Resenha de Grande Irmão – Lionel Shriver

Pandora é filha do ex-astro de televisão Travis Appaloosa, mas odeia levar os créditos por este fato, por isso, usa seu sobrenome verdadeiro, Halfdanarson. Aos 40 anos, é muito bem casada com Fletcher Feuerbach, de quem adotou os dois filhos, Tanner e Cody, e mora em Iowa, onde alcançou o sucesso nacional com sua empresa, a Baby Monotonous. Pandora é também irmã do conhecido músico de jazz Edison Appaloosa, que vive em Nova York. No entanto, quando ele desembarca em Iowa para uma visita por tempo indeterminado, ela descobre que, talvez, seu irmão não seja tão bem-sucedido quanto pensava. Movida pelo passado que dividiu com Edison e pela lealdade que existe entre os irmãos, Pandora irá mergulhar em uma jornada altruísta e fará de tudo para ajudá-lo a resolver os problemas. Ou quase tudo.

Em Grande Irmão, Lionel Shriver abordou um tema extremamente atual e difundido, que é a busca pelo corpo ideal, mas não perdeu suas características tão marcantes: a riqueza de detalhes, a narrativa densa, o senso de humor apurado e sarcástico, os personagens tridimensionais, que não são definidos apenas pelos pontos centrais da trama, e principalmente a sinceridade em relação aos sentimentos que, muitas vezes, não queremos admitir que temos.

Mas é claro que, em se tratando de Shriver, a história não poderia ser unilateral ou não ter as críticas ácidas e certeiras. Se em Precisamos falar sobre o Kevin a autora mergulha no “outro lado” dos massacres em escolas norte-americanas, em Grande Irmão ela repreende tanto o magro, pelo comportamento que o próprio julga ser superior, quanto o gordo, pela postura que muitos julgam ser negligente; retrata como os obesos são considerados, ao mesmo tempo, incômodos e invisíveis; e transforma a questão, que já ganhou importância mundial, em algo pessoal porque, só assim, é possível sentir a crueldade com que o gordo é tratado não só pela sociedade, como também por si mesmo.

Apesar dos temas abordados não serem parecidos, Grande Irmão e Precisamos falar sobre o Kevin têm semelhanças que vão além do estilo da autora: a figura da mulher bem-sucedida e independente, a preferência pela menina (Cody e Celia) e as conturbadas e, ao mesmo tempo, intransponíveis relações em família dão o tom de ambas as histórias. Além disso, as protagonistas estão sempre no fogo cruzado: Pandora passa boa parte da história em meio às trocas de ofensas entre Edison e Fletcher e também faz uma ponte entre o irmão mais velho e a caçula, Solstice; já Eva Katchadourian se divide primeiro entre o marido, Franklin, e o filho, Kevin e, depois, entre o menino assassino e a sociedade.

Para escrever Grande Irmão, Shriver buscou inspiração em um drama da vida real: em 2009, seu irmão, Greg Shriver, faleceu pesando 180 quilos. “O livro é um exercício emocional, o que não quer dizer que seja autobiográfico. Os personagens e a história não são reais”, disse a autora em entrevista ao jornal O Globo. Talvez por isso a obra seja tão carregada de nostalgia e o sentimento do resgate do passado, da lealdade, das relações e dos sentimentos seja tão forte. Experiências pessoais à parte, a verdade é que Grande Irmão é uma forte alusão à fome do ser humano. Mas não a de comida e, sim, a de objetivos e conquistas, além da falta de habilidade em lidar com a saciedade.

Título original: Big Brother
Editora: Intrínseca
Autor: Lionel Shriver
Publicação original: 2013

Advertisement

8 comments

  1. […] Grande Irmão, Lionel Shriver: depois que li Precisamos falar sobre o Kevin, tive a certeza de que as obras da Lionel Shriver sempre seriam um baque na minha vida literária. Eu estava realmente certa e Grande Irmão não apenas me agradou, como também me surpreendeu, além de me fazer refletir sobre o comportamento atual da sociedade, em vários aspectos. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s