“Comum” seria a última palavra que você usaria para descrever Lola Nolan, a começar por suas roupas coloridas e extravagantes, que são verdadeiros figurinos com direito até à peruca. Além disso, Lola tem dois pais, Nathan e Andy, e sua mãe biológica não é exatamente um exemplo de bom comportamento. Para completar, ela, que tem 17 anos, namora Max, um roqueiro 5 anos mais velho – e que seus pais super protetores não aprovam. Mas, apesar de todas essas diferenças, Lola, como toda garota, já se apaixonou e, claro, já sofreu por amor.
Lola e o garoto da casa ao lado tem uma trama bastante adolescente, mas, assim como Anna e o beijo francês*, o primeiro livro de Stephanie Perkins, as personagens são bastante ricas e profundas, o que torna a história interessante e envolvente. Em Lola, os conflitos centrais são a volta de Cricket, o antigo amor da protagonista e que talvez ela não tenha superado; os mixed feelings sobre Max, seu namorado mais velho; a relação de amor e ódio com seus pais super protetores; e o conturbado relacionamento com sua mãe biológica. E o curioso é que todos esses assuntos, por mais que alguns pareçam diferentes demais entre si, se relacionam de forma intrínseca.
Em Lola, Perkins mais uma vez nos transporta para a história como poucos autores fazem. Em alguns momentos, você chega a sentir as mesmas sensações narradas por ela, que parece ter o poder de resgatar sentimentos de certa forma juvenis, que já estão “perdidos” dentro de nós. A grande diferença entre as duas obras de Perkins, embora as fórmulas sejam bastante parecidas, é que é muito mais fácil se identificar com a história de Lola do que a de Anna. Ainda assim, e apesar de ter gostado bastante do segundo livro, confesso que o primeiro continua na frente.
Em suma, Lola e o garoto da casa ao lado é uma ótima leitura, daquelas capazes de nos transportar para a história da protagonista, tornar tudo um pouco mais leve e transformar simples momentos em instantes mágicos que duram para sempre.
Título original: Lola and the boy next door
Editora: Novo Conceito
Companion books: Anna e o Beijo Francês e Isla e o Final Feliz
Autor: Stephanie Perkins
Publicação original: 2012
Ah, como vc bem disse, Lola é demais, mas acho que n bate Anna…nao sei se vc lembra que eu comentei qd li, mas me identifiquei muito com a Lola, mais com a situação dela e do Cricket, que é um fofo ( mas n mais que o Ethienne rs). Como vc lembra da história ainda Na? Fico admirada!!
Eu fiz essa resenha na época que li, Má hahaha hoje só lembro de alguns pedaços mais marcantes.
Eu adorei Lola, achei a personagem tão única, diferente de tudo o que eu já li, E o Cricket é um fofo. Porém eu também prefiro Anna e o Beijo Francês, apesar de Lola ser mais “real”, o intercâmbio da Anna para Paris é um sonho, e não sei, me identifiquei mais. Mas os dois livros são excelentes, e agora vai lançar Isla (com aquela capa diferente –.) e estou super ansiosa para ler!
[…] real. Já faz algum tempo que li os dois outros livros da série (Anna e o Beijo Francês em 2011 e Lola e o garoto da casa ao lado em 2013), mas, pelo que me lembro, Isla e Josh são ainda mais […]
[…] original: Anna and the French Kiss Companion books: Lola e o Garoto da Casa ao Lado e Isla and the Happily Ever After (ainda não publicado no […]
[…] o Final Feliz, que é o terceiro volume série de companion books da autora (que ainda conta com Lola e o garoto da casa ao lado). Os três livros são romances young adult, daqueles que nos fazem suspirar! Por isso, fiquei […]