Top 10 livros de 2013

Tive alguns anos literários muito felizes, mas nenhum, nem de longe, pode ser comparado a 2013. Neste ano, li mais de 60 livros e o melhor desta marca (além do recorde pessoal) é que tive pouquíssimas decepções. Além disso, conheci muitos autores, me apaixonei por alguns, e me arrisquei em muitos gêneros inéditos para mim. Por tudo isso é que foi tão difícil escolher os meus 10 livros preferidos de 2013. Mas eu consegui e aí está – em ordem alfabética, pois seria impossível rankeá-los.

top-10-2013

A Menina que Roubava Livros
Sinopse: 
às vésperas da Segunda Guerra Mundial, Liesel Meminger, então com 10 anos, viu o irmão mais novo morrer e foi separada da mãe em plena Alemanha nazista. Quando chegou à rua Himmel, em Molching, uma pequena cidade perto de Munique, para morar com Hans e Rosa Hubermann, a menina não sabia ler, mas carregava consigo seu primeiro livro roubado, O Manual do Coveiro. Ela também ainda não sabia que, na rua Himmel, em meio à pobreza, aos pesadelos e a todas as tristezas trazidas pela guerra, aprenderia muito mais do que apenas decifrar as palavras. E quem conta a vida de Liesel Meminger é ninguém menos do que a Morte.

A Última Carta de Amor
Sinopse: 1960’s – Casada com o bem-sucedido empresário Laurence Stirling, Jennifer tem tudo o que muitas mulheres da época gostariam: beleza impecável, elegância invejável, um marido rico, uma agenda repleta de festas e jantares, uma casa luxuosa, além de um guarda-roupa cheio de vestidos glamourosos. No entanto, após sofrer um grave acidente, Jennifer tem sua memória comprometida e, aos poucos, redescobre quem é. E em meio a essa jornada, ela percebe que fez coisas que jamais pensou e que irão, novamente, mudar o rumo de sua vida. 2000’s – Ellie Haworth é jornalista e, há mais de um ano, mantém um relacionamento com um homem casado. Os amigos de Ellie recriminam sua atitude e as incertezas da relação já começam a afetar seu rendimento no jornal em que trabalha, o Nation. Em sua última chance de voltar a assinar as grandes matérias e manter o emprego, Ellie encontra uma carta de amor perdida em meio aos arquivos do jornal e fica obcecada para descobrir a história que há por trás desta memória.

As Vantagens de Ser Invisível
Sinopse: 
Charlie é um garoto de 15 anos que não é exatamente bom em participar de sua própria vida. A fim de mudar esse cenário, ele decide desabafar sobre os problemas de sua vida a um amigo anônimo. Por meio de cartas, Charlie conta ao seu ouvinte misterioso fatos de seu dia a dia e também de seu passado. E, assim, ele tenta chegar ao cerne da questão: por que parece ser tão difícil deixar de ser invisível?

Bela Maldade
Sinopse:
 Katherine Patterson tinha uma vida perfeita, até o dia em que uma tragédia acabou com sua família. A fim de superar a culpa que sente pelo ocorrido e recomeçar do zero, Katherine se muda de cidade e é rapidamente acolhida por Alice, uma garota linda, popular e extremamente generosa. Elas se tornam grandes amigas, mas, aos poucos, Alice mostra que não é tão bondosa assim. Katherine se recusa a enxergar as falhas da amiga, mas quando finalmente o faz, Alice não deixa dúvidas de que não gosta de ser rejeitada – e está disposta a fazer qualquer coisa para que Katherine se arrepende de suas escolhas.

Jogos Vorazes
Sinopse: desde que perdeu o pai, quando ainda era criança, Katniss Everdeen se tornou a responsável por sua mãe e irmã mais nova, Prim. Para manter a alimentação e as finanças da casa em dia, ela caça animais clandestinamente na floresta e, para isso, conta com a companhia de seu melhor amigo, Gale. Quando o dia da colheita, em que são escolhidos os tributos de cada distrito que irão lutar até a morte durante os Jogos Vorazes, Katniss tem certeza que fez o que podia para proteger Prim de ser a escolhida. Mas quando o nome soa nos alto-falantes, ela percebe que precisa ir além se quiser garantir que a irmã sobreviva.
(**me refiro à trilogia de Jogos Vorazes, já que sou incapaz de escolher o melhor)

O Lado Bom da Vida
Sinopse: Pat Peoples é um ex-professor de 30 anos que acaba de sair de um hospital psiquiátrico. Pat não se lembra como foi parar no “lugar ruim”, como ele chama o local, e também nem desconfia de que passou muito mais tempo por lá do que imagina. Tudo o que sabe é que sua esposa, Nikki, pediu um ”tempo separados” e, ao sair do “confinamento”, seu maior objetivo é se tornar uma pessoa melhor para reconquistá-la. No entanto, quando volta para o mundo real, Pat percebe que muitas coisas não são mais como antes: seu pai o ignora, sua mãe chora com frequência, seus amigos o tratam cheios de dedos e, mesmo assim, ninguém parece disposto a contar-lhe a verdade sobre o tempo que passou fora. Com muitos buracos em suas lembranças, Pat precisa reconstruir sua memória e, claro, encontrar uma forma de acabar com o “tempo separados”.

Pausa
Sinopse: CONTÉM SPOILER! Após a morte da mãe, Layken ficou responsável pelo irmão mais novo, Kel, e o relacionamento com Will, que se encontra na mesma situação, não poderia estar melhor. Afinal, os dois vivem os mesmos problemas e, por isso, compreendem um ao ao outro e se ajudam ao máximo. No entanto, por mais que levem a vida cheia de responsabilidades da melhor maneira possível, se transformar em pai e mãe tão cedo é uma tarefa complicada e cheia de dilemas.

Precisamos falar sobre o Kevin
Sinopse:
 no final da década de 1990, as matanças nas escolas dos Estados Unidos estavam “na moda”. Na época, Eva Katchadourian era apenas uma empresária bem-sucedida na área de turismo, cuja única ligação com os massacres era a preocupação comum a todos os pais e mães. E assim foi até seu filho, Kevin, de 15 anos, cometer um assassinato em massa na escola onde estudava. Após o acontecimento, Eva perdeu tudo o que conquistou e passou a ser julgada pela sociedade como a principal culpada pela tragédia. Ela nunca acreditou ser boa mãe para ele e agora, abalada e convencida de que realmente cometeu erros que levaram à matança, começa a escrever cartas ao pai de Kevin a fim de encontrar a verdadeira razão para o massacre. Mas será que é possível chegar ao cerne da questão?

Quem é você, Alasca?
Sinopse:
Miles Halter é um adolescente viciado em últimas palavras célebres que, cansado de sua vida sem amigos na Flórida, decide estudar no internato de Culver Creek, no Alabama, e partir em busca do seu “Grande Talvez”. Por lá, ele finalmente faz seu primeiro amigo, o Coronel, e conhece Alasca, uma garota problemática, divertida, linda e misteriosa. Assim que a vê, Gordo (como Miles passa a ser chamado em Culver Creek) se apaixona, mas, além de ter namorado, Alasca é um enigma difícil, ou até impossível, de ser desvendado, assim como a “saída do labirinto”.

Questões do Coração
Sinopse:
 Tessa Russo é esposa de Nick, um cirurgião plástico renomado, e mãe de dois filhos. Sobrecarregada com as tarefas de dona de casa e profissional, Tessa tomou a difícil decisão de abandonar a carreira com o objetivo de proporcionar uma maior qualidade de vida à sua família. Valerie Anderson é advogada e mãe solteira de Charlie e, apesar de ser bem-sucedida profissionalmente, não teve muitas boas experiências no campo amoroso, por isso, se fechou para novas possibilidades. Tessa e Valerie vivem em Boston, mas nunca se encontraram e não têm muitas coisas em comum. Porém, um acidente irá se encarregar de unir suas vidas, ainda que indiretamente, e mostrar o que é realmente importante.

Menções honrosas
Foi muito difícil mesmo escolher apenas 10 livros entre os mais de 60 que li. Então, como odeio injustiças, roubei só um pouquinho e fiz uma pequena lista de menções honrosas – e ainda justifiquei por que eles não entraram no top 10.

mencoes-honrosas-2013

A Culpa é das EstrelasA Culpa é das Estrelas realmente me surpreendeu, mexeu comigo (e mais 289372 milhões de pessoas), me fez refletir e, de quebra, me apresentou a John Green. Entraria facilmente no meu top 10, mas eu não queria repetir autores e preferi dar lugar a Quem é você, Alasca?

As Aventuras de Pigostei muito do final e da moral da história de As Aventuras de Pi. Mas confesso que precisei ser guerreira para chegar logo à parte da aventura. Só por esta pequena falta de ritmo que a obra de Yann Martel não está entre os meus 10 preferidos do ano.

Bling Ring – A Gangue de HollywoodBling Ring foi o livro que me rendeu a maior resenha de todos os tempos, pois me fez refletir muito sobre o comportamento da sociedade atualmente e também sobre a minha profissão. Originalmente, o livro de Nancy Jo Sales estava no meu top 10, mas, como ainda não li nenhum outro livro de não-ficção, achei que me falta parâmetro para adicioná-lo à lista dos favoritos – e eu estava precisando de espaço.

Como eu era antes de vocêeste é mais um livro que não entrou para o top 10 por causa da minha regra de não repetir autores. Como eu era antes de você é uma história de amor comovente, mas que foge de todos os clichês, e por isso eu não poderia ignorá-la neste post – mas também não podia ignorar A Última Carta de Amor.

Delírio: a saga de Lauren Oliver estava no meu top 10 até a última noite, quando terminei de ler A Esperança, da série Jogos Vorazes. Não pensem que não me doeu tirar Delírio da lista de preferidos do ano, mas é que a saga de Suzanne Collins parece combinar doses mais certeiras de romance e guerra.

Dente por DenteDente por Dente, continuação de Olho por Olho, me surpreendeu bastante com uma história consistente, mas cheia de reviravoltas. Com certeza, merecia estar no top 10, mas, de novo, eu precisava de espaço e acabei dando prioridade para outros.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Top 10 livros de 2013

  1. Eeeeeee! Nasceu! E eu adorei. Tô louca pra terminar logo A última carta de amor, no início demorei pra desenrolar, mas agora peguei o ritmo e to gostando bastante do mistério da vida da Jennifer. Bom, Bela Maldade e a Culpa é das estrelas entrariam facilmente no meu Top 10 pelo o que me fizeram sentir. Aproveitei o post pra atualizar minha wishlist haha beijo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s