Um Dia – David Nicholls

um-dia

Um Dia conta a história de duas personagens centrais, Dexter e Emma, relatando sempre – e apenas – o mesmo dia (15 de julho) da vida dos dois, por 20 anos seguidos – daí o título. Em, a nerd recatada, sempre teve uma quedinha por Dex, o popular da turma. Após a festa de formatura da faculdade, os dois passam a noite juntos, mas não trocam muito mais do que alguns beijos. Algumas horas depois, o “encontro” de Em e Dex chega ao fim e eles seguem caminhos distintos. Embora não queira, ela já espera que a relação dos dois termine ali, no entanto, apesar de breve e superficial, a  noite pós-formatura resulta em uma amizade improvável, mas sincera e leal.

umdia

A verdade é que a amizade entre Em e Dex era algo imprevisível porque um é exatamente o oposto do outro. Enquanto ele quer curtir a vida ao máximo e faz sucesso por ser mais bonito do que inteligente, ela, que tem um grande potencial intelectual, se esconde atrás de um estereótipo fracassado – e sem razão. Durante todo esse tempo, Em e Dex mantêm uma amizade ora turbulenta, ora tranquila, mas que, apesar de imperfeita, é o porto seguro dos dois. É como se eles simplesmente se identificassem em suas próprias diferenças que, aliás, são o charme e combustível dessa relação.

Ao longo dos anos, é nítida a evolução de Em enquanto mulher – um dos fatores responsáveis pela grande sensação de “história real” do livro. Outra coisa interessante é a forma como o autor David Nicholls contextualiza a trama em suas diferentes épocas, sem precisar dizer “é 1999″ – embora, no início de cada capítulo, tenha a data. São detalhes e referências sutis, mas que fazem você se envolver com o enredo e dão à história um toque a mais de realismo. O final é, sim, surpreendente e traz à tona as mais diferentes reflexões – além de eventuais lágrimas.

A história de Em e Dex pode parecer mais uma daquelas em que duas pessoas ficam se encontrando e desencontrando por anos até, enfim, se encontrarem de vez. Mas, na verdade, é mais do que isso. Com uma narrativa incrível, Um Dia é um relato sincero de amor, sim, mas acima de tudo, de amizade. É a confirmação de que clichês como “pessoas certas nas horas erradas” e “cada coisa tem o momento certo para acontecer” realmente existem. E, por fim, é a prova de que paciência, renúncia e compreensão fazem parte do mesmo pacote em que está o amor.

Título original: One Day
Editora: Intrínseca
Autor: David Nicholls
Ano: 2009
Páginas: 416
Tempo de leitura: 5 dias
Avaliação: 5 estrelas

**Em 2011, Um Dia foi adaptado ao cinema por Lone Scherfig, diretora de Educação. Com Jim Sturgess e Anne Hathaway nos papéis de Dexter e Emma, o filme é uma das versões cinematográficas mais fiéis que já vi.

Leia a resenha do filme aqui!

Veja mais livros de David Nicholls

 

Anúncios

13 thoughts on “Um Dia – David Nicholls

  1. Esse livro é lindooooo ♥
    Quando comprei foi muito engraçado. Logo que foi lançado, estava em falta em várias livrarias, e eu tinha um bônus pra gastar na Saraiva e queria comprar este livro.
    Fui com meu noivo no shopping e paramos na Saraiva, entrei e perguntei pelo livro, e a vendedora me disse que não tinha mais.
    Meu noivo então foi ver um livro infantil para dar de presente, e quando ele tirou da bancada, apareceu o Um Dia embaixo. Rapidamente agarrei o livro. Aí veio duas bichas loucas me estapeando pq elas também queriam o livro, saí correndo com o livro e as bichas atrás feito loucas. Hahahaha. Parece bobagem, mas até hoje o menino do caixa ri quando me vê na loja. Foi meio hilário, rs.

    Adorei a resenha flor!!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    1. Tá vendo? Era o destino, você tinha que ler hahaha
      A minha história com o esse livro não é como a sua, mas também não é 100% comum. Eu ganhei de uma amiga, na época em que só lia chick lit. Me rendi, li e acabei amando <3 Foi aí que comecei a diversificar as minhas leituras :)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s