Stephen C. McQueen poderia ser um ator, marido e pai bem-sucedido. No entanto, é apenas um figurante divorciado e pai relapso. O ponto alto da carreira de Stephen é ser o substituto de Josh Harper, astro do momento e o 12º homem mais sexy do mundo, na peça Louco, Mau e Perigoso de se Conhecer. Seus dias de trabalho se resumem em ficar em seu camarim pronto para a grande chance que nunca se torna real. Mas Stephen não perde as esperanças e continua acreditando que, um dia, Josh será acometido por um imprevisto e, então, todos descobrirão o seu talento.
No entanto, as coisas não ocorrem exatamente como o esperado: o 12º homem mais sexy do mundo parece ser imune a imprevistos e, apesar de mostrar seu lado arrogante e egocêntrico algumas vezes, se torna uma espécie de amigo pessoal de Stephen. O que ele não esperava é se apaixonar por Norah, a esposa de ninguém menos do que Josh Harper.
Assim como eu seus outros dois romances, Um Dia e Resposta Certa, David Nicholls traz amores certeiros mas que, de alguma forma, também parecem improváveis e protagonistas anti-heróis inseridos no lado não tão glamouroso do mundo da fama. O medo do fracasso, assim como a negação ou a iminência dele, também aparecem, fabricando aquele ingrediente que faz a maioria se identificar: a eterna busca pelo caminho da felicidade e da realização pessoal.
Mais uma vez, Nicholls foge dos clichês e recorre ao senso de humor apurado e ao sarcasmo infalível para construir um protagonista anti-herói, às vezes perdedor, mas ainda carismático. Talvez o autor nunca consiga escrever um romance com trama e narrativa tão originais quanto Um Dia, mas O Substituto também deixa de lado os lugares-comuns e não decepciona.
Autor: David Nicholls
Publicação original: 2005
Adorei a sua resenha, mesmo! Foi tão sincera. Não sou muito de ler romances, e o único que tenho interesse em ler do autor é Um Dia. Mas se um dia eu ganhar esse livro, acho que não irei me decepcionar se lê-lo.
Beijos,
biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br
Obrigada :)
Eu amo Um Dia e recomendo muito, é realmente o melhor do David Nicholls até aqui. Mas os outros dois livros dele, especialmente esse, valem a pena também ;)
[…] passar na Inglaterra, me lembraram bastante de David Nicholls (autor de Um Dia), especialmente em O Substituto. No entanto, confesso que, apesar de gostar da trama, não posso dizer que foi uma leitura fluida. […]