a dualidade e o mistério da obra de Gillian Flynn às telonas, assim como o clima sombrio e sarcástico que ronda a história. O elenco, por sua vez, foi capaz de imprimir o tom doentio e o humor ácido e perspicaz no longa.

Gillian Flynn já havia adiantado que o final do filme seria diferente do livro. Fiquei decepcionada de antemão e passei a esperar por um desfecho politicamente correto. Mas a “estratégia” da autora deu muito certo porque diminuí as expectativas e acabei surpresa: o fim da adaptação é prolongado em relação ao livro, mas a essência é basicamente a mesma, o que apenas aumenta o nível de fidelidade do filme e ainda acrescenta uma “novidade” para quem já leu o livro.

Título original: Gone Girl
Diretor: David Fincher
Ano: 2014
Minutos: 149
Elenco: Ben Affleck, Rosamund Pike e Neil Patrick Harris
Avaliação: 5 estrelas

10 comments

  1. […] Posted on Julho 24, 2014 by Nádia Tamanaha No dia em que completa cinco anos de casamento com Nick, Amy desaparece e as pistas levam a acreditar que se trata de um caso de sequestro. No entanto, com um discurso pouco convincente e cheio de inconsistências, além do comportamento tranquilo demais, Nick se torna o principal suspeito pelo sumiço da esposa. Conforme a investigação avança, as novas pistas levam a crer que Nick é realmente o culpado pelo crime, ao mesmo tempo em que não são provas suficientes de seu envolvimento no caso. No entanto, ainda há muito a ser descoberto sobre todos os lados da história.   Garota Exemplar é dividido em presente com pitadas de acontecimentos anteriores, que é contado por Nick, e passado, que o leitor conhece por meio dos diários de Amy. Dessa forma, Gillian Flynn foi muito bem-sucedida ao reconstruir a história do casal e criar personagens profundos, excêntricos e dúbios, que geram os mistérios por toda a trama. Algumas situações e sentimentos se repetem nas duas narrativas e é curioso como podem ser percebidos de formas diferentes pelo leitor: até certo ponto, quando Amy é a interlocutora, a vida dos dois parece muito mais agradável do que na perspectiva de Nick. Apresente-me um homem com um pouco de determinação dentro dele, um homem que me aponte minhas babaquices. (Mas que também meio que goste das minhas babaquices.) Mas o grande ponto positivo de Garota Exemplar é o suspense que a autora foi capaz de criar em torno do caso: afinal, Nick é ou não culpado pelo desaparecimento de Amy? A cada capítulo, quem lê provavelmente terá uma opinião diferente sobre o que é verdade ou mentira na história, o que apenas confirma a habilidade de Gillian em criar uma trama inteligentíssima e muito bem amarrada, além de personagens com muitas facetas – algumas bem doentias, diga-se de passagem – e com um senso de humor peculiar. E é tão além do legal que você sabe que nunca poderá voltar para o legal. Rápido assim. Você pensa: ah, eis aqui o resto da minha vida. Ele finalmente chegou. Outra coisa que me chamou a atenção é o fato de que, mesmo com foco no suspense e no crime cometido (ou não), Garota Exemplar fala muito sobre a relação entre homens e mulheres – de maneira extremada, claro, mas acho que muitas questões corriqueiras e que causam atritos nos relacionamentos estão ali. Gostaria de ter lido antes o livro de Gillian Flynn porque ele não apenas me surpreendeu, como também se tornou um dos meus favoritos – pelo menos de 2014. Com uma trama incrível, é uma história envolvente e sagaz como poucas e surpreende até a última palavra. Título original: Gone Girl Autor: Gillian Flynn Ano: 2012 Páginas: 448 Tempo de leitura: 9 dias Avaliação: 5 estrelas **Garota Exemplar foi adaptado ao cinema em 2014, com Ben Affleck e Rosamund Pike nos papéis de Nick e Amy, respectivamente. Leia a resenha do filme aqui. […]

  2. Melhor filme evahhh!!
    Nunca fiquei tão tensa em um filme como fiquei nesse, e isso pq já sabia td a história.
    Amy é sensacional, louca, psico nível hard, mas sensacional, brilhante! kkkkkkk
    (ok, tá liberado sentir medo de mim agora)
    Bônus do filme: piupiu do Afleck! kkkkk

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s