Livro x Filme: Se eu ficar

 se-eu-ficar-filme-2

Se eu ficar era um dos livros que eu mais queria ler neste ano e, até certo ponto, eu estava simplesmente amando a história, que tem uma premissa super originalresenha aqui. No entanto, alguns detalhes da obra de Gayle Forman me decepcionaram bastante e, por isso, diminuí as expectativas em relação à adaptação cinematográfica, o que acabou sendo até bom. O filme, que conta com Chloë Grace Moretz, de Carrie, a estranha, e Jamie Blackley nos papéis de Mia e Adam, não chega a ser uma adaptação ruim, mas, na minha humilde opinião, poderia ser melhor.

Chloë e Jamie foram boas escolhas para os papéis de Mia e Adam, embora eu o tenha imaginado diferente enquanto lia o livro. Estou bem longe de ser especialista no assunto, mas, pelo menos para leigos, Chloë aparentava estar bastante familiarizada com o violoncelo, instrumento tocado pela personagem, e parecia realmente executar as músicas do filme. Já o Adam do filme se mostrou um pouco mais rebelde e egoísta do que o do livro, mas nada que comprometesse a história. Para compensar qualquer insatisfação com os protagonistas, temos Mireille Enos e Joshua Leonard como os divertidos e companheiros pais de Mia. Outro destaque positivo é Stacy Keach, que interpreta o avô de Mia e simplesmente arrasa em uma das cenas mais emocionantes – e fiéis ao livro – do longa.

se-eu-ficar-filme-1

Não dá para dizer que Se eu ficar não é uma versão cinematográfica fiel. No entanto, acredito que a narrativa de Gayle Forman tenha dificultado a adaptação da obra, já que, de certa forma, o presente fica em segundo plano e a maior parte da trama é construída por lembranças e flashbacks. Talvez por isso tenham sido feitas mudanças – que achei desnecessárias – e o filme, que normalmente já perde em detalhes em relação ao livro, ficou ainda mais raso.

Na obra original, o que me decepcionou foi o final, que achei que poderia ser mais coerente e corajoso. E o desfecho do filme, apesar de ter algumas mudanças, segue a mesma linha e desaponta da mesma forma. O fim do longa, assim como o do original, ficou em aberto e deixa o caminho livre para uma continuação, que, no mundo literário, é Para onde ela foi. No entanto, por enquanto, ainda não há informações sobre uma sequência cinematográfica.

Título original: If I Stay
Diretor: R. J. Cutler
Ano: 2014
Minutos: 107
Elenco: Chloë Grace Moretz e Jamie Blackley
Avaliação: 3 estrelas

Anúncios

7 pensamentos sobre “Livro x Filme: Se eu ficar

  1. Sinceramente eu preferi o filme ao livro, tanto q chorei assistindo.
    E gostei mto das cenas das músicas, tanto da Mia qnto do Adam, embora Mia tenha me irritado mais do q no livro…
    E tem q ter a continuação (filme) pq não faz sentido terminar daquele jeito, se bem q não gostei do segundo livro tb. Enfim… =D
    Bjo

  2. Olá, boa noite… Amei o filme e sempre que passa na TV eu assisto… Mas queria muito ver a continuação… Você sabe se terá continuação?

    Beijos !

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s