Da mesma série de Formaturas Infernais e Beijos Infernais, Amores Infernais reúne histórias de cinco diferentes autores, que mesclam criaturas sobrenaturais e futuros apocalípticos.
O primeiro conto, Dormindo com o espírito, assinado por Laurie Faria Stolarz, conta a história de Brenda que, após mudar para sua nova casa, começa a ter pesadelos estranhamente reais com um garoto que aparenta ter sua idade. Aos poucos, ela descobre que esse garoto realmente existiu, teve um final trágico e, agora, precisa de sua ajuda. O conto começa com um bom ritmo e a passagem da realidade para o pesadelo e vice-versa gera uma “confusão positiva”. No entanto, a história é clichê (ainda mais para quem já leu A Mediadora) e o desfecho é quase fraco.
Abominável Mundo Perfeito é o segundo conto e traz a assinatura de Scott Westerfeld, da aclamada série Feios. A história se passa no futuro e gira em torno de Maria e Kieran, que precisam fazer um trabalho para a escola com o objetivo de descobrir como era a vida “antigamente”. Para isso, os alunos precisam desativar algumas bioestruturas: Maria escolhe desequilibrar os hormônios, enquanto Kieran resolve experimentar horas de sono. O enredo é original e Westerfeld o desenvolveu de forma divertida, mas que, ao mesmo tempo, nos faz realmente refletir sobre o futuro e o passado. O conto de Westerfeld é o melhor do livro e o único que não traz seres sobrenaturais e ainda evoca um “inferno real”.
O terceiro conto, Mais ralo que a água, é de Justine Larbalestier e acredito ser o mais “infernal” de todos. Na história, Jeannie e Robbie vivem em uma aldeia conservadora e tradicional e a velha fórmula do amor proibido é a base. No entanto, o conto traz fortes doses de violência, crueldade e tristeza, assim como certa ambiguidade no comportamento de Robbie, o que mostra realmente o lado infernal do amor.
Fan Fic, assinado por Gabrielle Zevin, é o quarto conto e traz a história de Paige e Aaron. Ela é uma garota solitária que adora livros e ele, um garoto misterioso que sofre de uma maldição. A trama tem um toque bastante sombrio e doentio e o desfecho, surpreendente, é daquele tipo que deixa tudo no ar, mas não de uma forma incompleta.
O último conto, Perdido de Amor, de Melissa Marr, conta a história de Alana e Murrin, um selkie – ser mitológico que vive como foca no mar e humano na terra. Murrin captura Alana por acidente, mas logo eles desenvolvem uma relação de amizade e, em seguida, amor. A problemática é que Alana pensa que está obrigando Murrin e viver com ela, e longe do mar, e por isso resolve libertá-lo. Achei a narrativa dramática e piegas e o final um pouco simples demais.
De todos os contos, gostei muito de Abominável Mundo Perfeito e confesso que Dormindo com o Espírito traz aquela sensação incômoda que a gente espera quando assiste a um filme de terror ou lê um conto do gênero. Mais ralo que a água e Perdido de Amor não me agradaram nem um pouco, no entanto, são histórias fortes e perturbadoras. Já Fan Fic é mais fraco e não me despertou nenhum sentimento específico.
Título original: Love is Hell
Editora: Galera Record
Volumes da série: Formaturas Infernais e Beijos Infernais
Autores: Melissa Marr, Scott Westerfeld, Gabrielle Zevin, Laurie Faria Stolarz e Justine Larbalestier
Publicação original: 2011
Li Formaturas Infernais e curti. Ainda não li este.
Gostei da resenha, gostei do que você falou de cada conto.
Fiquei bem curiosa com este Dormindo Com o Espírito. Adorei!!
Bjkas
[…] Mundo Perfeito (em Amores Infernais), de Scott Westerfeld: o conto do autor da série Feios foi a minha terceira experiência com […]
[…] mesma série de Formaturas Infernais e Amores Infernais, Beijos Infernais reúne cinco histórias de cinco diferentes autoras sobre criaturas […]