Apenas leia

apenas-leia

No final de 2005, em uma tarde preguiçosa como estas que se aproximam, a Karina, minha amiga da época da escola e a leitora mais assídua que já vi, veio à minha casa para conhecer meu então novo quarto. Como eu sabia que ela adorava livros, comentei que havia comprado O Diário da Princesa. Dizer que a Karina me incentivou é um eufemismo, já que, em questão de minutos, eu já estava com outros títulos de Meg Cabot e as séries de Becky Bloom e Bridget Jones na lista que, obedientemente, tratei de aniquilar. Como já contei aqui, nem todos os anos que vieram depois foram tão produtivos, mas foi assim que eu, que nunca havia lido por prazer, transformei a leitura em um hábito delicioso.

Ok, e aí você se pergunta: por que você está contando esta história? Porque a Karina me ajudou na tarefa de inserir os livros à minha rotina e, até hoje, me incentiva, trocando recomendações comigo e debatendo as tantas histórias que lemos. Pode ser que algumas – ou muitas – pessoas me achem mala por falar tanto sobre o assunto no Instagram, no Facebook, no Twitter, no blog e na vida. Mas, sinceramente, eu não me importo.

Porque desde que comecei a compartilhar minhas leituras, descobri outras pessoas que têm a mesma paixão e também me transformei na “Karina” de alguns amigos. Além disso, várias outras pessoas me procuram para conversar sobre livros, pedir sugestões e discutir pontos de vista ou até mesmo para me dizer que admiram o meu “vício”. Pode ser que a maioria não leia mais por minha causa, mas talvez sim. E é esse talvez que me motiva.

Ler é tentativa e erro para o resto da vida. Existem autores que você ama e que podem te decepcionar, enquanto outros que você não gosta muito talvez te surpreendam. Você pode lagar vários livros pela metade, mas um deles irá fazer você ir até o fim. O segredo para ler, muito ou pouco, é ler e por prazer. E não importa se você leu 1 ou 100 livros, em 10 ou 1 mil dias. O que importa é que você leu. Por isso, apenas leia.

Anúncios

7 pensamentos sobre “Apenas leia

  1. OMG! OMG! OMG!
    Amei o post…. Não só porque eu sou mencionada e me senti muito lisonjeada com isso!!!
    É porque é isso mesmo: ler é legal! Vc só precisa encontrar um livro que te agrade.
    Ler é minha grande paixão e com certeza tem muita gente que me acha uma chata por falar taaaaaannnnnnnto de livros, mas como vc, eu não ligo! Eu posso falar sobre eles por horas, vc bem sabe! Rsrsrsrs Um livro, puxa outro, que puxa outro genero, outros personagens e a conversa é infinita!!
    Eu fico extremamente feliz qdo um amigo gosta de uma recomendação minha e mais ainda qdo ele se torna um leitor mais frequente.
    Sei que esse post não foi pra mim, mas sinto como se fosse, então obrigada!!!

    Bjux!!!

    1. \o/
      Que bom que gosto, Ká, fico feliz. Porque, em partes, ele foi pra você, sim. Se não fosse pelas suas recomendações e conversas infinitas, talvez eu não tivesse me apaixonado tanto por leitura e não estivesse incentivando outras pessoas a lerem. É um ciclo que espero que não tenha fim :)

  2. Eu digo com toda certeza que você foi uma Karina pra mim e, eu agradeço pelo incentivo. Além de bom hábito em todos os aspectos, ler é um hobbie maravilhoso, é terapêutico e relaxante. Passei a admirar a escrita e a leitura de uma forma que não imaginava que pudesse e, tenho orgulho de ter me dado a oportunidade – e não te achar uma mala haha – de conhecer um pouquinho do que você já tinha lido e também poder compartilhar tudo isso com você =)
    Como já conversamos antes, não troco meu momento de leitura por nada. Mais uma vez, obrigada pela referência, incentivo, dicas e tudo mais =) Beijo!

    1. <3
      E eu fico muito feliz de ser sua Karina, hahaha! Porque é bom pra mim, que posso discutir os livros que leio e também ter novas indicações, e é bom pra você, pelas mesmas razões. 2014 será ainda melhor :D

  3. Olha q estranho, a Karina é amiga da minha irmã. Eu a conheci por intermédio da minha irmã e logo dps descobri q tinhamos uma mesma paixão pelos livros, desde então eu tenho mais contato com ela do q a minha irmã q já era amiga dela. hahahaha
    Não tem coisa melhor do q vc dividir a experiencia de um livro com alguém, e os debates fervorosos qndo as opiniões não coincidem e vc quer q a pessoa concorde com tudo oq vc diga, enfim, só os livros para proporcionar isso, e tbm, conhecer novas pessoas com a mesma paixãoo!!
    E independente do tipo de leitura, leitura é leitura… ahh vou começar a viajar, parei por aqui! kkkk

    Bjo

    1. Hahaha, você pegou o espírito do post. Algumas pessoas dizem que me admiram por ler tanto, mas que não conseguem. E aí eu digo que é uma questão de hábito. Pode parecer uma resposta meio padrão, mas é verdade. E também vai do jeito de cada um. Enquanto a gente devora livros, tem pessoas que demoram meses e isso não é bom ou ruim, apenas diferente. Por isso, digo que o importante mesmo é ler.
      Ps: eu acho que estudei com sua irmã ou conheci ela por meio da Ká na escola!

  4. Fico muito feliz por você ter reacendido a sua paixão pela leitura. Ler é sonhar, ler é pensar, ler é alívio, ler é diversão, ler é cura, ler é ser e viver o outro só por um tempinho. E só quem ama sabe. Apesar de eu sempre ter lido bastante e mesmo que nossos gêneros literários preferidos sejam totalmente opostos (como a maioria das coisas em outros campos, na verdade), fiquei feliz por ter compartilhado algumas leituras com você esse ano, especialmente a do Kevin – que eu terminei atrasada, mas…
    Até diria que as leituras foram o nosso maior elo nos últimos meses. Eu já fiquei um período sem ler, mas me fez muita falta. Acho que junto com a música, a leitura é uma das melhores coisas da vida e deve ser sempre incluída nas nossas rotinas! Já que nos acostumamos com tantos hábitos ruins…esse pelo menos é muito bom!

    Continue apenas lendo :)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s