O Maravilhoso Agora – Tim Tharp

o-maravilhoso-agora
Sutter Keely é engraçado, divertido, espirituoso e sabe viver o agora como ninguém. No entanto, o que ele considera sua melhor qualidade é, para muitas pessoas – principalmente suas ex-namoradas -, seu grande defeito: a mania de deixar o depois sempre para depois. Quando Cassidy termina o namoro e começa a sair com o certinho Marcus West, Sutter conhece a tímida e submissa Aimee e decide que precisa salvá-la de sua própria vida. As intenções são boas, mas talvez Aimee tenha expectativas muito altas sobre Sutter, que, como sempre, só quer viver o agora. O seu maravilhoso agora.
omaravilhosoagora
No início da trama, Sutter parece ser um pouco desajustado, mas é inegável que é divertido. Com senso de humor apuradíssimo, o protagonista é um ótimo contador de histórias não apenas para os outros personagens do livro, como também para os leitores. As metáforas que Sutter faz são inteligentes e, definitivamente, uma de suas principais marcas – além da garrafa de 7UP com uísque. No entanto, conforme a história avança, o protagonista começa a irritar o leitor da mesma forma e pela mesma razão – a mania de procrastinar o depois – que deve irritar as pessoas que convivem com ele – o que é um ponto positivo para Tim Tharp, que é capaz de trazer a personalidade de Sutter para a “vida real”.
A escrita de Tharp é detalhista, mas nunca cansativa, além de divertida e muito envolvente. Os capítulos de O Maravilhoso Agora são todos curtos, o que me agrada muito e torna a leitura ainda mais dinâmica. Sutter e Aimee são personagens ricos e complexos e quando seus mundos particulares, tão diferentes entre si, colidem, o resultado é uma história que tem tudo para dar tanto certo, quanto errado.
Durante a leitura de O Maravilhoso Agora, fiquei ansiosa e irritada porque queria que Sutter resolvesse algumas questões, mas sabia que ele não iria. O que, novamente, é um grande mérito para a obra de Tim Tharp. O desfecho pode decepcionar algumas pessoas, mas é exatamente o que eu esperava e, embora seja radical, é compreensível e dá ainda mais força à moral da história: quando uma pessoa só se importa com o agora descobre que o presente é vazio e o futuro, inevitável, o que ela pode esperar do depois do qual sempre fugiu?
Título original: The Spectacular Now
Editora: Record
Autor: Tim Tharp
Ano: 2008
Páginas: 320
Tempo de leitura: 4 dias
Avaliação: 5 estrelas
*Em 2013, O Maravilhoso Agora foi adaptado ao cinema com Shailene Woodley e Miles Teller (Tris e Peter, de Divergente) nos papéis de Aimee e Sutter.
Anúncios

6 thoughts on “O Maravilhoso Agora – Tim Tharp

  1. “And you gonna hear me ROOOOARRR”

    Vamos lá, assisti o filme antes do livro, oq me fez amar o filme. Aí dps fui ler o livro, claro, oq me fez odiar o Sutter, não tanto qnto odiava no filme, pq no filme ele era ok, e a Aimee no livro é mto passiva, ao contrário do filme, q é apenas reservada e timida.
    E no livro fiquei na expectativa do final ser igual ao do livro, oq não aconteceu, q já é algo em q se espera, já q as adaptações nem sempre são fiéis, mas levando em consideração td o contexto o final é bacana pq fecha td enredo com oq era argumentado no decorrer do livro.
    Maaaaas, eu ainda gosto do filme e NINGUÉM irá fazer com q eu deixe de gostar, acho q é pq eu gosto mto da Shai e eu assisti na época da expectativa de Diveergente, aí uma coisa leva a outra e coisa e tal, sabe?! kkkkkk

    Bjo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s