Resenha de Four: A Divergent Collection e outras leituras complementares – Veronica Roth

Assim que terminei Insurgente, lá no final de janeiro, aproveitei para ler Free Four e The Transfer, duas short stories narradas por nosso querido Four – ou Quatro -, enquanto esperava pelo lançamento de Convergente no Brasil. Acontece que eu estava louca para saber como iria terminar a saga de Veronica Roth e, como comprei um Kindle em fevereiro, não resisti e terminei a série com a obra em inglês. Fiquei de ressaca por um tempo porque o desfecho realmente me pegou de surpresa e mexeu demais comigo. Mas nem deu tempo de sentir saudades de verdade porque, em abril, veio o filme e, em seguida, foi divulgado que o Four teria um livro só dele, Four: A Divergent Collection, com mais três short stories, que seria lançado em julho.

>> Encontre o melhor preço de Four: A Divergent Collection

Os três primeiros contos (The Transfer, The Initiate e The Son) narram fatos do passado de Four, ou seja, antes da chegada de Tris na Audácia, que é o ponto de partida de Divergente. No entanto, o fato de já saber tudo o que irá acontecer no futuro do personagem não torna as histórias menos interessantes porque, por meio delas, é possível conhecer outras facetas do misterioso Four, que justificam algumas de suas atitudes, além de entender melhor alguns pontos da saga de Veronica Roth – já que o primeiro e o segundo livros da série são narrados apenas pela Tris.

Já o quarto conto (The Traitor) se passa ao mesmo tempo que Divergente, então é divertido porque o Four conta o ponto de vista sobre algumas situações com Tris (e que nós já conhecemos por meio dela), além de narrar outras que aconteciam ao mesmo tempo. Antes de qualquer coisa, as short stories do personagem são ótimas contextualizações para a trama cheia de reviravoltas, surpresas e conspirações desenvolvida por Veronica Roth. Four começa a trilogia misterioso e inalcançável, mas é bastante humanizado pela autora ao longo da série – especialmente em Convergente. No entanto, com os contos, é possível descobrir que ele é mais vulnerável e sensível do que demonstra.

Ler Four: A Divergent Collection foi uma experiência mais intensa do que eu esperava. Não pelas histórias em si, mas por saber tudo o que ainda irá acontecer até o final de Convergente e, principalmente, porque, desta vez, eu sei que a última página do livro não é apenas um final e, sim, um “adeus”. Sentirei tantas saudades do Four <3

The Transfer (0.1)*
The Transfer é o primeiro conto de Four: A Divergent Collection e já havia sido publicado em e-book em 2013. A história narra a conturbada transferência da Abnegação para a Audácia e como Tobias Eaton se tornou o lendário Four.

The Initiate (0.2)
The Initiate é o segundo conto do livro e narra a iniciação de Four na Audácia. É quando ele conhece Eric e Zeke, que já aparecem em Divergente, e Amar, que só irá surgir na história em Convergente. Em The Initiate, Four fica intrigado com as aparições misteriosas de Jeanine Matthews, da Erudição, na sede da Audácia e já começa a investigar os planos dos líderes. O conto também traz mais detalhes sobre a relação de Four com Eric e com os comandantes da Audácia, pontos que são mencionados brevemente em Divergente.

The Son (0.3)
Em The Son, Veronica Roth explora um pouco mais o que Four sente em relação ao pai, Marcus, e à mãe, Evelyn. O conto também esclarece porque Four não aceitou se tornar um dos líderes da Audácia e como se transformou no instrutor dos iniciantes transferidos de facção. Apesar de focar na relação de Four com os paisThe Son prepara o território para o próximo conto, The Traitor, e cria um background para a conspiração que se desenrola pelos três livros da série.

The Traitor (0.4)
A história de The Traitor se passa ao mesmo tempo em que a de Divergente, então, Tris e os outros personagens já estão na trama. Na última short story, Four faz mais descobertas sobre os planos da “parceria” entre a Audácia e a Erudição contra a Abnegação e entra no dilema moral sobre se deve ou não tomar um dos lados da batalha – do jeitinho que Veronica Roth já mostrou que adora fazer. No conto, Four também fala bastante sobre Tris e conta seu ponto de vista sobre algumas cenas de Divergente.

Extras (First Jumper – Tris!Careful, Tris You look good, Tris)
Four: A Divergent Collection traz também algumas “cenas” extras: em First Jumper – Tris!, Four narra o momento em que conhece Tris, quando ela é a primeira a pular do prédio durante o primeiro dia da iniciação da Audácia; Careful, Tris conta a cena em que Tris senta ao lado de Four no refeitório e mostra que não se intimida com o jeito misterioso e rude do instrutor; e You look good, Tris narra a noite em que Tris encontra Four bebendo com os amigos no fosso.

Título original: Four: A Divergent Collection
Editora: Rocco
Autor: Veronica Roth
Ano: 2014
Páginas: 285
Tempo de leitura: 4 dias
Avaliação: 5 estrelas

Free Four (1.5)*
Free Four também foi publicado em e-book em 2013 e conta o ponto de vista de Four da cena do arremesso de facas, durante a iniciação de Tris na Audácia.

The Path to Allegiant (2.5)*
Como o próprio título denuncia, The Path to Allegiant conta os “bastidores” da série de Veronica Roth até o último livro da Saga, Convergente. O livreto não tem nenhuma história, mas traz uma entrevista com a autora, as quotes que inspiraram Divergente, as playlists dos dois primeiros volumes da série e os processos de criação dos nomes das facções e dos personagens. Um “teste de aptidão” e os manifestos de cada facção encerram The Path to Allegiant.

*Free Four e The Transfer foram publicados em ebook no Brasil, pela Rocco, como Quatro Medos e A TransferênciaFree Four The Path to Allegiant não estão inclusos em Four: A Divergent Collection

Anúncios

7 pensamentos sobre “Resenha de Four: A Divergent Collection e outras leituras complementares – Veronica Roth

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s