Uma Proposta Irrecusável – Jill Mansell

Processed with Rookie

Dinheiro definitivamente não é problema para Dougie Tennant. Já Lola Malone precisa trabalhar desde cedo para garantir seu ganha-pão. No entanto, a diferença de classes econômicas não é  um problema para os dois, que mantêm um relacionamento sério e prometem amor eterno um ao outro. Mas, essa não é a opinião de Adele Tennant, mãe de Doug, que acredita que Lola pode fazer com que seu filho desista dos estudos. Para não correr o risco, ela oferece 10 mil libras para que a garota termine o relacionamento e suma da vida dele. A princípio, Lola nem cogita aceitar a oferta, mas, quando descobre que seu padrasto está metido em uma encrenca que pode mudar sua vida drasticamente, ela decide ficar com o dinheiro. Anos depois, por uma obra do acaso, Lola reencontra Dougie e descobre que nunca deixou de amá-lo. Mas será que ele ainda sente o mesmo por ela?

umapropostairrecusavel

Lola é aquele tipo de protagonista que cativa por ter pelo menos um pouquinho de nós mesmas: batalhadora, dona de si e corajosa. Mas também insegura, sonhadora e atrapalhada. Em nenhum momento eu a julguei por sua atitude. Não sei se faria o mesmo no lugar dela – não por questões morais e, sim, por (falta de) coragem –, mas, de qualquer forma, afirmo que a razão que a personagem teve para aceitar a oferta de Adele foi totalmente compreensível.

Gostei muito do estilo de narrativa que Jill Mansell aplicou em Uma Proposta Irrecusável: o narrador é onisciente e isso permite que a história seja contada pela visão de várias personagens – o que a torna mais rica e até divertida (afinal, quem nunca quis saber exatamente o que se passa na cabeça dos outros?). Apesar da onisciência, a autora consegue manter as surpresas até o final e o que achei mais surpreendente ainda é a forma com que ela dribla as nossas previsões: desde o início, você acha que sabe o que irá acontecer com cada personagem. E é claro que você consegue acertar alguns “destinos”, mas outros se revelam realmente imprevisíveis. E, por mais que você esteja certa sobre alguns deles, até chegar ao desfecho, são surpresas atrás de surpresas.

Em Uma Proposta Irrecusável, todos os personagens têm seus segredos e alguns deles permanecem intocados – exatamente como na vida real. A história é original, emocionante e, talvez, com mais baixos do que altos, mas a dramaticidade do enredo é quebrada pelo senso de humor de Lola e seus coadjuvantes. Gostei muito da forma como Jill inseriu histórias secundárias no livro, o que torna a possibilidade de monotonia praticamente nula e ainda faz com que você se envolva com outros personagens (e ainda mais com a leitura, por consequência) que não apenas a protagonista. O único ponto negativo que encontrei no livro é que, depois de uma história enrolada e sem muitas evoluções, vem o desfecho rápido, o que acho que tira um pouco daquele “toque mágico”.

Título original: An offer you can’t refuse
Editora: Novo Conceito
Autor: Jill Mansell
Ano: 2011
Páginas: 414
Tempo de leitura: 5 dias
Avaliação: 4 estrelas

Veja mais livros de Jill Mansell

Anúncios

2 thoughts on “Uma Proposta Irrecusável – Jill Mansell

  1. Eu gosto tanto dos livros da Jill! Praticamente um clássico chick lit. Vc tem q ler o outro dela, é tão bom quanto.
    Não deixa a desejar em relação a autoras consagradas do gênero, é o q eu acho.
    =D
    Bjo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s