O Substituto – David Nicholls

o-substituto

Stephen C. McQueen poderia ser um ator, marido e pai bem-sucedido. No entanto, é apenas um figurante divorciado e pai relapso. O ponto alto da carreira de Stephen é ser o substituto de Josh Harper, astro do momento e o 12º homem mais sexy do mundo, na peça Louco, Mau e Perigoso de se Conhecer. Seus dias de trabalho se resumem em ficar em seu camarim pronto para a grande chance que nunca se torna real. Mas Stephen não perde as esperanças e continua acreditando que, um dia, Josh será acometido por um imprevisto e, então, todos descobrirão o seu talento.

osubstituto

No entanto, as coisas não ocorrem exatamente como o esperado: o 12º homem mais sexy do mundo parece ser imune a imprevistos e, apesar de mostrar seu lado arrogante e egocêntrico algumas vezes, se torna uma espécie de amigo pessoal de Stephen. O que ele não esperava é se apaixonar por Norah, a esposa de ninguém menos do que Josh Harper.

Assim como eu seus outros dois romances, Um Dia e Resposta Certa, David Nicholls traz amores certeiros mas que, de alguma forma, também parecem improváveis e protagonistas anti-heróis inseridos no lado não tão glamouroso do mundo da fama. O medo do fracasso, assim como a negação ou a iminência dele, também aparecem, fabricando aquele ingrediente que faz a maioria se identificar: a eterna busca pelo caminho da felicidade e da realização pessoal.

Mais uma vez, Nicholls foge dos clichês e recorre ao senso de humor apurado e ao sarcasmo infalível para construir um protagonista anti-herói, às vezes perdedor, mas ainda carismático. Talvez o autor nunca consiga escrever um romance com trama e narrativa tão originais quanto Um Dia, mas O Substituto também deixa de lado os lugares-comuns e não decepciona.

Título original: The Understudy
Editora: Intrínseca
Autor:
 David Nicholls
Ano: 2005
Páginas: 313
Tempo de leitura: 5 dias
Avaliação: 3 estrelas
Anúncios

3 thoughts on “O Substituto – David Nicholls

  1. Adorei a sua resenha, mesmo! Foi tão sincera. Não sou muito de ler romances, e o único que tenho interesse em ler do autor é Um Dia. Mas se um dia eu ganhar esse livro, acho que não irei me decepcionar se lê-lo.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s