Resenha de Extraordinário – R. J. Palacio

extraordinario

August Pullman, ou simplesmente Auggie, é um menino de 10 anos, irmão de Via e dono de uma cadela chamada Daisy. Auggie teria tudo para ser um garoto comum, se não sofresse de uma síndrome genética, cuja principal sequela é a deformidade facial. Por conta da condição, Auggie passou por diversas cirurgias e algumas complicações de saúde, que o impediram de frequentar a escola e ser um menino como outro qualquer. No entanto, os pais de Auggie acreditam que chegou a hora do garoto ir à escola e, enfim, conhecer um pouco mais do mundo real.

>> Encontre o melhor preço de Extraordinário

O ponto central de Extraordinário é a ida de Auggie à escola, no entanto, a obra de R. J. Palacio mostra também o impacto da novidade na vida de quem está ao seu redor. Primeiro, Auggie conta um pouco como é ser ele mesmo e ter de conviver com a síndrome e o preconceito das pessoas. Em seguida, outros cinco personagens –  Via, Jack e Summer (amigos de Auggie), Justin (namorado de Via) e Miranda (amiga de Via) – falam sobre Auggie, as primeiras impressões que tiveram dele e como encaram o problema do garoto. O livro é dividido em partes (por narrador) e os capítulos não costumam ter mais do que três páginas, o que torna a leitura bastante fluida e leve.

Sensível e sinceroExtraordinário nos faz pensar em como nós realmente tratamos pessoas especiais. Na maioria dos casos, podemos até acreditar que não temos preconceitos – e até podemos não ter -, mas, às vezes, na própria tentativa de agir de uma forma normal diante de algo que não nos é comum, acabamos gerando um ambiente desconfortável. Porque o  sentimento certo não é dó e, sim, a compaixão e o respeito que teríamos por qualquer pessoa “normal”.

Como não poderia ser diferente, Extraordinário aborda temas como bullying e discriminação, mas não cai em lugar-comum por tratar o assunto com sinceridade e sem censuras – principalmente por parte de Via e do próprio Auggie. Com a obra de R. J. Palacio, confirmamos que, no mundo real, as pessoas podem ser muito mais cruéis do que imaginamos. Mas descobrimos que, no mundo ideal, nem tudo precisa ser perfeito para ser um pouco extraordinário, só depende do ponto de vista e de como encaramos os problemas que a vida nos impõe.

Título original: Wonder
Editora: Intrínseca
Autor: R. J. Palacio
Ano: 2012
Páginas: 320
Tempo de leitura: 5 dias
Avaliação: 3 estrelas

Anúncios

5 pensamentos sobre “Resenha de Extraordinário – R. J. Palacio

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s