Enquanto comédia romântica, Qual seu número? está dentro dos padrões: tem tudo o que esperamos de um filme do gênero e conta com romance e humor na medida certa. No entanto, como versão cinematográfica da obra de Karyn Bosnak, eu tenho que dizer que o longa deixa a desejar. As divergências começam logo no título: o nome original do livro é Twenty Times a Lady (“vinte vezes mulher”, em tradução livre), já o filme foi intitulado Qual seu número? – e a versão brasileira ganhou o mesmo título.
Durante o longa, outras diferenças começam a surgir: se não me engano, 19 dos 20 homens do filme têm nomes diferentes dos do livro. E, se na obra original, Delilah sai em busca de todos os seus ex-namorados, sem descartá-los antes de ter uma boa razão, no longa, a protagonista escolhe apenas alguns poucos para apostar. Eu sei que não caberiam tantos casos em 106 minutos, mas as histórias que estão no longa são diferentes da obra original, o que é uma pena, pois as do livro são pra lá de criativas e divertidas – e, tenho certeza, ficariam perfeitas nas telonas.
O bonitão principal da história, Colin Brody, é um irlandês que jura nunca ter magoado as mulheres – apesar de ter dificuldade em se envolver com elas. Já no longa, Colin, perfeitamente interpretado por Chris Evans, é um norte-americano no melhor estilo cafajeste – tudo bem, ele também tem seu lado fofo, mas ainda assim, é um garanhão (quase) incorrigível. Mas, para mim, nada poderia ser pior do que mudar o nome da protagonista. Sim, a do livro se chama Delilah Darling, já a do filme é Ally Darling. Alguém sabe o porquê?
Mudanças e frustrações à parte, gostei muito das atuações de Anna Faris e Chris Evans, que são os principais responsáveis para que o filme seja uma comédia romântica dentro dos padrões. Ela, que é uma das minhas atrizes de comédia favoritas, está ótima como sempre, garante boas risadas e personificou Delilah exatamente como imaginei. Ele, por sua vez, perigosamente lindo e sexy, tal qual Colin é sempre descrito – só faltou mesmo o sotaque irlandês.
E, para finalizar: eu sei que existem muitas questões por trás da adaptação de uma obra literária, questões sobre as quais nem fazemos ideia. Sei também que filmes baseados em livros se chamam adaptações justamente porque sofrem muitas mudanças até chegarem às telonas. Mas assistir a longas como Qual seu número? e Os Delírios de Consumo de Becky Bloom, por exemplo, me faz pensar se essas diferenças entre cinema e literatura precisam realmente ser tão gritantes.
Título original: What’s Your Number?
Diretor: Mark Mylod
Ano: 2011
Minutos: 106
Elenco: Anna Faris e Chris Evans
Avaliação: 3 estrelas
[…] Leia a resenha do filme aqui! […]
[…] Menina que Roubava Livros; existem adaptações que quase não merecem receber tal título, como Qual seu número? e O Lado Bom da Vida; e existem versões que podem ser consideradas perfeitas, como é o caso de […]
[…] Livro x Filme de Qual seu número? […]