Deslembrança – Cat Patrick

deslembranca

Em vez de ter memórias do passado, London Lane se “lembra” apenas do futuro. Às 4h33 de todas as madrugadas, seu cérebro se “reinicia” e ela esquece tudo o que aconteceu no dia anterior. Para driblar o problema, London escreve bilhetes para si mesma todas as noites com informações básicas de sua vida, além de contar com a ajuda da mãe e da melhor amiga, Jamie. Quando conhece Luke Henry, London logo se encanta, no entanto, esquece dele todas as noites e precisa disfarçar para que não seja descoberta. No entanto, Luke talvez seja muito mais do que um garoto qualquer e sua chegada na vida de London desenterra lembranças de um passado que ela nem sabia ter existido.”

deslembranca
A premissa de Deslembrança é genial como a de Todo Dia, no entanto, a execução de Cat Patrick não é tão brilhante quando a de David Levithan. Logo no início do livro, muitas coisas acontecem, mas poucas podem ser consideradas relevantes. Acredito que tenha sido a forma da autora nos colocar por dentro da rotina de London e, sob esse ponto de vista, a técnica funciona. Do meio para o final, alguns mistérios são revelados e o livro fica bem mais empolgante. Mas, de repente, o ritmo fica acelerado demais e o fim se torna corrido: o desfecho é tão simplificado que parece mais preguiçoso do que “em aberto”.
Enquanto eu lia Deslembrança, comecei a ter algumas dúvidas sobre o problema de London, que não foram esclarecidas, pelo menos sob o meu ponto de vista, durante o livro. Acho também que Cat Patrick poderia ter explorado mais alguns pontos, como a busca da protagonista pelo pai e a avó, que acabaram se resolvendo fácil demais. Luke também é um garoto muito bonzinho, logo, pouco real, que apenas faz as vontades de London, sem nunca questioná-la.
E como a comparar Deslembrança Todo Dia é inevitável para mim, preciso dizer que, se a obra de David Levithan termina com uma moral da história poderosa, a de Cat Patrick tem uma lição de vida “fraquinha” e que pode ser sacada ainda durante o livro. De qualquer forma, Deslembrança é uma leitura bastante fluida e fofa, ideal para passar o tempo e nada mais.
Título original: Forgotten
Editora: Intrínseca
Autor: Cat Patrick
Ano: 2011
Páginas: 256
Tempo de leitura: 3 dias
Avaliação: 3 estrelas
Anúncios

6 thoughts on “Deslembrança – Cat Patrick

  1. Esse livro é bonitinho e só!
    Eu lembro q quando o li, fiquei com a impressão de q a autora tinha quantidades exatas de páginas para escrever e não poderia ultrapassar, pq do nada no final td começa correr mais q são silvestre… hahahahaha
    E como vc disse é apenas um livro pra ser lido em um final de semana tranquilo no qual não tenha o q fazer.
    Mas ainda é um livro bonitinho =]

    E vc viu se esclarece o pq dela lembrar sempre da mãe e da amiga?

    Bjo

    1. Siiiim, fiquei com a mesma impressão. Tinha uns conflitos bons pra resolver, mas ficou corrido demais mesmo.
      Sobre ela lembrar da mãe e da amiga, não ficou super claro, não. Eu acabei deduzindo que era por causa do futuro, mas, mesmo assim, acho que poderia ter sido melhor explicado :P

  2. Achei Deslembrança fraco. O livro tinha tudo pra ser bom, mas eu queria ter visto um desenvolvimento melhor. :/ Uma pena. O outro da autora, Recomeço, se mostrou bem melhor!
    Beijos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s