Lola e o Garoto da Casa ao Lado – Stephanie Perkins

lola-e-o-garoto-da-casa-ao-lado

“Comum” seria a última palavra que você usaria para descrever Lola Nolan, a começar por suas roupas coloridas e extravagantes, que são verdadeiros figurinos com direito até à peruca. Além disso, Lola tem dois pais, Nathan e Andy, e sua mãe biológica não é exatamente um exemplo de bom comportamento. Para completar, ela, que tem 17 anos, namora Max, um roqueiro 5 anos mais velho – e que seus pais super protetores não aprovam. Mas, apesar de todas essas diferenças, Lola, como toda garota, já se apaixonou e, claro, já sofreu por amor.

lola

Lola e o garoto da casa ao lado tem uma trama bastante adolescente, mas, assim como Anna e o beijo francês*, o primeiro livro de Stephanie Perkins, as personagens são bastante ricas e profundas, o que torna a história interessante e envolvente. Em Lola, os conflitos centrais são a volta de Cricket, o antigo amor da protagonista e que talvez ela não tenha superado; os mixed feelings sobre Max, seu namorado mais velho; a relação de amor e ódio com seus pais superprotetores; e o conturbado relacionamento com sua mãe biológica. E o curioso é que todos esses assuntos, por mais que alguns pareçam diferentes demais entre si, se relacionam de forma intrínseca.

Em Lola, Perkins mais uma vez nos transporta para a história como poucos autores fazem. Em alguns momentos, você chega a sentir as mesmas sensações narradas por ela, que parece ter o poder de resgatar sentimentos de certa forma juvenis, que já estão “perdidos” dentro de nós. A grande diferença entre as duas obras de Perkins, embora as fórmulas sejam bastante parecidas, é que é muito mais fácil se identificar com a história de Lola do que a de Anna. Ainda assim, e apesar de ter gostado bastante do segundo livro, confesso que o primeiro continua na frente.

Em suma, Lola e o garoto da casa ao lado é uma ótima leitura, daquelas capazes de nos transportar para a história da protagonista, tornar tudo um pouco mais leve e transformar simples momentos em instantes mágicos que duram para sempre.

Título original: Lola and the boy next door
Editora: Novo Conceito
Companion books: Anna e o Beijo Francês e Isla and the Happily Ever After (ainda não publicado no Brasil)
Autor: Stephanie Perkins
Ano: 2012
Páginas: 288
Tempo de leitura: 4 dias
Avaliação: 4 estrelas

*Anna e o beijo francês é o “companion book” de Lola e o garoto da casa ao lado. Ou seja, os protagonistas do primeiro livro, Anna e St. Clair, aparecem na história, mas apenas como personagens de média importância. Por isso, quem não tiver lido Anna pode, sim, ler Lola sem problemas, que não ficará perdido na história. Mas é interessante ver os personagens que você já conhece de outra perspectiva.

Veja mais livros de Stephanie Perkins

Anúncios

5 thoughts on “Lola e o Garoto da Casa ao Lado – Stephanie Perkins

  1. Ah, como vc bem disse, Lola é demais, mas acho que n bate Anna…nao sei se vc lembra que eu comentei qd li, mas me identifiquei muito com a Lola, mais com a situação dela e do Cricket, que é um fofo ( mas n mais que o Ethienne rs). Como vc lembra da história ainda Na? Fico admirada!!

  2. Eu adorei Lola, achei a personagem tão única, diferente de tudo o que eu já li, E o Cricket é um fofo. Porém eu também prefiro Anna e o Beijo Francês, apesar de Lola ser mais “real”, o intercâmbio da Anna para Paris é um sonho, e não sei, me identifiquei mais. Mas os dois livros são excelentes, e agora vai lançar Isla (com aquela capa diferente –.) e estou super ansiosa para ler!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s