Depois de me decepcionar com várias versões cinematográficas de livros, fiquei com medinho de sair frustrada novamente do cinema, então, fui assistir Não sei como ela consegue com a intenção de “analisar” o filme sob duas perspectivas: a de uma simples comédia romântica e a de adaptação de um livro. Como comédia romântica, o longa não deixa nada a desejar e tem todos os ingredientes necessários para conquistar: protagonista carismática, história de fácil identificação e doses ideais de humor e romance.
A boa notícia é que, como adaptação do romance de Allison Pearson, o filme também não deixa quase nada a desejar. Para começar, Sarah Jessica Parker e Greg Kinnear são exatamente o que imaginei para Kate e Rich. Já Pierce Brosnan é um Jack um pouco mais velho do que eu esperava, mas nada que atrapalhe o desenrolar da história na telona. O início do filme é tão fiel ao começo do livro que era como se eu já tivesse assistido àquela cena. E isso, que é um ótimo sinal, aconteceu em vários outros momentos do longa. Para completar, algumas falas originais do livro também foram usadas no filme, o que é um ponto mais do que positivo.
Agora, vamos aos pontos negativos: a versão cinematográfica engoliu algumas personagens (como Candy e Debra), criou novas (como Allison) e reduziu/aumentou a participação de outras (como Paula e Momo, respectivamente). Além disso, também achei que o filme é um pouco superficial em relação à obra original. Nas 396 páginas do livro, muitas coisas acontecem e acredito que ele seja mais profundo, principalmente, em relação ao trabalho de Kate – e acho que essa “densidade” explica a minha demora em lê-lo. No entanto, não achei que a omissão de alguns fatos e personagens tenha prejudicado o filme. Pelo contrário, acredito até que essa redução tenha sido necessária para que o longa passasse a mensagem central sem deixar de ser leve e divertido, o que também é a proposta da obra.
Conclusão: eu, que havia gostado bastante do livro, saí do cinema satisfeita e com a sensação de ter realmente visto a história original transformada em filme e não usada como mera inspiração.
Título original: I don’t know how she does it
Diretor: Douglas McGrath
Ano: 2011
Minutos: 89
Elenco: Sarah Jessica Parker, Greg Kinnear e Pierce Brosnan
Avaliação: 4 estrelas
[…] **Em 2011, Não sei como ela consegue foi adaptado ao cinema, com Sarah Jessica Parker no papel de Kate Reddy. O longa ainda contou com as atuações de Greg Kinnear e Pierce Brosnan. Leia a resenha do filme aqui! […]