Isla and the Happily Ever After (Isla e o Final Feliz) – Stephanie Perkins

isla-and-the-happily-ever-after

Isla Martin e Josh Wasserstein estudam na mesma escola em Paris, na França, mas nunca tiveram a chance de se conhecerem melhor. No entanto, o fato de saber pouco sobre Josh não impediu que Isla se apaixonasse por ele logo no primeiro ano do Ensino Médio. Durante as férias de verão, os dois se encontram em Nova York, onde vivem suas famílias, e Isla tem a oportunidade de transformar seu sonho em realidade. De volta à capital francesa para o último ano escolar, Isla e Josh descobrem e testam a força do amor verdadeiro ao mesmo tempo em que precisam lidar com as dificuldades da vida “de gente grande”, como o futuro na faculdade e os dramas familiares.

isla

Foram dois longos anos de espera por Isla and the Happily Ever After, mas que valeram muito a pena, já que, mais uma vez, Stephanie Perkins foi capaz de transformar uma trama que talvez caísse no lugar-comum em uma história mágica, mas que não perde a honestidade e, por isso, poderia muito bem acontecer na vida real. Já faz algum tempo que li os dois outros livros da série (Anna e o Beijo Francês em 2011 e Lola e o Garoto da Casa ao Lado em 2013), mas, pelo que me lembro, Isla e Josh são ainda mais complexos e tridimensionais do que Anna, St. Clair, Lola e Cricket, assim como os personagens secundários, como Kurt e Hattie. Isla é tímida, romântica e dedicada aos estudos, mas não sabe muito bem o que fazer com as oportunidades que existem em seu futuro. Já Josh é introspectivo e um pouco rebelde, mas, como o desenhista extremamente talentoso que é, sabe exatamente o que esperar dos próximos anos. E é essa construção dos personagens que permite não apenas a profundidade da história e da relação de descobertas mútuas entre eles, como também a forte identificação do leitor.

Mais uma vez, Perkins não só cria ambientes e situações extremamente verossímeis, como também aborda temas mais delicados e que valem a discussão, assim como nos companion books: em Isla and the Happily Ever After foi a vez do autismo e da homossexualidade ganharem espaço. Além de conectar as histórias das protagonistas, a aclamada série da autora é uma declaração de amor às cidades que não apenas servem de cenário, como envolvem e dão aquele toque mágico às tramas: em Anna e o Beijo Francês, o pano de fundo é, claro, Paris; em Lola e o Garoto da Casa ao Lado, é a vez de São Francisco ser a protagonista; e em Isla and the Happily Ever After, a história se divide entre Nova York, Paris e Barcelona.

Como Isla and the Happily Ever After é o último livro da série, já imaginava que houvesse uma espécie de desfecho para todos os protagonistas. No entanto, Perkins se supera mais uma vez e traz muitas surpresas e suspiros aos leitores. Como já era de se esperar, Isla and the Happily Ever After é uma leitura leve, porém enriquecedora e que nos faz sonhar sem tirar os pés do chão.

Título original: Isla  and the happily ever after
Editora: Intrínseca
Companion books: Anna e o Beijo Francês Lola e o Garoto da Casa ao Lado
Autor: Stephanie Perkins
Ano: 2014
Páginas: 339
Tempo de leitura: 3 dias
Avaliação: 4 estrelas

Veja mais livros de Stephanie Perkins

Anúncios

11 thoughts on “Isla and the Happily Ever After (Isla e o Final Feliz) – Stephanie Perkins

  1. Deveria ter outro livro pra finalizar, só que dessa vez com anna e st. clair de novo! Quero entrar no mundo deles de novo, só que por eles mesmos.. e também quero saber de Josh e Isla! Gente cadê os filmes????

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s