Resenha de Quem é você, Alasca? – John Green

quem_e_voce_alasca

Miles Halter é um adolescente viciado em últimas palavras célebres que, cansado de sua vida sem amigos na Flórida, decide estudar no internato de Culver Creek, no Alabama, e partir em busca do seu “Grande Talvez”. Por lá, ele finalmente faz seu primeiro amigo, o Coronel, e conhece Alasca, uma garota problemática, divertida, linda e misteriosa. Assim que a vê, Gordo (como Miles passa a ser chamado em Culver Creek) se apaixona, mas, além de ter namorado, Alasca é um enigma difícil, ou até impossível, de ser desvendado, assim como a “saída do labirinto”.

Romance de estreia de John GreenQuem é você, Alasca? aborda questões delicadas, como a culpa e a morte, de forma sensível, porém temperada com doses certeiras do senso de humor aguçado, que é uma das principais características do autor. Até certa parte do livro, que é dividido entre misteriosos antes e depois, é difícil saber o que esperar da história. Mas, aos poucos, ela se desenrola e é quando a verdadeira busca pelo Grande Talvez e pela saída do labirinto se inicia.

Quem é você, Alasca? poderia ser um livro regado a paixões, problemas e aventuras adolescentes. E, por um lado, é. Mas, por outro, é muito mais. Também é sobre angústia, dor, solidão e tristeza, em todas as variações destas palavras e sentimentos. É sobre a busca por respostas que, talvez, nunca encontraremos. Sobre perdões que precisamos conceder e receber, sobre o existir e o deixar de existir. É também sobre o amor e o quanto ele pode nos fazer ser egoísta, ainda que da forma mais altruísta possível. É sobre perder um pedaço de si, mas ganhar um “talvez” maior pelo qual buscar.

Título original: Looking for Alaska
Editora: Martins Fontes
Autor: John Green
Publicação original: 2005

21 comments

  1. […] Quem é você, Alasca? Sinopse: Miles Halter é um adolescente viciado em últimas palavras célebres que, cansado de sua vida sem amigos na Flórida, decide estudar no internato de Culver Creek, no Alabama, e partir em busca do seu “Grande Talvez”. Por lá, ele finalmente faz seu primeiro amigo, o Coronel, e conhece Alasca, uma garota problemática, divertida, linda e misteriosa. Assim que a vê, Gordo (como Miles passa a ser chamado em Culver Creek) se apaixona, mas, além de ter namorado, Alasca é um enigma difícil, ou até impossível, de ser desvendado, assim como a “saída do labirinto”. […]

  2. […] Quem é você, Alasca?, John Green Tá aí um livro que eu morro de medo de reler: Quem é você, Alasca? Li o primeiro livro de John Green em 2013, na mesma época complicada que li As Vantagens de Ser Invisível e a leitura também mexeu demais comigo! E como minha opinião sobre o autor mudou um pouco desde então, tenho receio de revisitar a história (que é uma das minhas favoritas da vida!) e descobrir que não era tudo isso… […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s