Nick & Norah – Uma Noite de Amor e Música – Rachel Cohn e David Levithan

nick-norah-uma-noite-de-amor-e-musica

Nick é o baixista de uma banda amadora e está tentando superar o término do namoro com Tris. Norah é filha de um famoso produtor musical e também tenta deixar o passado com Tal para trás. Certa noite, em uma casa noturna, Nick e Norah se conhecem em uma situação inusitada e, sem imaginar o quanto têm em comum, iniciam uma jornada regada à sinceridade, medos, mal-entendidos, música e descobertas sobre o amor e, principalmente, sobre si mesmos.

nicknorah

Escrito a quatro mãos por David Levithan e Rachel Cohn, Nick & Norah – Uma Noite de Amor e Música impõe um ritmo agitado, assim como a noite vivida pelos personagens principais e narrada por todo o livro. Os capítulos são alternados e a história é contada em primeira pessoa pelos dois protagonistas. Na maioria das vezes, a narrativa de Nick não complementa a de Norah e, sim, reconta a história sob seu ponto de vista – e vice-versa. Em outros livros, essa repetição pode se tornar cansativa, mas, como a obra de Cohn e Levithan retrata apenas uma noite e conta com ritmo acelerado, o recurso funciona.

– Estou confessando que não sei se estou pronto para isso.
– O que é ‘isso’?
Isso de estar aberto. De poder ser magoado. Gostar. Não ser gostado. Ver o sinal abrir. Ver o sinal fechar. Pular. Cair. Me espatifar.
Cohn criou uma personagem cheia de contradições: confusa e decidida, medrosa e corajosa, impulsiva e que pensa demais, recatada e desbocada, mas bastante cativante, Norah, com certeza, traz muito de muitas meninas em seus dilemas e convicções. Já Levithan nos apresenta a Nick, um garoto romântico, sonhador, inseguro e, muitas vezes, até irritante, mas que também tem seu charme. Em Nick & Norah – Uma Noite de Amor e Música, Levithan traz mais uma vez a temática homossexual à sua história, como sempre de forma natural, realista e sem tabus – o autor também aborda o assunto em Will Grayson, Will Grayson.
A história de Nick e Norah não é exatamente do tipo que deve acontecer a cada esquina. Mas, como muitas leituras, basta se entregar à trama para se envolver e começar a torcer pelos personagens. E se o enredo não é exatamente 100% realista, os protagonistas compensam por se mostrarem pessoas que poderiam existir – e que com certeza existem -, com todos os defeitos, qualidades, dúvidas e certezas, e na eterna busca por aquilo que são e querem ser.
Título original: Nick and Norah’s Infinite Playlist
Editora: Galera Record
Autores: Rachel Cohn e David Levithan
Ano: 2006
Páginas: 226
Tempo de leitura: 2 dias
Avaliação: 3 estrelas
**Em 2008, Nick & Norah – Uma Noite de Amor e Música foi adaptado ao cinema, com Michael Cera e Kat Dennings nos papéis principais. 

Veja mais livros de David Levithan

Anúncios

3 thoughts on “Nick & Norah – Uma Noite de Amor e Música – Rachel Cohn e David Levithan

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s