Resenha de Lola e o Garoto da Casa ao Lado – Stephanie Perkins

“Comum” seria a última palavra que você usaria para descrever Lola Nolan, a começar por suas roupas coloridas e extravagantes, que são verdadeiros figurinos com direito até à peruca. Além disso, Lola tem dois pais, Nathan e Andy, e sua mãe biológica não é exatamente um exemplo de bom comportamento. Para completar, ela, que tem 17 anos, namora Max, um roqueiro 5 anos mais velho – e que seus pais super protetores não aprovam. Mas, apesar de todas essas diferenças, Lola, como toda garota, já se apaixonou e, claro, já sofreu por amor.

Lola e o garoto da casa ao lado tem uma trama bastante adolescente, mas, assim como Anna e o beijo francês*, o primeiro livro de Stephanie Perkins, as personagens são bastante ricas e profundas, o que torna a história interessante e envolvente. Em Lola, os conflitos centrais são a volta de Cricket, o antigo amor da protagonista e que talvez ela não tenha superado; os mixed feelings sobre Max, seu namorado mais velho; a relação de amor e ódio com seus pais super protetores; e o conturbado relacionamento com sua mãe biológica. E o curioso é que todos esses assuntos, por mais que alguns pareçam diferentes demais entre si, se relacionam de forma intrínseca.

Em Lola, Perkins mais uma vez nos transporta para a história como poucos autores fazem. Em alguns momentos, você chega a sentir as mesmas sensações narradas por ela, que parece ter o poder de resgatar sentimentos de certa forma juvenis, que já estão “perdidos” dentro de nós. A grande diferença entre as duas obras de Perkins, embora as fórmulas sejam bastante parecidas, é que é muito mais fácil se identificar com a história de Lola do que a de Anna. Ainda assim, e apesar de ter gostado bastante do segundo livro, confesso que o primeiro continua na frente.

Em suma, Lola e o garoto da casa ao lado é uma ótima leitura, daquelas capazes de nos transportar para a história da protagonista, tornar tudo um pouco mais leve e transformar simples momentos em instantes mágicos que duram para sempre.

Título original: Lola and the boy next door
Editora: Novo Conceito
Companion books: Anna e o Beijo Francês e Isla e o Final Feliz 
Autor: Stephanie Perkins
Publicação original: 2012

Advertisement

6 comments

  1. Ah, como vc bem disse, Lola é demais, mas acho que n bate Anna…nao sei se vc lembra que eu comentei qd li, mas me identifiquei muito com a Lola, mais com a situação dela e do Cricket, que é um fofo ( mas n mais que o Ethienne rs). Como vc lembra da história ainda Na? Fico admirada!!

  2. Eu adorei Lola, achei a personagem tão única, diferente de tudo o que eu já li, E o Cricket é um fofo. Porém eu também prefiro Anna e o Beijo Francês, apesar de Lola ser mais “real”, o intercâmbio da Anna para Paris é um sonho, e não sei, me identifiquei mais. Mas os dois livros são excelentes, e agora vai lançar Isla (com aquela capa diferente –.) e estou super ansiosa para ler!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s