Livro x Filme: Não sei como ela consegue

I Don't Know How She Does It

Depois de me decepcionar com várias versões cinematográficas de livros, fiquei com medinho de sair frustrada novamente do cinema, então, fui assistir Não sei como ela consegue com a intenção de “analisar” o filme sob duas perspectivas: a de uma simples comédia romântica e a de adaptação de um livro. Como comédia romântica, o longa não deixa nada a desejar e tem todos os ingredientes necessários para conquistar: protagonista carismática, história de fácil identificação e doses ideais de humor e romance.

A boa notícia é que, como adaptação do romance de Allison Pearson, o filme também não deixa quase nada a desejar. Para começar, Sarah Jessica Parker e Greg Kinnear são exatamente o que imaginei para Kate e Rich. Já Pierce Brosnan é um Jack um pouco mais velho do que eu esperava, mas nada que atrapalhe o desenrolar da história na telona. O início do filme é tão fiel ao começo do livro que era como se eu já tivesse assistido àquela cena. E isso, que é um ótimo sinal, aconteceu em vários outros momentos do longa. Para completar, algumas falas originais do livro também foram usadas no filme, o que é um ponto mais do que positivo.

nao-sei-como-ela-consegue-filme-1

Agora, vamos aos pontos negativos: a versão cinematográfica engoliu algumas personagens (como Candy e Debra), criou novas (como Allison) e reduziu/aumentou a participação de outras (como Paula e Momo, respectivamente). Além disso, também achei que o filme é um pouco superficial em relação à obra original. Nas 396 páginas do livro, muitas coisas acontecem e acredito que ele seja mais profundo, principalmente, em relação ao trabalho de Kate – e acho que essa “densidade” explica a minha demora em lê-lo. No entanto, não achei que a omissão de alguns fatos e personagens tenha prejudicado o filme. Pelo contrário, acredito até que essa redução tenha sido necessária para que o longa passasse a mensagem central sem deixar de ser leve e divertido, o que também é a proposta da obra.

Conclusão: eu, que havia gostado bastante do livro, saí do cinema satisfeita e com a sensação de ter realmente visto a história original transformada em filme e não usada como mera inspiração.

Título original: I don’t know how she does it
Diretor: Douglas McGrath
Ano: 2011
Minutos: 89
Elenco: Sarah Jessica Parker, Greg Kinnear e Pierce Brosnan
Avaliação: 4 estrelas

Anúncios

Um pensamento sobre “Livro x Filme: Não sei como ela consegue

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s