Tipo Destino – Susane Colasanti

tipo-destino
Lani é uma adolescente que se importa com o meio-ambiente e nunca deixa de ler o horóscopo. Ela acredita em destino e está sempre em busca de sinais que possam mostrar qual caminho deve seguir. Muito ligada aos melhores amigos, Erin, a quem se sente eternamente ligada por conta de um acidente misterioso, e Blake, de quem guarda um grande segredo, Lani nunca teve problemas em manter e demonstrar sua lealdade. Mas tudo pode mudar quando ela se apaixona por Jason, namorado de Erin, e é correspondida. E, então, todos os sinais que o destino enviar podem ajudar Lani a descobrir qual deve ser o próximo passo.
tipodestino
O enredo de Tipo Destino é baseado em traições, dilemas e segredos e, por isso, promete uma boa história. Mas a execução de Susane Colasanti não corresponde à expectativa que a sinopse causa. A autora tenta criar personagens profundas, com bagagem e tramas paralelas, mas não o faz com perfeição.
As obras de Susane costumam ser comparadas às de Stephanie Perkins, de Anna e o Beijo Francês (2010), e a associação tem fundamento. Em Tipo Destino, Colasanti procura criar uma relação intensa, com tensão constante, entre Jason e Lani, mas a tentativa não é 100% bem-sucedida. Já Perkins é capaz de trazer ao leitor uma conexão quase mágica entre Anna e St. Clair, que permeia todo o livro e culmina em um desfecho incrível.
Como o título já denuncia, o destino tem papel de destaque na história de Colasanti. Mas, em alguns momentos, Lani força a barra e trata o assunto como se tudo na vida já estivesse traçado e como se qualquer detalhe fosse digno de ser considerado um sinal. E, infelizmente, o desfecho confirma que, para Lani, o destino pode, sim, resolver tudo. Tipo Destino é uma leitura fluida e agradável, no entanto, os dilemas, que tinham tudo para manter o leitor interessado até a última página, são reduzidos a resoluções simples e rápidas demais. A sinopse promete e o livro não cumpre.
Título original: Something Like Fate
Editora: Novo Conceito 
Autor: 
Susane Colasanti
Ano: 2010
Páginas: 288
Tempo de leitura: 3 dias
Avaliação: 2 estrelas
Anúncios

7 thoughts on “Tipo Destino – Susane Colasanti

  1. Acredito que a própria autora tenha abusado demais do destino nessa. Por mais fofinho e mágico que tudo tenha tentado ser, no final das contas só teve uma personagem que foi escrita de forma realista, e não era uma das protagonistas. A premissa é de fato muito boa, o que é mesmo uma pena, mas o problema não seria criar um relacionamento entre duas pessoas com base em coincidências, desde que estas fossem convincentes e criativas. Tudo acontece muito rápido e este é um caso raro em que nem a antagonista cativou, e cuja protagonista só ficava levemente interessante quando interagia com o melhor amigo, ou seja, quando a rival e o mocinho estavam por perto, a história caia mais um pouco. E um aprofundamento da interação dela com o best friend nem seria um problema (provavelmente a melhor parte do livro envolve os dois), mas o foco é justamente o trio da capa e no fim você só fica feliz por alguém de fora desse triângulo.

    1. Concordo com você em tudo, Pri. O que mais me decepcionou no livro foi o fato de ter criado tantas expectativas, que acabaram se revelando completamente equivocadas. Acho que o melhor momento do livro é quando eles contam a verdade a Erin e aí você pensa “agora vai”. Mas essa parte acaba sendo até “ruim” para a história porque aumenta a expectativa e, consequentemente, a decepção. E já que você já leu Tipo Destino, aconselho que leia Anna e o Beijo Francês, que acerta muito em todos os pontos em que este erra :)

      1. Pois é, na verdade ela teve várias chances de “consertar” algumas coisas, mas no fundo ela só ia piorando! Provavelmente as expectativas que criei foram diferentes das suas, mas eu também acabei interessada pela sinopse e tudo mais, e no fim só fui me frustrando.
        E vou aceitar o seu conselho sim! E aí depois te conto :D

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s