Resenha de Questões do Coração – Emily Giffin

questoes-coracao

Tessa Russo é esposa de Nick, um cirurgião plástico renomado, e mãe de dois filhos. Sobrecarregada com as tarefas de dona de casa e profissional, Tessa tomou a difícil decisão de abandonar a carreira com o objetivo de proporcionar uma maior qualidade de vida à sua família. Valerie Anderson é advogada e mãe solteira de Charlie e, apesar de ser bem-sucedida profissionalmente, não teve muitas boas experiências no campo amoroso, por isso, se fechou para novas possibilidades. Tessa e Valerie vivem em Boston, mas nunca se encontraram e não têm muitas coisas em comum. Porém, um acidente irá se encarregar de unir suas vidas, ainda que indiretamente, e mostrar o que é realmente importante.

Questões do Coração é narrado em primeira pessoa por Tessa e em terceira por Valerie. O recurso é interessante porque, ao mesmo tempo em que você se sente indiretamente influenciada a compreender melhor Tessa, a narração onisciente do ponto de vista de Valerie faz com que você se sinta dividida, já que nenhuma das personagens tem intenções completamente boas ou ruins. E essa profundidade dos pensamentos e sentimentos de ambas tornam a história mais real, além de envolvente.

Dissertar sobre Questões do Coração sem revelar demais é quase impossível. Então, para evitar gafes, vou apenas dizer que o que mais gostei nesta obra de Emily Giffin é o quão possível ela é. Todos os outros livros de Emily têm essa característica, no entanto, acredito que Questões do Coração seja o mais próximo da realidade, algo que realmente poderia acontecer com todos nós. Outra coisa que notei neste livro (e depois percebi que, na verdade, é assim em todas as obras de Emily) é que não existe um vilão na trama. Não existem personagens inteiramente más ou boas e, sim, pessoas que poderiam existir (e que provavelmente existem) e que ficam confusas e perturbadas com uma avalanche de sentimentos negativos e positivos.

Ler Questões do Coração me fez ter medo de como a vida real pode se desenrolar, já que o desfecho não é perfeito e, sim, plausível. Mas, ao mesmo tempo, me fez ter esperanças de que podemos superar muitas coisas nesta vida, mesmo que elas sejam algo que nunca havíamos imaginado ou algo do que sempre fugimos. Desde que terminei a leitura, tenho pensado bastante no que realmente importa. E acho que a resposta está diretamente ligada ao que é ser feliz.

Título original: The Heart of the Matter
Editora: Novo Conceito
Companion books: O Noivo da Minha Melhor Amiga e Presentes da Vida
Autor: Emily Giffin
Publicação original: 2011

**Questões do Coração pode ser considerado companion book de O Noivo da Minha Melhor Amiga e Presentes da Vida, já que Dexter é irmão de Tessa e ele e Rachel participam bastante da história – até mesmo Darcy é rapidamente citada. Então, o interessante é ler Questões do Coração depois destes outros.

 

Advertisement

15 comments

  1. […] Questões do Coração Sinopse: Tessa Russo é esposa de Nick, um cirurgião plástico renomado, e mãe de dois filhos. Sobrecarregada com as tarefas de dona de casa e profissional, Tessa tomou a difícil decisão de abandonar a carreira com o objetivo de proporcionar uma maior qualidade de vida à sua família. Valerie Anderson é advogada e mãe solteira de Charlie e, apesar de ser bem-sucedida profissionalmente, não teve muitas boas experiências no campo amoroso, por isso, se fechou para novas possibilidades. Tessa e Valerie vivem em Boston, mas nunca se encontraram e não têm muitas coisas em comum. Porém, um acidente irá se encarregar de unir suas vidas, ainda que indiretamente, e mostrar o que é realmente importante. […]

  2. Questões do Coração considero como o livro que merece um segundo volume, a história merece ser continuada pois o arrependimento do Dr. Russo foi insuficiente para justificar a traição. Como marido e como pai demonstrou possuir falhas de caráter. Como profissional então nem se fala. O segundo volume seria uma forma de ver como Tessa consegui seguir em frente. Será que volta a acreditar no amor que ele diz sentir? Será que o amor dela foi suficiente para ajudá-los a superar a traição? São essas e outras questões que gostaria que fossem encaminhadas

    • É verdade, Francisca, você tem razão! Seria ótimo se tivesse uma continuação de Questões do Coração, eu mesma me peguei pensando sobre o “futuro” de Tessa e como/se ela superou a traição do marido. Quem sabe a Emily Giffin não nos surpreenda um dia?

  3. Vamos fazer uma campanha pelo segundo volume de “Questões do Coração”, onde as falhas de caráter do Dr Russo como marido, pai e profissional possam ser melhor explicitadas, para que possamos entender a atitude de Tessa. Como a maioria das pessoas que postaram comentários, esse personagem necessita demonstrar que merece ser perdoado, somente arrependimento tardio não foi suficiente, pois ao mesmo tempo em que ele dizia que amava a Valerie, e amava os filhos, não respeitou sua companheira, acusando-a de uma série de falhas, o que demonstra a sua falta de apego com Tessa. Somente quando ela foi capaz de mandá-lo embora foi que ele descobriu que a amava. Caso a autora venha publicar um novo volume, o Dr. Russo tem ser mais convincente no seu amor a sua família. O dia das bruxas foi terrível, deixou os filhos e a esposa sozinhos, não foi à escola por causa da filha foi por causa do filho de Valerie. São passagens que exigem melhor justificativa, e um esforço maior por parte do personagem médico, para efetivamente demonstrar que ama de verdade sua família.. Faltou a força desse sentimento na volta dele para casa.

  4. […] Questões do Coração, Emily Giffin | Encontre o melhor preço Não canso de dizer que Emily Giffin é uma das poucas autoras de chick lit que consegue retratar o amor como ele é na vida real: feito de dúvidas, mágoas, medos, dilemas, mas, acima de tudo, feito de… amor. E Questões do Coração é uma daquelas histórias que realmente mexe com a gente e nos faz imaginar como seria estar no lugar dos personagens. […]

  5. ola France eu li este livro a um ano e ainda nao consigo tira-lo da cabeca mexeu muito com os meus sentimento e maneira de ver a vida e concordo plenamente quando diz que o livro merece uma continucao pk o final deixou muito a desejar eu gostaria de saber como o casal conseguiu seguir em frente. e o k fez o nick mudar de ideia? eu meio que esperava que ele fosse correr atras da valery quando a tess muito bravamente correu com ele de casa o que ele nao fez mesmo depois de ter declarado a amor a valery e dizer que somente respeitava e gostava da tess isso esta atravessado na minha garganta simplesmente nao desce. perdi respeito pelo dr russo como profissional , como pai, marido, amigo. eu sinceramente gostaria k a tess desse o troco para ver o dr russo continuar ao lado dela tentando seguir em frente e perdoar tambem… nao que eu seja vingativa mas ele fez tanta merda que merece provar um pouco do proprio veneno. so para ele sentir o gostinho da dor. odiei a valery por ser uma vaca egoista que poe os interesses dela a frente de tudo. querer tirar o pai a 2 criancas para dar um pai ao filho dela… ”no final pareceu-me que tanto o nick como a valery envolveram-se pelo motivo errado o carinho e compaixao pelo Charlie e nao amor um pelo outro” Mas depois lembrei-me daquele trecho onde o nick passa a noite com a valery e sente que esta completamente apaixonado por ela e nao sentiu nem um pouco de remorso … o livro e muito contraditorio.
    Mas o k fazer como mae quando aquele que deveria amar os seus filhos mais que tudo prefere o filho de outra pessoa aos seus proprios? essa traicao nao sei se eu seria capaz de perdoar… o que justifica essa atitude? trair a mulher e uma coisa mas os filhos??? casais se divorciam todos os dias familias sao desfeitas mas preferir filhos de outra pessoas aos seus prorios? pelo amor de Deus doeu muito… por isso gostaria sim de ver como este casal consegue superar isto. foi tanta traicao insatisfacao que o final deixou muito a desejar sera que a tess voltou a trabalhar?…
    em fim a verdade e que manter um casamento nao e facil quem e casado sabe disso e o papel dos esposos e estar do lado do outro quando mais precisa e nao abandonar o barco quando as coisas estao dificeis a procura de um lugar aparentemente feliz para se enfiar. Se nao estava feliz com a tess deveia ser homem o suficiente para ir embora ao invez de trair… mas ai esta o Nick nao e homem o suficiente… e um covarde que no fim nao foi leal nem a tess nem a valery… existem muitos maridos como o Nick por ai e muitas mulheres como a valery… ser formada e indepente nao te faz menos destruidora de lares… o certo seria a valery mandar o Nick se resolver antes de embarcar numa relacao com ele.
    A tess surpreendeu muito no final… ela nao colocou o orgulho nem os interesses dela afrente de tudo e sim os filhos e a capacidade de tentar perdoar… por isso ela merece uma continuacao onde o idiota do Nick sofre bastante para reconquistar a confianca e o amor dela.

  6. Puxa! Li por duas vezes o livro e, finalmente encontrei pessoas, que direcionaram ao mesmo pensamento. Também gostaria de uma continuação. Gostaria de ver se Tessa, realmente conseguiu superar a traição do marido e, seguiu em frente. O Dr. Nick colocou a culpa de todos os problemas nas costas dela e, ficou por isso mesmo? Não concordei com o final do livro. Para mim, Tessa não deveria ficar com o Dr. Russo, pois, ele só não abandonou a família por medo. Em nenhum momento senti dele amor. Já que ele mesmo diz que se apaixonou por Valerie e, gostaria de viver com ela essa história de amor. Na verdade o amor dele não me convenceu em nenhum momento. Quanto a Valerie, acredito que tenha confundido o sentimento de abandono e carência em que se encontrava, com amor. Dr. Nick se mostrou volúvel, egoísta e manipulador. Não acreditei no arrependimento que tentou demonstrar, deixou claro ,que se não houvesse filhos (que pouco os vê), daria um pé na Tessa sem culpa. A cena em que conversa pelo telefone com a amante, pós transa ao lado da filha na mesa do café, me embrulhou o estômago. Claro, que não irei colocar todo o peso nas costas do marido, mas ele abandonou os filhos e adotou outra sem mais nem menos. Traição é um ato de covardia, já que não conseguimos nos defender das consequências. Ele colocou o casamento e a carreira em jogo, assim como, a recuperação de Charlie também, para que pudesse ter um caso pela mulher por quem se apaixonou, ou seja, ama uma e suporta a outra. Esse livro deveria ter continuação, claro que nos revela uma história muito real, deparamos com esses fatos todos os dias, mas Tessa não pode assumir toda a culpa dos problemas em seu casamento e, tem o direito de ser feliz e pode muito bem sendo sozinha, por que não? Já que ele ama Valerie e se apaixonou pela outra, que ficassem juntos. Para mim, ela fez um final somente para agradar a todos. A mim não agradou. Prefiro a verdade, sempre. Já fui traída e, sei o quanto dói, mas sobrevivi, com dores e lágrimas e, mesmo assim, acredito na felicidade. A vida não é perfeita, mas é preciso que seja real e honesta. A autora não foi honesta em seu final, nem ela acredita no amor do personagem Nick, isso ficou claro para mim. Consigo entender todos os personagens e, respeitar a visão da autora, porém não consigo aceita-lo. Tessa e Valerie (claro, ela também) merecem ser felizes e, de preferência, longe do Dr. Russo.

    • Oi Roselaine,
      Concordo com seu ponto de vista. Mas preciso defender a autora, pois acho que ela quis mostrar exatamente como isso acontece na vida real. Mas não quer dizer que ela concorde. Quem sabe um dia ela não escreva uma continuação?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s