Resenha de Liberte meu coração – Meg Cabot e Mia Thermopolis

Se Liberte Meu Coração não tivesse sido escrito por Meg Cabot (Mia Thermopolis, tecnicamente, mas falaremos disso abaixo), eu acho que não teria interesse em ler. É que a história se passa na Era Medieval (século 13), em uma Inglaterra onde as mulheres serviam apenas para casar, ter filhos e cuidar do marido. No entanto, é claro que a protagonista, Finnula Crais, tinha que fugir dos estereótipos. E é exatamente por isso que a história se torna interessante.

Finn, a caçula de seis irmãs e um irmão, tem 17 anos e é simplesmente o oposto de todas as mulheres de sua época: em vez de vestir saias longas, adorar quinquilharias e sonhar em ter um marido, Finn vesta calças de couro, não desgruda do seu arco e flecha e ainda é uma caçadora nata. Quando Mellana, sua única irmã solteira, revela que está grávida e pede sua ajuda, Finn se vê obrigada a sequestrar um homem rico e pedir um resgate em troca de sua libertação – prática comum entre as mulheres que precisavam repor seus dotes. E é quando a história começa de verdade, porque Finnula não tem ideia, mas acaba de sequestrar Hugo Fitzstephen, um homem que é muito mais do que apenas um cavaleiro cheio da grana.

Liberte Meu Coração é uma história recheada de aventura, mistérios e muitos diálogos sarcásticos e perspicazes. Por outro lado, como o título sugere, tem também uma forte dose de romance e, surpreendentemente, muito erotismo. Sim, erotismo! Dentre os livros de Meg Cabot (inclusive os adultos), esse é o que tem os detalhes mais sórdidos da vida sexual da protagonista – e é irônico que essa carga venha justamente na obra assinada por Mia.

Falando nisso, quem leu a série O Diário da Princesa  já deve saber que Liberte Meu Coração é, na verdade, o livro que Mia Thermopolis escreve como trabalho de conclusão do ensino médio. Por isso, a obra é co-assinada pela princesa de Genovia e também pela própria Meg Cabot, que “deu uma ajudinha” a Mia. Por fim, apesar de começar a leitura relutante, posso dizer que gostei bastante de Liberte Meu Coração, graças à narrativa envolvente e às personagens cativantes.

Título original: Ransom my heart
Editora: Galera Record
Autor: Meg Cabot / Mia Thermopolis
Publicação original: 2011

4 comments

  1. Eu só acho q Mia deveria escrever todas as séries da Meg, pq olha tá dificil ultimamente ver uma série boa da Meg, ela está “cagando” em todos os finais…
    Eu gostei desse livro, lembro q dei boas risadas… Ai agora com a sua fixação com a baguete do fim, lembrei de uma passagem do livro em q ela sente a “espada” do Hugo! kkkkk

    • Verdade, Rafa. Eu ainda leio por apego, mas estão fraquinhas mesmo. Gostei até do fim de A Rainha da Fofoca, vamos ver o que ela aprontou em Tamanho 42 e pronta pra arrasar.
      Hahahahahaha, ri muito sobre o comentário da baguete e também lembrei da espada do Hugo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s