Resenha de Questões do Coração – Emily Giffin

questoes-coracao

Tessa Russo é esposa de Nick, um cirurgião plástico renomado, e mãe de dois filhos. Sobrecarregada com as tarefas de dona de casa e profissional, Tessa tomou a difícil decisão de abandonar a carreira com o objetivo de proporcionar uma maior qualidade de vida à sua família. Valerie Anderson é advogada e mãe solteira de Charlie e, apesar de ser bem-sucedida profissionalmente, não teve muitas boas experiências no campo amoroso, por isso, se fechou para novas possibilidades. Tessa e Valerie vivem em Boston, mas nunca se encontraram e não têm muitas coisas em comum. Porém, um acidente irá se encarregar de unir suas vidas, ainda que indiretamente, e mostrar o que é realmente importante.

>> Encontre o melhor preço de Questões do Coração

Questões do Coração é narrado em primeira pessoa por Tessa e em terceira por Valerie. O recurso é interessante porque, ao mesmo tempo em que você se sente indiretamente influenciada a compreender melhor Tessa, a narração onisciente do ponto de vista de Valerie faz com que você se sinta dividida, já que nenhuma das personagens tem intenções completamente boas ou ruins. E essa profundidade dos pensamentos e sentimentos de ambas tornam a história mais real, além de envolvente.

Dissertar sobre Questões do Coração sem revelar demais é quase impossível. Então, para evitar gafes, vou apenas dizer que o que mais gostei nesta obra de Emily Giffin é o quão possível ela é. Todos os outros livros de Emily têm essa característica, no entanto, acredito que Questões do Coração seja o mais próximo da realidade, algo que realmente poderia acontecer com todos nós. Outra coisa que notei neste livro (e depois percebi que, na verdade, é assim em todas as obras de Emily) é que não existe um vilão na trama. Não existem personagens inteiramente más ou boas e, sim, pessoas que poderiam existir (e que provavelmente existem) e que ficam confusas e perturbadas com uma avalanche de sentimentos negativos e positivos.

Ler Questões do Coração me fez ter medo de como a vida real pode se desenrolar, já que, diferentemente de grande parte dos chick lit, o desfecho não é perfeito e, sim, plausível. Mas, ao mesmo tempo, me fez ter esperanças de que podemos superar muitas coisas nesta vida, mesmo que elas sejam algo que nunca havíamos imaginado ou algo do que sempre fugimos. Desde que terminei a leitura, tenho pensado bastante no que realmente importa. E acho que a resposta está diretamente ligada ao que é ser feliz.

Título original: The Heart of the Matter
Editora: Novo Conceito
Companion books: O Noivo da Minha Melhor Amiga e Presentes da Vida
Autor: Emily Giffin
Ano: 2011
Páginas: 438
Tempo de leitura: 5 dias
Avaliação: 5 estrelas

**Questões do Coração pode ser considerado companion book de O Noivo da Minha Melhor Amiga e Presentes da Vida, já que Dexter é irmão de Tessa e ele e Rachel participam bastante da história – até mesmo Darcy é rapidamente citada. Então, o interessante é ler Questões do Coração depois destes outros.

Veja mais livros de Emily Giffin

Anúncios

12 pensamentos sobre “Resenha de Questões do Coração – Emily Giffin

  1. Questões do Coração considero como o livro que merece um segundo volume, a história merece ser continuada pois o arrependimento do Dr. Russo foi insuficiente para justificar a traição. Como marido e como pai demonstrou possuir falhas de caráter. Como profissional então nem se fala. O segundo volume seria uma forma de ver como Tessa consegui seguir em frente. Será que volta a acreditar no amor que ele diz sentir? Será que o amor dela foi suficiente para ajudá-los a superar a traição? São essas e outras questões que gostaria que fossem encaminhadas

    1. É verdade, Francisca, você tem razão! Seria ótimo se tivesse uma continuação de Questões do Coração, eu mesma me peguei pensando sobre o “futuro” de Tessa e como/se ela superou a traição do marido. Quem sabe a Emily Giffin não nos surpreenda um dia?

  2. Vamos fazer uma campanha pelo segundo volume de “Questões do Coração”, onde as falhas de caráter do Dr Russo como marido, pai e profissional possam ser melhor explicitadas, para que possamos entender a atitude de Tessa. Como a maioria das pessoas que postaram comentários, esse personagem necessita demonstrar que merece ser perdoado, somente arrependimento tardio não foi suficiente, pois ao mesmo tempo em que ele dizia que amava a Valerie, e amava os filhos, não respeitou sua companheira, acusando-a de uma série de falhas, o que demonstra a sua falta de apego com Tessa. Somente quando ela foi capaz de mandá-lo embora foi que ele descobriu que a amava. Caso a autora venha publicar um novo volume, o Dr. Russo tem ser mais convincente no seu amor a sua família. O dia das bruxas foi terrível, deixou os filhos e a esposa sozinhos, não foi à escola por causa da filha foi por causa do filho de Valerie. São passagens que exigem melhor justificativa, e um esforço maior por parte do personagem médico, para efetivamente demonstrar que ama de verdade sua família.. Faltou a força desse sentimento na volta dele para casa.

  3. ola France eu li este livro a um ano e ainda nao consigo tira-lo da cabeca mexeu muito com os meus sentimento e maneira de ver a vida e concordo plenamente quando diz que o livro merece uma continucao pk o final deixou muito a desejar eu gostaria de saber como o casal conseguiu seguir em frente. e o k fez o nick mudar de ideia? eu meio que esperava que ele fosse correr atras da valery quando a tess muito bravamente correu com ele de casa o que ele nao fez mesmo depois de ter declarado a amor a valery e dizer que somente respeitava e gostava da tess isso esta atravessado na minha garganta simplesmente nao desce. perdi respeito pelo dr russo como profissional , como pai, marido, amigo. eu sinceramente gostaria k a tess desse o troco para ver o dr russo continuar ao lado dela tentando seguir em frente e perdoar tambem… nao que eu seja vingativa mas ele fez tanta merda que merece provar um pouco do proprio veneno. so para ele sentir o gostinho da dor. odiei a valery por ser uma vaca egoista que poe os interesses dela a frente de tudo. querer tirar o pai a 2 criancas para dar um pai ao filho dela… ”no final pareceu-me que tanto o nick como a valery envolveram-se pelo motivo errado o carinho e compaixao pelo Charlie e nao amor um pelo outro” Mas depois lembrei-me daquele trecho onde o nick passa a noite com a valery e sente que esta completamente apaixonado por ela e nao sentiu nem um pouco de remorso … o livro e muito contraditorio.
    Mas o k fazer como mae quando aquele que deveria amar os seus filhos mais que tudo prefere o filho de outra pessoa aos seus proprios? essa traicao nao sei se eu seria capaz de perdoar… o que justifica essa atitude? trair a mulher e uma coisa mas os filhos??? casais se divorciam todos os dias familias sao desfeitas mas preferir filhos de outra pessoas aos seus prorios? pelo amor de Deus doeu muito… por isso gostaria sim de ver como este casal consegue superar isto. foi tanta traicao insatisfacao que o final deixou muito a desejar sera que a tess voltou a trabalhar?…
    em fim a verdade e que manter um casamento nao e facil quem e casado sabe disso e o papel dos esposos e estar do lado do outro quando mais precisa e nao abandonar o barco quando as coisas estao dificeis a procura de um lugar aparentemente feliz para se enfiar. Se nao estava feliz com a tess deveia ser homem o suficiente para ir embora ao invez de trair… mas ai esta o Nick nao e homem o suficiente… e um covarde que no fim nao foi leal nem a tess nem a valery… existem muitos maridos como o Nick por ai e muitas mulheres como a valery… ser formada e indepente nao te faz menos destruidora de lares… o certo seria a valery mandar o Nick se resolver antes de embarcar numa relacao com ele.
    A tess surpreendeu muito no final… ela nao colocou o orgulho nem os interesses dela afrente de tudo e sim os filhos e a capacidade de tentar perdoar… por isso ela merece uma continuacao onde o idiota do Nick sofre bastante para reconquistar a confianca e o amor dela.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s